Siga o OTD

Taekwondo

Débora concorre ao título de Atleta do Mês das Américas

Em eleição organizada pelo Comitê Paralímpico das Américas, Débora Menezes, campeã Mundial de taekwondo, concorre a título de “Atleta do Mês”

CPB

A lutadora Débora Menezes concorre a “Atleta do Mês” de fevereiro em eleição organizada pelo Comitê Paralímpico das Américas (APC, em inglês). A atleta do taekwondo conquistou o inédito título de campeã Mundial da modalidade, no início de fevereiro, em Antalya, na Turquia.

A atleta paulistana é a primeira representante do Brasil na temporada 2019 na votação do APC, promovida mensalmente pela entidade, com os competidores do continente que mais se destacaram em cada mês.

Débora tem má formação congênita no braço direito e começou no taekwondo em 2013, por meio da faculdade em que estudava, e luta na classe K44 (amputados de membro superior). A modalidade é estreante no programa dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Débora já tem vaga garantida no Parapan de Lima.

Juntam-se a Débora nesta eleição os atletas do esqui-nórdico Collin Cameron (CAN) e Oksana Masters (EUA), e Rebeca Valenzuela Alvarez (MEX), do atletismo.

A votação está disponível no site do Comitê Paralímpico das Américas até segunda-feira (18).

Confira o perfil dos indicados:

Collin Cameron, Canadá, esqui-nórdico
Medalhista de ouro, pela primeira vez, no Campeonato Mundial em Prince George, Canadá, no sprint masculino cross-country, e faturou a prata no revezamento misto e distância média biathlon.

Débora Menezes, Brasil, Taekwondo
Primeira atleta do Brasil a sagrar-se campeã mundial após vencer Guljonoy Naimova, do Uzbequistão, por 7 a 3, na Turquia.

Oksana Masters, Estados Unidos, Esqui-nórdico
Ganhou cinco títulos mundiais e seis medalhas no Campeonato Mundial em Prince George, Canadá, sua primeira grande competição desde que passou por duas cirurgias no cotovelo.

Rebeca Valenzuela Alvarez, México
Estabeleceu novo recorde das Américas no arremsso de peso F12, com a marca de 13m15, na etapa etapa de Dubai do Grand Prix de atletismo. Rebeca já detinha o recorde (13m05), estabelecido nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

As indicações são compiladas a partir de submissões dos Comitês Paralímpicos Nacionais (NPCs) de todo o continente.

Vencedores do “Atleta do Mês” 2019
Janeiro: Johanna Sossa and Johana Martinez, Tênis de mesa, Colômbia

Mais em Taekwondo