Siga o OTD

Taekwondo

Paraná conquista título geral de Campeão Brasileiro

Foto: CBTKD - Confederação Brasileira de Taekwondo

O Paraná sagrou-se campeão geral do Campeonato Brasileiro de Taekwondo Infantil, Cadete, Juvenil e Sub-21, disputado durante o fim de semana em Londrina. O evento contou com a participação de 550 atletas de todo o Brasil e valeu 20 pontos no Sistema Nacional de Ranking. Nos resultados gerais, o  Paraná foi seguido por Santa Catarina, na segunda posição, e  São Paulo, em terceiro lugar.

Para o atleta potiguar Paulo Ricardo, que se sagrou bicampeão Sub-21 na categoria  -54Kg, o “evento foi excelente e a organização foi muito boa”. “Para mim, foi uma competição bastante intensa, com muitos atletas novos na minha categoria, muitos talentos que subiram da categoria Juvenil. O nível do nosso Taekwondo está cada vez melhor”, explicou.

Com menos experiência em competições, mas um grande talento revelado, Hemilyn Butinge é a jovem atleta que conquistou o ouro na categoria Cadete -41Kg  e que comprova que os valores nacionais estão aparecendo cada vez mais cedo.  “Foi muito bom o campeonato. Eu fiz três lutas e não achei  nada fácil conquistar a medalha de ouro, mas consegui. Estou muito feliz por disputar no meu estado e ter alcançado o meu primeiro título nacional aqui. Foi muito bom e nunca vou esquecer.  Agora quero continuar no esporte e conquistar cada vez mais títulos”, concluiu a paranaense de Rio Bonito do Iguaçu, que disputou apenas duas competições estaduais até chegar ao Brasileiro, a sua primeira competição nacional, e conseguir o título de campeã.

Na opinião do presidente da Federação Paranaense de Taekwondo, Ricardo Zimmer, “o campeonato foi um sucesso”. “Trabalhamos bastante para que o evento fluísse bem e isso aconteceu. Começou e terminou nos horários previstos, não teve nenhum problema e o nível técnico foi muito bom. Trabalhamos bastante também da parte visual da competição. Gostamos muito do resultado. Apostamos também na agilização da premiação, que foi realizada  logo após cada categoria terminar. Na minha opinião, foi um ótimo evento e só tenho a agradecer a todos os que participaram, à organização e todos os parceiros, que nos ajudaram bastante”, declarou o presidente paranaense.

Confira os resultados individuais do evento.
Confira abaixo os resultados gerais :

RESULTADO PLACAR GERAL
1º  – PARANÁ
2º –  SANTA CATARINA
3º – SÃO PAULO

INFANTIL
1º  – SANTA CATARINA
2º –  SÃO PAULO
3º – PARANÁ

CADETE
1º  – PARANÁ
2º – SANTA CATARINA
3º – RIO GRANDE DO SUL

JUVENIL
1º – SÃO PAULO
2º   – SANTA CATARINA
3º – PARANÁ

SUB-21
1º  – PARANÁ
2º   –  RIO DE JANEIRO
3º – RORAIMA

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Taekwondo