Siga o OTD

Taekwondo

Com Maicon Andrade, Brasil conclui treinos para Mundial

Rafael Bello/COB

Desde o dia 17 até esta quarta-feira (24), os 16 atletas brasileiros de taekwondo que disputarão o Campeonato Mundial de Maju, na Coreia do Sul, no próximo mês, treinaram juntos nas instalações do Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Taekwondo foram os organizadores do training camp.

Durante mais de uma semana, na qual ficaram alojados e fizeram as refeições no próprio Cefan, a seleção brasileira teve oportunidade de aperfeiçoar os golpes, melhorar o condicionamento físico, ajustar a estratégia para o Mundial de Maju e criar o espírito de equipe.

Participaram do camping os 16 atletas da seleção que competirão em Muju, entre eles, Maicon Andrade, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Esse período de treinamento em conjunto foi muito importante. Isso faz com que a gente se una, se torne um time entrosado. Não defendemos mais a nossa equipe, somos uma seleção. Todos se cobram para treinar no limite e isso só faz bem. A energia que estamos passando aqui será a energia que vamos levar para o Mundial. Todo mundo alegre e feliz, todo mundo curtindo. Vamos chegar no Mundial como se fossemos uma família”, afirmou o atleta de 24 anos.

Maicon encara o Mundial de Muju como o primeiro passo para a classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. “O Mundial é fundamental porque rende muitos pontos no ranking mundial, que é classificatório para os Jogos Olímpicos. É importante chegar em 2020 já com a vaga adiantada para poder chegar mais descansado aos Jogos. O Mundial é o primeiro passo nessa jornada”, disse o mineiro, nascido em Justinópolis, que treina em São Caetano, São Paulo.

O Comitê Olímpico do Brasil está apoiando o processo de preparação da equipe brasileira para o Mundial de Maju junto à Confederação Brasileira de Taekwondo. O Objetivo do COB é garantir as melhores condições à delegação brasileira antes e durante a competição na Coreia. Ao COB cabe toda organização, planejamento, execução financeira, documentação pessoal, inscrições, pagamento de taxas, relacionamento com o comitê organizador, relacionamento com a Federação  Internacional, aclimatação na Ásia, entre outros.

O COB também trouxe Natalia Falavigna, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, para auxiliar no processo de preparação da equipe. Natália é a coordenadora técnica da ação e atuará no alinhamento entre o COB, atletas e treinadores. “Eu sou a pessoa que cuida da estrutura do atleta, de toda a logística para o atleta só se preocupar em treinar e competir. Fico com a parte de papelada, local de treinamento, entender tudo o que o atleta precisa. A minha função hoje é entender tudo o que eu precisei um dia e que posso antecipar para os atletas para que eles tenham o melhor rendimento”, disse Natália.

A seleção brasileira de taekwondo está bem renovada para o Mundial de Maju. Dos 16 integrantes, dez irão estrear em Mundiais agora em Muju. Entre eles, Edival Marques, medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 e integrante do projeto Vivência Olímpica Rio 2016. Apesar de já ter resultados internacionais, Edival comemorou o período de treinamento ao lado de ídolos, como Maicon e Natália. “Treinar com eles inspira a todos nós. Qualquer dúvida que eu tenho, procuro a Natalia e ela está sempre disposta a ajudar. Eu tinha apenas um ano de taekwondo, mas acompanhei a medalha em Pequim. Hoje é muito bom poder contar essa história pra ela”, disse Edival, elogiando o período de treinamento no Rio. “Adorei esse período de treinamento em conjunto, que é uma coisa que não acontecia muito. Nós chegávamos em uma competição sem conhecer direito o restante da equipe. Trabalhar em equipe e se unir como um time, ajudará a conquistar os nossos objetivos”, disse o medalhista da Juventude. “O que eu fiz no juvenil eu quero trazer para o adulto. Para isso tenho que começar o ciclo com tudo pra chegar na Olimpíada e repetir o que consegui fazer nos Jogos da Juventude.”

Nesta quarta-feira (24), os atletas encerraram o período de treinamento em conjunto e voltam para suas cidades. O grupo todo se reunirá novamente no dia 11 de junho, quando embarca para Tóquio, local da aclimatação para o Mundial de Muju, que será realizado entre 22 a 30 de junho.

A seleção brasileira de taekwondo é composta pelos seguintes atletas:

Feminino: Camila Bezerra (-46kg), Talisca Reis (-49kg), Leonor Dias (-53Kg), Rafaela Araujo (-57Kg), Julia Vasconcelos (-62Kg), Milena Titonelli (-67Kg), Raphaella Galacho (-73Kg) e Gabrielle Siqueira (+73Kg).

Masculino: Adriano Alves (-54Kg), Cristiano Valeriano (-58Kg), Davilani Cruz (-63Kg), Edival Marques (-68Kg), Nickollas Ribeiro (-74Kg), João Pedro Chaves (-80Kg), Icaro Soares (-87Kg) e Maicon Siqueira (+87Kg).

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Taekwondo