Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina perde para australiano e é eliminado na semifinal em Gold Coast

Depois de eliminar o lendário Kelly Slater na última onda nas quartas-de-final, Gabriel Medina não conseguiu repetir a dose na briga por uma vaga na decisão e acabou derrotado por Owen Wright na semifinal da etapa de Gold Coast do Mundial de surfe. O australiano conquistou o título ao derrotar o compatriota Matt Wilkinson na final. Veja o vídeo!

No feminino, a vitória foi também da Austrália com Stephanie Gilmore, que superou Lakey Peterson na final. Veja o vídeo.Já Gabriel Medina só perdeu em Gold Coast para o campeão. Na semifinal, o brasileiro não conseguiu pegar boas ondas e somou apenas 10,44 contra 15,74 de Owen Wright, que garantiu o passaporte para a decisão. No outro confronto, Matt Wilkinson derrotou John John Florence. Veja o vídeo das semifinais.Apesar de não ter conquistado o título, Gabriel Medina protagonizou o grande momento da noite de sábado ao derrotar Kelly Slater na última onda no confronto entre eles pelas quartas-de-final. O americano liderou praticamente toda a bateria, mas o brasileiro virou em sua última tentativa. Veja o vídeo da onda que deu a vitória a Medina sobre Slater.Além de Gabriel Medina, Ítalo Ferreira foi o outro brasileiro que chegou às quartas-de-final em Gold Coast, mas ele não conseguiu superar John John Florence e foi eliminado. Veja no vídeo abaixo como foram as baterias das quartas-de-final.
Gabriel Medina foi o grande nome de sexta-feira na etapa de Gold Coast do Mundial de surfe. O brasileiro deu show na terceira fase ao somar 19 pontos, o melhor desempenho entre os surfistas ao longo de toda a competição, e assegurou vaga nas quartas-de-final derrotando a lenda Kelly Slater mesmo com as condições do mar piores do que na etapa anterior.

O grande show de Gabriel Medina foi mesmo no confronto contra Ian Gouveia na última bateria da terceira fase. O campeão mundial de 2015 não tirou uma nota dez, mas fez 9,80 em uma onda e 9,20 em outra, somando incríveis 19 pontos de 20 possíveis contra  14,56 do compatriota. Assista ao vídeo da onda em que Medina tirou 9,80
E agora o vídeo da onda em que Medina tirou 9,20.Além de Gabriel Medina, apenas Ítalo Ferreira e Adriano de Souza foram os brasileiros que passaram da terceira fase e se garantiram entre os 12 primeiros. Mas apenas Medina venceu sua bateria para passar direto para as quartas-de-final. A situação do mar piorou bastante, mas, mesmo assim, o brasileiro conseguiu somar 15,76 para vencer os americanos Kelly Slater (12,07) e Conner Coffin (11,17).
Adriano de Souza e Ítalo Ferreira tiveram que disputar a quinta fase em busca de uma vaga nas quartas-de-final. Mineirinho ficou pelo caminho ao perder para Joel Parkinson por 17,23 a 12,43. Já Ítalo derrotou Kolohe Andino por 12,80 a 10,56, garantindo a classificação entre os oito melhores surfistas da etapa de Gold Coast do Mundial de surfe. Veja o vídeo das baterias da quinta fase, que também classificaram Owen Wright e Kelly Slater.
Na quinta-feira, Ítalo Ferreira foi o destaque do dia em Snapper Rocks. O surfista conseguiu tirar a primeira  nota 10 da temporada 2017 entre os homens ao executar um aéreo com rotação completa. Veja o vídeo da nota máxima de Ítalo Ferreira.
Ítalo Ferreira tirou a nota 10 no confronto contra o italiano Leonardo Fioravanti na segunda fase, a repescagem. Com mais uma onda 7,83, o brasileiro somou 17,83 e derrotou o adversário, que fez apenas 11,70. Mas o show de Ítalo não parou por aí. Em sua primeira onda na terceira fase, ele conseguiu um 9,77. Veja o vídeo da onda.
Com os 9,77, Ítalo saiu na frente no confronto contra o compatriota Caio Ibelli. Depois, precisou só de um 4,83 para eliminar o adversário por 14,60 a 13,27 e se classificar para a quarta fase, garantindo um lugar entre os 12 melhores da etapa de Gold Coast. Quem também chegou lá foi Adriano de Souza, que derrotou o australiano Stuart Kenneddy por 14,93 a 12,07. Não tiveram a mesma sorte Jadson André e Miguel Pupo, eliminados, respectivamente, por Kolohe Andino e Joel Parkinson. Veja o vídeo com as cinco primeiras baterias da terceira fase, que classificaram Kolohe Andino, Adriano de Souza Matt Wilkinson, Joel Parkinson e Ítalo Ferreira.

Mais duas baterias ainda foram realizadas na terceira fase, garantindo as classificações de John John Florence e Jordy Smith para a quarta fase. Veja o vídeo!
A classificação de Jordy Smith para a quarta fase foi muito complicada. O adversário Ezekiel Lau vendeu caro a derrota. O havaiano chegou, inclusive, a tirar um 10, mas o sul-africano levou a melhor ao somar um 8,50 e um 8,80, enquanto Lau só fez mais um 7,00, terminando a bateria em 17,30 a 17,00. Veja como foi a nota 10 de Ezekiel Lau.

No primeiro dia de competição, Gabriel Medina deu um grande susto ao torcer o joelho na tentativa de completar um aéreo. O campeão mundial de 2015 teve que ser atendido pelos médicos de Gold Coast, mas já confirmou que vai para o mar assim que a organização der início à terceira fase da competição. “Estou bem, descansando e vai dar para surfar no próximo round”, anunciou. Veja no vídeo abaixo o momento exato da lesão do surfista:

Apesar de ter sentido o joelho, Gabriel Medina foi muito bem em sua primeira participação na etapa de Gold Coast do Mundial de surfe e somou 16,50. Veja abaixo o vídeo com os melhores momentos da bateria do brasileiro com direito a um tubo incrível em Gold Coast.
Dos brasileiros em ação em Gold Coast, apenas dois foram eliminados na segunda fase: Filipe Toledo e Wiggolly Dantas. Assista abaixo o vídeo com as dez  baterias da repescagem disputadas nesta quinta.

As duas primeiras baterias da repescagem aconteceram na madrugada de quinta-feira e tiveram a participação de Kelly Slater em uma delas. Veja como foi.
No feminino, a brasileira Silvana Lima deu adeus à competição na repescagem. A cearense foi derrotada pela americana Lakey Peterson, que teve na bateria as melhores notas entre todos os participantes, sejam eles homens ou mulheres. A surfista dos Estados Unidos somou 19,27 pontos contra 13,40 da adversária com direito a uma nota 9,27 e uma nota 10, a primeira que saiu em Gold Coast. Confira o vídeo da onda que rendeu a Lakey Peterson a primeira nota 10 na etapa australiana.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe