Siga o OTD

Taekwondo

Pela 1ª vez, três brasileiros disputam o Grand Prix Final

Evento reúne os 16 melhores taekwondistas do mundo, de cada categoria. Do Brasil, apenas Talisca Reis, Iris Tang Sing e Netinho Marques estarão na competição

Divulgação

Talisca Reis, Iris Tang Sing e Netinho Marques disputarão pela primeira vez o Grand Prix Final. A competição acontecerá em Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 22 e 23 de novembro. O evento reúne os 16 melhores taekwondistas do mundo, de cada categoria. Do Brasil, apenas três atletas se classificaram para o GP Final.

Talisca Reis da categoria até 49 kg e 11ª no ranking mundial, realizou sua preparação final no Canadá, a convite da atleta Yveti Yong, número 1 do mundo na categoria até 46 kg e 7ª no ranking olímpico. A brasileira teve a última semana com treinamentos intensos.

“A semana pra mim foi bem produtiva, treinei bastante e super bem. É sempre bom fazer campings, evoluir e treinar bem, tudo aquilo que vinha treinando, treinos específicos para o Grand Prix final. Estou muito feliz e motivada. Motivada por ter conseguido minhas metas durante todo o ano, por estar na edição final do GP e por ser a última competição de 2018. Estou muito contente também que o meu treinador e o do Netinho, o Nicholas Pigozzi está indo com a gente, faz muita diferença ter o nosso treinador, que nos treina todos os dias, em uma competição tão importante. Com certeza, faz toda a diferença. Já estou em Furaijah e agora é concentração total”, disse Talisca Reis que chegou nesta segunda-feira, 16, e já realizou treino em terra local.

Já Netinho, realizou os seus treinamentos finais, em Rio Claro-São Paulo, onde realiza os treinamentos durante todo o ano. O brasileiro chega ao Grand Prix final, como um dos principais nomes da competição, ele é o 6º melhor do mundo no ranking e o único atleta da América do Sul, na sua categoria. Na semana passada foi surpreendido, ao ser eleito o melhor atleta brasileira de Taekwondo 2018.

“Dessa vez nossa preparação foi mais longa, porque de um Grand Prix para outro, estávamos tendo cerca de 20 dias por ai, e dessa vez, tivemos um tempo um pouco maior. Então, estamos bem mais preparados. Tenho mais duas competições ainda, o Grand Prix final e o Mundial Militar e as expectativas são as melhores, vou em busca do ouro nas duas competições. Vamos tentar ganhar aqui no GP Final, subir no pódio, já vai ser sensacional, mas o meu objetivo é ser campeão aqui e com certeza no Mundial Militar também.

“Já estamos treinando aqui em Fujairah e estamos todos com boas expectativas”, disse Netinho, que acabou de ser eleito o melhor atleta de Taekwondo do Brasil, pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

No feminino o Brasil tem as duas representantes na categoria mais leve do Grand Prix Final, até 49 quilos. Iris Tang Sing tem a nona colocação no ranking mundial e 13ª no ranking Olímpico. Já Talisca segue na 11ª colocação no ranking mundial e 15ª no ranking Olímpico.

Iris e Talisca são as únicas mulheres brasileiras que já conquistaram medalhas em Grand Prixs Mundiais e as únicas representantes da América Latina na categoria.

Netinho e Talisca, fazem a estreia no Grand Prix Final 2018, nesta quinta-feira, 22, no horário de Emirados Árabes Unidos e na madrugada da quinta-feira, no horário do Brasil, No dia 23, acontecem as semifinais e as finais do evento. Ambos os atletas, fazem a pesagem no dia 21. Os atletas estão sob o comando do técnico Nicholas Pigozzi.

Mais em Taekwondo