Siga o OTD

Taekwondo

Grand Prix Final reúne os melhores do Taekwondo na Rússia

Competição em Moscou vale pontos para o ranking olímpico e pode garantir vagas em Tóquio para os atletas brasileiros

Seleção Brasileira Taekwondo - Foto: Divulgação/ CBTKD
Foto: Divulgação/ CBTKD

O Grand Prix Final de Taekwondo reunirá os melhores atletas da modalidade, em Moscou, na última competição que vale pontos para o Ranking Olímpico da Federação Internacional de Taekwondo – WT. Serão 128 taekwondistas, de 42 países, buscando os melhores resultados, entre os dias 6 e 7 de dezembro. O Time brasileiro chega forte e com chances de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, pelo ranking olímpico.

Isto porque, os cinco primeiros colocados do ranking, ao final da temporada 2019, tem vaga garantida na Olimpíada. Mais uma vaga é destinada ao vencedor do Grand Slam Champions Series da WT, porém, se o atleta estiver dentro dois critérios, o ranking cederá vaga ao sexto colocado.

Maicon Andrade (8º colocado na categoria +80kg), Ícaro Miguel (9º colocado -80kg) e Edival Pontes (10º colocado na categoria -68kg) seguem com mais chances matemáticas de classificação pelo ranking Olímpico e para isto buscam estar nos pódios do evento da Rússia. Paulo Ricardo Melo (14º colocado na categoria – 58kg), Talisca Reis (12ª colocada na categoria -49kg) e Milena Titoneli (13ª colocada na categoria -67kg) completam a equipe e também buscam os importantes pontos, assim como brigarão pelas vagas Olímpicas no evento qualificatório das Américas.

“Sabemos das dificuldades e do nível do evento, mas o Brasil chega forte. O campeonato define os primeiros classificados pelo ranking e todos os atletas masculinos do Brasil podem se classificar, se tiverem um ótimo resultado aqui. Nossos atletas irão enfrentar os adversários que são “número 1” no mundo, mas estamos trabalhando e estudando para que possamos representar o País da melhor forma possível, como em todas as competições. A cbtkd e os técnicos estão se empenhando ao máximo para conquistar as classificações para o País”, comentou o treinador da equipe brasileira, Clayton dos Santos.

Diego Ribeiro também analisou o torneio como um dos mais disputados da temporada, mas segue confiante no desempenho da equipe, destacando a possibilidade de uma nova marca histórica do Taekwondo brasileiro no evento internacional.

“Temos boas chances de medalhas e vamos buscar. Os atletas estão bem preparados, dentro dos pesos e com foco total nesse evento. Essa temporada foi a melhor da história do Taekwondo brasileiro e temos grandes chances de alcançar nosso melhor resultado em Grand Prix Final. A competição é difícil, porque define a vaga Olímpica para alguns países, todos vão buscar o máximo de desempenho e nós também. A expectativa é boa”, comentou o treinador da seleção Diego Ribeiro.

Assim como aconteceu no evento teste dos Jogos Olímpicos, no GP Final será utilizado o novo modelo de uniforme do Taekwondo, que segue em fase de teste, e terá definição de obrigatoriedade nos Jogos de Tóquio ainda no evento russo.

Nesta quinta-feira, após a pesagem obrigatória, serão sorteadas e divulgadas as chaves das oito categorias (Fem. -49kg; – 57kg; – 67kg; + 67kg / Masc. -58kg; -68kg; -80kg; +80kg).

Todos os atletas entram em combates na sexta-feira (6), no primeiro dia de evento, que segue com as disputas até as semifinais. As decisões de medalhas serão realizadas no sábado (7).

Mais em Taekwondo