Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira e Jadson André vão às quartas em Huntington

Ítalo Ferreira e Jadson André serão os representantes brasileiros no dia final em Huntington Beach. Tatiana Weston-Webb fora do Vans US Open of Surfing feminino.

O sábado (04) teve ondas melhores que nos últimos dias em Huntington Beach, na Califórnia. Pelo Vans US Open of Surfing feminino, válido pela elite, a brasileira Tatiana Weston-Webb perdeu no round 3, disse adeus à etapa e também, praticamente, às chances de título mundial ainda em 2018. Já pelo QS 10.000 masculino, Jadson André e Ítalo Ferreira seguem em frente e se enfrentarão nas quartas de final do Finals Day, que será neste domingo (05), a partir das 11h, de Brasília.

3ª no ranking, Tati Weston-Webb perde e vê Stephanie Gilmore e Lakey Peterson se distanciarem

Tatiana Weston-Webb surfando no Vans US Open of Surfing 2018. Foto: WSL/Rowland

Não deu para a brasileira Tati Weston-Webb. Após sofrer no primeiro dia e só passar na repescagem, ela não conseguiu ficar entre as duas primeiras de sua bateria no round 3. Tudo bem que pegou uma bateria muito complicada, com as norte-americanas Caroline Marks e Courtney Conlogue, mas esperava-se mais da Tati. Agora, ela praticamente fica fora da briga pelo título mundial deste ano, mas seguirá em terceiro lugar no ranking.

Stephanie Gilmore em ação no Vans US Open. Foto: WSL/Rowland

Já a líder do ranking, Stephanie Gilmore, e a vice-líder, Lakey Peterson, sofreram para passar as suas baterias. A australiana pegou Nikki Van Dijk inspirada e viu sua compatriota se distanciar na liderança. Enquanto isso, ficou trocando nota com a havaiana Malia Manuel. No fim, Stephanie pegou uma boa onda, manobrou forte e tirou 6.03 para terminar na segunda posição. A norte-americana Lakey Peterson, por sua vez, tirou um 8.33 e não conseguiu fazer uma onda de backup melhor que 4.07. Isso quase lhe complicou, pois a havaiana Coco Ho quase virou. Nos segundos finais. Coco pegou uma bela onda, mas foi conservadora na finalização. Ela precisava de 6.90 e tirou 6.50. Assim, a vice-líder do ranking avançou.

Pelo QS, no Vans US Open of Surfing, dois brasileiros seguem vivos

O Brasil chegou com cinco representantes às oitavas de final. No entanto, Mineirinho perdeu e os outros quatro brasileiros se enfrentavam e só dois passariam. O primeiro cair na água foi justamente Adriano de Souza, contra o local Griffin Colapinto. Mineirinho até pegou uma bela onda no início e tirou 8.27, mas o adversário respondeu com 8.17 e depois foi mais competente e agressivo para conseguir um bom backup: 5.83 contra 5.00 de Mineirinho. Na somatória, melhor para Griffin.

Depois, duelo brasileiro entre Jadson André e o líder do QS, Peterson Crisanto. Jadson, que está acostumado a condições parecidas em sua terra potiguar, surfou muito, achou grandes ondas e viu seu adversário não fazer nada além dos 3 pontos. Ficou fácil e Jadson agora subirá bastante na tabela – antes ele estava em 11º.

Jadson André vence e vai às quartas em Huntington Beach. Foto: WSL/Rowland

Para fechar a participação brasileira neste sábado (04), Ítalo Ferreira e Michael Rodrigues entraram em ação. Ítalo entrou com tudo na bateria, deu seu show, mas quando já tinha um bom somatório se machucou ao tentar voltar de um aéreo. Ele não pegou mais ondas depois disso, porém foi o suficiente para vencer Michael. Ele saiu quase que carregado da água. A pergunta que fica é se ele aguentará competir na bateria contra Jadson André nas quartas.

Round 3 do CT Feminino – Huntington Beach

1) Johanne Defay (FRA) 13.16 x Carissa Moore (HAV) 10.90 x Pauline Ado (FRA) 7.87
2) Nikki Van Dijk (AUS) 13.54 x Stephanie Gilmore (AUS) 11.46 x Malia Manuel (HAV) 10.07
3) Sally Fitzgibbons (AUS) 13.60 x Lakey Peterson (EUA) 12.40 x Coco Ho (HAV) 12.00
4) Courtney Conlogue (EUA) 13.90 x Caroline Marks (EUA) 11.70 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.26

Quartas de final do CT Feminino – Huntington Beach

1) Johanne Defay (FRA) x Stephanie Gilmore (AUS)
2) Nikki Van Dijk (AUS) x Carissa Moore (HAV)
3) Sally Fitzgibbons (AUS) x Caroline Marks (EUA)
4) Courtney Conlogue (EUA) x Lakey Peterson (EUA)

Oitavas de final – QS masculino

1) Reef Heazlewood (AUS) 8.84 x 9.20 Kolohe Andino (EUA)
2) Adriano de Souza (BRA) 13.27 x 14.00 Griffin Colapinto (EUA)
3) Jorgann Couzinet (FRA) 15.50 x 9.10 Cam Richards (EUA)
4) Tanner Gudauskas (EUA) 9.43 x 10.64 Dion Atkinson (AUS)
5) Jadson André (BRA) 14.17 x 3.53 Peterson Crisanto (BRA)
6) Ítalo Ferreira (BRA) 11.73 x 6.80 Michael Rodrigues (BRA)
7) Seth Moniz (HAV) 15.70 x 13.50 Evan Geiselman (EUA)
8) Kanoa Igarashi (JAP) 14.33 x 12.23 Michael February (AFS)

Quartas de final – QS masculino

1) Kolohe Andino (EUA) x Griffin Colapinto (EUA)
2) Jorgann Couzinet (FRA) x Dion Atkinson (AUS)
3) Jadson André (BRA) x Ítalo Ferreira (BRA)
4) Seth Moniz (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)

Mais em Surfe