Siga o OTD

Taekwondo

Talisca e Netinho sobem no ranking às vésperas do Mundial

Os brasileiros chegam em Manchester com promessas de resultados históricos.

Arquivo Pessoal

Está chegando um dos eventos mais importantes da temporada internacional do Taekwondo, o campeonato Mundial que será realizado entre 15 e 19 de maio, em Manchester-Inglaterra. A competição soma 120 pontos no ranking e é de suma importância para a classificação olímpica.

A equipe brasileira que disputará o Mundial, conta com 16 atletas, dentre os destaques estão Edival Marques Pontes “Netinho” (-68kg) e Talisca Reis (-49 kg). Os dois atletas vem conquistando resultados expressivos durante o último ano, foram medalhistas em Grand Prix e continuam subindo no ranking.

Há poucos dias do Campeonato Mundial a Federação Internacional atualizou o ranking e ambos os brasileiros subiram nas colocações. Netinho aparece em 8º e Talisca em 9º lugar, em suas respectivas categorias. Talisca vai disputar o seu quarto mundial, disputou as três últimas edições (2013, 2015 e 2017) e revela que chega na quarta edição, muita mais preparada e confiante para representar o Brasil da melhor forma possível.

“Esse vai ser o meu quarto mundial e acredito que o que eu estou mais bem preparada, tanto fisicamente, como psicologicamente. Adquiri muita experiência nesses últimos anos e acredito que um bom resultado também virá com isso. Sobre a nova colocação, com certeza é algo que me uma motivação maior sim, por estar subindo pouco a pouco no ranking e cada vez mais próximo da classificação para os Jogos Olímpicos, Vou dar o meu melhor, entregar o meu máximo e ir atrás de um pódio para o Brasil”.

Netinho Marques chega como promessa para o Mundial. Ele que já tem na carreira um ouro olímpico e mundial da juventude, ambos conquistados em 2014. O brasileiro vai para o seu segundo mundial adulto o primeiro foi em 2017, quando chegou até as oitavas e perdeu para o campeão.

Do último mundial para o deste ano, Netinho obteve muitas experiências e conquistas importantes. Ele acredita que chega mais preparado para a disputa do Campeonato Mundial 2019.

“Estou muito confiante, muito bem preparado fisicamente e psicologicamente até pelo fato de ser o meu segundo mundial. Minha preparação foi muito boa, tivemos um camping de 10 dias com toda a seleção brasileira e muito treino também na Proteam, em Rio Claro-Sp, onde treino. Saiu o novo ranking mundial e fiquei muito feliz de conseguir subir algumas posições, com certeza é uma motivação extra, até mesmo por causa dos pontos que preciso para classificar para os Jogos Olímpicos, então quanto mais perto do ouro ou até mesmo o ouro vai ser importantíssimo pro ranking e para minha classificação”.

A equipe brasileira embarca nesta sexta-feira, 10 de maio, para o Campeonato Mundial de Manchester, onde lutarão em busca de resultados históricos para o país. A disputa tem início no dia 15 e até lá os brasileiros estarão em adaptação.

Os brasileiros disputam a competição mais importante do ano, com o apoio da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e da Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Mais em Taekwondo