Siga o OTD

Taekwondo

Paulistano de Taekwondo reúne cerca de 600 atletas em São Paulo

Paulistano de Taekwondo reúne cerca de 600 atletas em São Paulo
Kiko Ross/Diniz

Terceira etapa do Campeonato Paulistano de Taekwondo – 2017 foi concluída neste domingo (17).

A terceira etapa do Campeonato Paulistano de Taekwondo – 2017 foi concluída neste domingo (17), no ginásio 05 do Clube Esportivo Tietê, na zona norte da cidade de São Paulo (SP). As disputas ocorreram no Kyourugui (Lutas) e no Poomse (Formas), nos naipes masculino e feminino, em diversas categorias, reunindo cerca de 600 atletas, representando várias cidades – incluindo diversos projetos sociais.

“O objetivo deste campeonato é o trabalho de base, ou seja, focar a formação, estimulando o surgimento de novos atletas, por isso é que tivemos muita gente nova participando, em especial, meninos e meninas de vários projetos sociais, o que nos deixa muito satisfeitos. É muito importante esse tipo de enfoque formativo; como exemplo, posso citar o medalhista olímpico Maicon de Andrade, que foi descoberto em uma competição similar a essa”, relatou o Grão Mestre Yeo Jin Kim, responsável técnico pela competição.

A atleta Talita Feitosa, da Academia Central Team, de Ribeirão Pires (SP), falou sobre a participação no campeonato. “Eu competi no Poomse (formas), iniciando a minha apresentação um pouco nervosa, mas aos poucos fui acalmando e as coisas saíram bem, de acordo com o planejado. Gosto muito de esporte e Taekwondo é muito importante para mim, pois pode se tornar uma futura profissão e me dar à chance de estar em uma Olimpíada”, relatou a jovem, que pratica a modalidade há dois anos.

“O Taekwondo apareceu na minha vida através de um projeto social, eu fazia Capoeira e me convidaram, logo peguei gosto e fui crescendo; hoje, por exemplo, vivo da modalidade, pois sou professora e atleta. E, tenho o sonho de chegar aos Jogos Olímpicos, sei que não é uma coisa fácil, mas vou seguir trabalhando arduamente. Esta competição transcorreu de acordo com o previsto, sem atrasos e caminhando muito bem, com boas apresentações e excelentes combates”, acrescentou Lígia Maria, atleta e técnica da Academia Butantã.

A abertura desta terceira etapa aconteceu no sábado (16), na Associação Brasileira dos Coreanos, também na capital paulista. Já as duas etapas anteriores do Campeonato Paulistano de Taekwondo – 2017 foram realizadas na capital paulista, nas dependências do Clube Esportivo Tietê.

Mais em Taekwondo