Siga o OTD

Taekwondo

Maicon Andrade é campeão do GP de Sofia, na Bulgária

Com cinco vitórias, Maicon Andrade conquista o ouro no Grand Prix de Sofia, na Bulgária. Essa é a primeira medalha dourada do Brasil na competição.

Maicon Andrade é campeão do GP de Sofia de taekwondo, na Bulgária
Reprodução/Instagram

Finalmente saiu a primeira medalha dourada do taekwondo brasileiro em Grand Prix Mundial. Neste sábado (19) Maicon Andrade, da categoria acima de 80kg, foi o grande campeão do GP de Sofia, na Bulgária.

O taekwondo do Brasil já tinha conquistado oito medalhas no GPs ao redor do mundo mas nunca uma de ouro. Maicon Andrade fez um campeonato exemplar na Bulgária.

Ver essa foto no Instagram

Campeão do Grand Prix de Sofia (Bulgária) Sai do Brasil a 3 semanas atrás , em busca de fazer a rodada de campeonatos mais vitoriosa possível , e creio que fiquei perto disso , muito perto Hj após 5 lutas , contra adversários duros ( medalhistas olímpicos , medalhistas mundiais e campeões de GP) saio vitorioso, em planas condições ! O plano era agora estar indo pra China , pros Jogos Mundiais Militares , mas com a recusa de me deixarem participar do GP , me vi obrigado a abrir mão da minha carreira como atleta militar , e foquei no que me restava ! Escolhas são escolhas, e eu optei pela que minha equipe e eu escolhemos ! Não pude ter meu técnico comigo aqui na Bulgária , devido a um problema na passagem dele dos Estados Unidos pra cá !! Mas conseguimos nos manter em contato o dia todo e nossa estratégias darão certo , isso com a grande ajuda do Diego Ribeiro que entrou comigo hj ! Obrigado a todos que torcem por mim , obrigado de coração ! Primeiro Brasileiro Campeão do GP , a história se faz novamente Sucesso a todos os Brasileiros que entrem em quadra amanhã ! Brasiiiiillllllllll!!!!! @petrobras @bettafit_peixinho @rafa_t_valerio @andre.bilia @bolsaatleta_iesb2019 @timebrasil #deusacimadetudoedetodos #familiaAndrade #toquio2020 Eu sou Negro com orgulho e fui campeão dentro da casa desse racistas da Bulgária agora tem que engolir o pretinho lindo aqui 100 Black Obrigado senhor por me abençoe 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Uma publicação compartilhada por Maicon Andrade (@maiconandradetkd) em

Em 2019 o Brasil tinha conquistado a medalha de bronze, com Gabriele Siqueira, na etapa de Roma. Com mais a medalha de ouro de Maicon Andreade, o Brasil já conquistou nove medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e cinco de bronze.

Histórico do Brasil em Grand Prixs de taekwondo:
Ouro
Maicon Andrade – 2019 – Sofia
Prata
Talisca Reis – 2018 – GP Roma
Guilherme Dias Alves – 2014 – GP Suzhou
Guilherme Felix – 2013 – GP Manchester
Bronze
Gabriele Siqueira – 2019 – Roma
Edival Pontes – 2018 – GP Taiwan
Edival Pontes – 2018 – GP Moscou
Maicon Andrade – 2018 – GP Roma
Iris Tang Sing – 2017 – GP Londres

Sem falar que o GP de Sofia, na Bulgária, além da glória de ser campeão, valia 40 pontos no Ranking Mundial e Ranking Olímpico.

Os cinco primeiros colocados no Ranking Olímpico, no final do ano de 2019, garantem vaga direta aos Jogos de Tóquio. Mais uma vaga ainda é confirmada em 2019, ao vencedor do circuito Grand Slam, realizado uma vez por ano, durante todo ciclo Olímpico.

Em 2020 as vagas restantes serão disputadas nos torneios qualificatórios continentais. O das Américas será na Costa Rica, entre nos dias 10 e 11 de março.

Mais em Taekwondo