Siga o OTD

Taekwondo

Brasileiros são eliminados nas oitavas de final do Mundial

Dois brasileiros estiveram em ação nesta sexta-feira pelo Mundial de taekwondo, que está sendo disputado em Muju, no Japão, mas nenhum deles conseguiu passar das oitavas-de-final. Milena Titoneli (-67kg) estreou com vitória sobre a húngara Rebeka Furedi por 12 a 8, mas caiu na luta seguinte, diante da chinesa Mengyu Zhang por 12 a 2. Já Edival Marques (-68kg) passou pelo vietnamita Ly Hong Phuc e pelo afegão Rohullah Nikpah, mas acabou eliminado pelo sul-coreano Lee Dae-Hoon, bicampeão mundial e medalha de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro, por 25 a 7.

Os algozes dos brasileiros avançaram até a semifinal e voltam a lutar nesta terça-feira a partir das 7h da manhã para brigar por medalhas. No masculino, Lee-Dae Hoon enfrenta o búlgaro Vladimir Dalakliev e, se vencer, disputa a final contra quem ganhar de Huang Yu-Jen, de Taipei, e Ahmed Abughaush, da Jordânia. No feminino, a chinesa Mengyu Zhang terá pela frente a americana Paige McPherson. A outra semifinal terá o confronto entre Kim Jan-Di, da Coreia do Sul, e Nur Tatar, da Turquia.

Nas disputas por medalhas desta segunda-feira, o russo Maksim Khamtcov levou o ouro ao derrotar na final Nikita Rafalovich, do Uzbesquistão, por 6 a 3, na categoria até 74kg. Kairat Sarymsakov, do Casaquistão, e Masoud Hajizavareh, do Irã, foram derrotados nas semifinais e ficaram com os bronzes. No feminino, Vanja Stankovic, da Sérvia, foi campeã da categoria até 49kg ao derrotar na final a tailandesa Panipak Wongpattanakit por 10 a 5. Kristina Tomic, da Croácia, e Yutao Wenren, da China, completaram o pódio.

O quadro de medalhas tem a Coreia do Sul na liderança com duas medalhas de ouro, seguida por Rússia e Sérvia com uma cada. O país com mais pódios até agora é a Tailândia, que tem uma medalha de prata e duas de bronze e está na quarta colocação geral.

O Mundial de Taekwondo será retomado a partir das 21h desta segunda-feira. O Brasil estará no tatame com Leonor Lima (-53kg), que estreia contra a malaia Jasmin Sukardi, Gabriele Siqueira (+73kg), que pega na primeira luta a turca Nafia Kus, e Cristiano Valeriano (-58kg), que terá pela frente David Mathambo, de Botsuana.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Taekwondo