Siga o OTD

Taekwondo

Atleta da seleção, Eduardo Baretta compete em Santa Catarina

O atleta de taekwondo da seleção brasileira Eduardo Baretta participará da seletiva catarinense da Copa do Brasil.

Por seletiva nacional, Eduardo Baretta compete em Santa Catarina
Divulgação

Eduardo Baretta terá, neste domingo (13), mais uma etapa de preparação para a seletiva nacional aberta. O atleta de Navegantes, em Santa Catarina, participará da seletiva catarinense para a Copa do Brasil de taekwondo, que será realizada em Ibirama. Baretta, porém, lutará na categoria até 63 kg.

Titular da seleção brasileira até 58 kg, Baretta está em fase final de preparação visando permanecer no time nacional para 2020. Por isso, o taekwondista de Santa Catarina participará da seletiva catarinense para a Copa do Brasil neste fim de semana em uma divisão de peso acima da que habitualmente luta.

“Vou até 63 kg, pois meu objetivo é treinar para a seletiva nacional aberta, que será na próxima semana. É o momento dos últimos ajustes, aqueles detalhes que passam despercebidos nos treinos e também para me manter no ritmo de competição. Espero que faça boas lutas”, falou.

Ascensão meteórica

A ascensão meteórica da faixa branca à seleção brasileira não foi por acaso. Como a maioria dos atletas, o início foi difícil e até desanimador. Baretta, porém, não desistiu e colocou ainda mais dedicação para que conseguisse chegar aos seus objetivos dentro da modalidade que escolheu como profissão.

O esforço foi, aos poucos, dando resultado. Eduardo foi campeão brasileiro juvenil, bronze na Copa Brasil e subiu no ranking brasileiro até que, em 2017, teve a oportunidade de disputar uma vaga na seleção brasileira juvenil de taekwondo. Além de conquistar a vaga para representar o país, ele foi à Costa Rica para a disputa do Campeonato Pan-Americano Juvenil e garantiu a medalha de bronze, sua primeira em competições internacionais.

Eduardo Baretta é atleta da academia Ribas Taekwondo e conta com o apoio da Marroc, da academia RiseUP e da Secretaria Nacional de Esporte, através do Programa Bolsa Atleta.

Mais em Taekwondo