Siga o OTD

Taekwondo

Clayton dos Santos é eleito o melhor técnico do Grand Slam

A votação foi feita por voto popular pela internet, e Clayton dos Santos teve quase 15 mil votos

Divulgação/World Taekwondo

A participação brasileira no Grand Slam de Taekwondo, em Wuxi, na China encerrou-se na última quinta-feira (14), com Ícaro Miguel perdendo nas quartas de final para o sul-coreano Hwan Namgoong pela categoria até 80kg. Contudo, o evento também serviu para premiar os destaques da modalidade, e o técnico Clayton dos Santos foi eleito como o melhor técnico.

A votação foi feita por voto popular pela internet, e Clayton dos Santos teve quase 15 mil votos. Além dele, o técnico Oleg Nam, da equipe ucraniana, também foi celebrado com o prêmio.

“Encerramos aqui nossa participação no Grand Slam na China com um aprendizado gigantesco.
Campeonato que contou com os melhores atletas e técnicos do mundo. Nenhuma palavra é suficiente para agradecer as mais de 14.000 curtidas que ganhei e que me trouxeram o título de melhor técnico pela votação popular”, escreveu Clayton dos Santos em sua rede social.

“Quero agradecer à todas as pessoas que fizeram campanhas por todo País e até mesmo de fora e, sinceramente ainda não estou acreditando, é um momento muito feliz que realizo pela segunda vez neste ano. Deus me abençoou e ganhei como melhor técnico no Pan-Americano Open e agora no Grand Slam. Quem me conhece sabe o quanto amo e me entrego por este esporte com a intenção de ver as pessoas felizes por alguma conquista para o nosso Brasil.”

O técnico é faz parte da Equipe de Taekwondo de São Caetano do Sul e da seleção brasileira. Durante o Grand Slam, ele esteve acompanhando quatro atletas: Ícaro Miguel, Milena Titoneli, Rafaela Araújo e Raphaella Galacho.

Participam do Grand Slam os 16 melhores da temporada em cada categoria. Além disso, o formato da competição é diferente. A disputa é feita em melhor de três rounds. Para vencer a luta, o atleta tem que ganhar dois rounds.

Talisca e Netinho ficaram de torneio por falta de apoio financeiro. Atletas foram convidados a disputar Grand Slam na China, mas recusaram participação por falta de condições financeiras

Milena Titoneli foi derrotada por 2 a 0 pela americana Paige McPherson, atual campeão pan-americana, na categoria até 67kg. Já Raphaella Galacho, recuperada de uma lesão no joelho, perdeu para Chen Li, que recentemente conquistou o título mundial militar, por 2 a 1 na categoria acima de 67kg. E, por fim, Rafaela Araújo, na categoria até 57kg, perdeu para a turca Hatice Kubra Ilgun por 2 a 0.

“Agora voltar pra casa e continuar trabalhando, obrigado a todos os atletas pela confiança, a minha família na qual fico muito tempo afastado para poder honrá-los através do meus esforços, aos atletas da explosão na qual abriram portas para eu ter chegado até aqui, minha cidade de São Caetano, associação de pais, confederação brasileira de taekwondo por ter dado a oportunidade de atuar em grandes eventos”, completou o técnico.

Mais em Taekwondo