Siga o OTD

Taekwondo

Brasileiros buscam conquistas importantes no GP da Bulgária

Ícaro Miguel, Talisca Reis e Maicon Andrade representam o taekwondo brasileiro no Grand Prix da Bulgária, que será realizado em Sofia.

Taekwondo busca conquistas importantes no GP da Bulgária
Alexandre Loureiro/COB

A etapa de Sofia do Grand Prix Mundial de Taekwondo é mais um passo importante para os brasileiros que almejam a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Ícaro Miguel, Talisca Reis e Maicon Andrade já estão prontos para o GP da Bulgária e sábado iniciam os combates em suas categorias.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Venho de grandes eventos e trazendo bons resultados e tenho certeza que tenho condições de chegar e brigar entre os melhores, como já venho fazendo. Agora é trabalhar e correr atrás desse grande resultado”, comentou Ícaro Miguel.

Ícaro chega ao GP da Bulgária após conquistar o título do President’s Cup, em Las Vegas, para lutar entre os atletas com até 80 quilos. Entre os pesos pesados, acima de 80 quilos, o Brasil contará com Maicon Andrade. Entre as mulheres, Talisca Reis competirá na categoria até 49 quilos.

O torneio terá início nesta sexta-feira, mas as categorias do trio brasileiro entram em combate somente no sábado. O Brasil contará com outros representantes, inscritos de forma individual.

Além do título do torneio, no Grand Prix de Sofia estão em jogo 40 pontos no Ranking Mundial e Ranking Olímpico.

“O Taekwondo brasileiro está em uma temporada bastante produtiva, com os atletas participando de diversos torneios internacionais. Os que seguem trabalhando para alcançar a vaga Olímpica precisam aproveitar essas últimas competições, como o GP da Bulgária e o Grand Prix Final. Assim como no mundial militar ou nos torneios abertos que restam. São nas competições de nível A, em que estão os melhores do mundo, que eles têm a oportunidade de, com um bom resultado, se projetar nesta corrida”, analisou a coordenadora técnica da CBTKD, Natália Falavigna.

Os cinco primeiros colocados no Ranking Olímpico, no final do ano de 2019, garantem vaga direta aos Jogos de Tóquio. Mais uma vaga ainda é confirmada em 2019, ao vencedor do circuito Grand Slam, realizado uma vez por ano, durante todo ciclo Olímpico.

Em 2020 as vagas restantes serão disputadas nos torneios qualificatórios continentais. O das Américas será na Costa Rica, entre nos dias 10 e 11 de março.

“Estamos em um ano muito proveitoso e que ainda não acabou e para nós se encerrará somente último bloco de treinamento de campo, em que reuniremos os destaques nacionais, de diversas categorias, para que possamos analisar os resultados, as performances e a temporada como um todo”, finalizou Natália Falavigna.

Em 2019 o Brasil conquistou medalha de bronze, com Gabriele Siqueira, na etapa de Roma. Ao todo o País já conquistou oito medalhas, sendo três de prata e cinco de bronze.

Histórico do Brasil em Grand Prixs de taekwondo
Prata
Talisca Reis – 2018 – GP Roma
Guilherme Dias Alves – 2014 – GP Suzhou
Guilherme Felix – 2013 – GP Manchester
Bronze
Gabriele Siqueira – 2019 – Roma
Edival Pontes – 2018 – GP Taiwan
Edival Pontes – 2018 – GP Moscou
Maicon Andrade – 2018 – GP Roma
Iris Tang Sing – 2017 – GP Londres

Mais em Taekwondo