Siga o OTD

Surfe

Ryan Kainalo tenta feito inédito no Hang Loose Surf Attack

Na terceira etapa do Campeonato Paulista de surfe, o atleta da nova geração pode garantir o título da categoria Sub-12, Sub-14 e Sub-16

Munir El Hage / Divulgação

Apontado como uma das grandes promessas da novíssima geração do surf brasileiro, o paulistano radicado em Ubatuba, Ryan Kainalo pode garantir um feito inédito no Hang Loose Surf Attack, o mais tradicional circuito de base do País e referência, por ter revelado grandes nomes do País, como os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza e o atual líder do WCT, Filipe Toledo. Com apenas 12 anos, ele tem chances de garantir três títulos paulistas na mesma temporada, ou seja, metade das disputas individuais.

Agora, na 3ª etapa do campeonato, neste final de semana, em Guarujá, ele já pode comemorar o bicampeonato sub12, a quarta conquista estadual seguida (também foi bicampeão sub10) e tem chances de erguer a taça na disputa acima, a sub14, dependendo da combinação de resultados. Ele aparece como líder nas duas categorias, sendo que em sua faixa etária, com 100% de aproveitamento. Também está em terceiro lugar no ranking da sub16, tendo possibilidades de levantar mais esse caneco na etapa final.

“Estou muito feliz de ter a chance de fazer história nesse campeonato, que é um dos mais importantes do Brasil e as expectativas são as melhores”, afirma o atleta, filho do experiente surfista Alex Miranda. “No início do ano eu planejava me dar bem em todas as categorias que estou disputando, mas não esperava ter a chance de ganhar as três”, confessa.

Ele revela a pressão com a chance de chegar a três títulos, mas reverte a situação. “Sempre tem, mas vejo isso como motivação”, afirma o surfista, destacando a importância do título do Hang Loose Surf Attack. “É saber que a maioria dos atletas que hoje estão no WCT já competiram e ganharam esse mesmo campeonato e, então, que estou no caminho certo”, conclui o representante de Ubatuba.

A 3ª etapa do Hang Loose Surf Attack tem início na sexta-feira (28), às 8 horas, na Praia do Tombo, e segue até domingo. Também estarão em ação as categorias sub18, sub10 e a feminina sub16. A competição terá transmissão ao vivo pela internet, pelos sites da Hang Loose e da Federação Paulista de Surf.

Mais em Surfe