Siga o OTD

Taekwondo

World Taekwondo anuncia adiamento do Mundial

Prevista para maio de 2021, a competição ainda não tem uma nova data definida, mas deve ser realizada entre outubro e dezembro do mesmo ano

A proposta é que o Mundial seja disputado entre outubro e dezembro de 2021 (World Taekwondo/Divulgação)

Entidade responsável por organizar as competições e eventos em cada uma das categorias, a World Taekwondo anunciou nesta terça-feira (31) o adiamento do Campeonato Mundial da modalidade, que seria realizado em Wuxi, na China. Anteriormente previsto para maio de 2021, o torneio ainda não tem uma nova data definida.

A intenção dos dirigentes é que o campeonato seja disputado entre outubro e dezembro do mesmo ano. O que motivou a mudança de calendário foi a alteração dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para o ano seguinte devido à pandemia de coronavírus que afeta o mundo.

+ Marcelo Fuzita segue firme após quedas dentro e fora do tatame

“O World Taekwondo acolhe com satisfação o anúncio das novas datas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e reitera seu total apoio à decisão de adiar os Jogos para o próximo ano, no interesse da saúde de todos os envolvidos. O anúncio fornece aos atletas a certeza que precisam para planejar seus treinamentos e lhes dá inspiração durante esses tempos difíceis”, disse Chungwon Choue, presidente da entidade.

O mandatário ainda reforçou que seguirá trabalhando em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Paralímpico Internacional (IPC). “O World Taekwondo continuará a trabalhar em estreita colaboração com o COI, o IPC e o Tóquio 2020 e não tem dúvida de que irão realizar Jogos Olímpicos e Paralímpicos que mostrarão solidariedade e o melhor da humanidade”, complementou o presidente.

Calendário de 2020

Segundo a instituição máxima da modalidade, não existirá mudanças em relação às vagas olímpicas e paraolímpicas que foram garantidas por meio do ranking dos atletas e dos torneios continentais de qualificação na África, Oceania e Pan América.

Além disso, a World Taekwondo divulgou que permanece monitorando a pandemia de coronavírus de perto e que pretende sediar os demais torneios de qualificação da Ásia e Europa ainda em 2020.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Até o momento, a entidade adiou ou cancelou todos os eventos marcados até o final de maio. Já os campeonatos marcados para maio seguem em observação.

A princípio, o Campeonato Mundial Júnior, em Sofia, na Bulgária, marcado de 14 a 18 de outubro, e a Assembléia Geral que o acompanha, e as Finais do Grand Prix Mundial e Gala Awards, em Cancún, no México, de 28 a 29 de novembro, continuam programados no calendário.

Mais em Taekwondo