Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Débora Menezes conquista a medalha de ouro no Mundial

Na Turquia, brasileira Débora Menezes faz história e garante o primeiro título mundial do país no parataekwondo

CPB/Divulgação

Nesta quarta-feira (06), a paulista Débora Menezes fez história e conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Parataekwondo, que acontece em Antalya, na Turquia. Esta é a primeira vez em que o Brasil conquista o título da modalidade.  A competição teve duração de dois dias e os paratletas brasileiros faturaram uma medalha em cada um. Na última terça-feira (05), Cristhiane Neves ganhou o bronze pela categoria até 58kg. Este é o último Mundial antes de a modalidade fazer sua estreia nos Jogos Paralímpicos na edição de Tóquio, em 2020.

Com o resultado de 7 a 3, Débora Menezes, da categoria acima de 58kg, se tornou campeã mundial ao superar a atleta do Uzbequistão Guljonoy naimova, quarta colocada no ranking mundial. O terceiro lugar ficou com a japonesa Shoko Ota e a francesa Laura Schiel.

Nas oitavas de final, Débora venceu Palesha Goverdhan, do Nepal, por 15 a 13. Em seguida, nas quartas de final, ela derrotou a marroquina Rajae Akermach, segunda colocada no ranking, por 5 a 3 e avançou para as semifinais. Nesta etapa, sua adversária foi a francesa Laura Schiel, terceira no ranking, vencendo a disputa por 16 a 5.

https://www.instagram.com/p/Bti_qXngfmd/?utm_source=ig_web_copy_link

A paulista é da classe K44, para deficiência em pelo menos um membro superior. Débora Menezes, 28 anos, nasceu com uma má formação abaixo do cotovelo direito. A atleta competiu no lançamento de dardo até 2013, quando começou a praticar artes marciais. Em 2015, recebeu o convite para dedicar-se em alto rendimento ao taekwondo.

O Brasil foi representado por seis atletas no Mundial de Parataekwondo: Alexandre dos Santos, Bruno Motta, Cristhiane Neves, Débora Menezes, Fabrício Marques, Nathan Torquato. O parataekwondo está no programa dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que serão disputados de 23 de agosto a 1º de setembro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia