Siga o OTD

Surfe

Dominic Barona vence o Neutrox Weekend, em Itacaré

Favorita desde o começo da competição, Dominic Barona vence o Neutrox Weekend, realizado em Itacaré, na Bahia

Foi mais um dia perfeito de sol, boas ondas e praia cheia no Neutrox Weekend – etapa Itacaré, evento exclusivamente feminino com disputas válidas pelos rankings do World Surf League Qualifying Series (QS), sul-americano da WSL South America e Tour Abrasp 2018. Confirmando o favoritismo desde as primeiras baterias, a equatoriana Dominic Barona levou a melhor na categoria Feminino Profissional neste domingo (22).

“Estou super feliz e dou graças a Deus por conseguir o resultado que vim buscar aqui no Brasil. A verdade é que já me senti vitoriosa quando cheguei aqui em Itacaré. Eu me apaixonei por esse lugar, é muito charmoso, as pessoas vivem uma boa vida aqui. Queria agradecer a todas as pessoas que me apoiaram e a todo amor que recebi dos locais, que me fizeram sentir como se eu tivesse em casa”, disse a extasiada Dominic.

Por volta de 10h, as quartas-de-final da categoria Feminino Profissional entrou na água em formato de disputas mulher a mulher. O destaque da rodada foi o duelo entre Camila Cássia, defensora do título do Neutrox Weekend de 2017, e Taina Hinckel, jovem promessa do surf nacional, com apenas 15 anos, na última bateria da fase. Segundos antes da buzina soar, Camila pegou uma onda para tentar reaver a liderança, que se alternou entre as duas competidoras durante todo o confronto, mas não conseguiu por apenas 5 décimos. Taina então avançou para a semi e se juntou a Dominic Barona, Karol Ribeiro e Taís de Almeida, que tinham vencido os embates anteriores.

A primeira semi foi um encontro entre Dominic e Karol Ribeiro. As duas atletas surfaram ondas na casa dos 5 pontos, em um momento um pouco mais difícil do mar, mas a diferença veio na segunda nota. Enquanto Mimi, como Dominic é chamada por suas colegas de Tour, somava um 5 e um 5,9 pontos, Karol parou com 5,5 e 3,9, que não conseguiu trocar. Melhor para a equatoriana, a primeira a garantir vaga na finalíssima.

Na sequência, Taís de Almeida e Taina Hinckel travaram outro duelo lá e cá. Mais uma vez a diferença ficou nos menores detalhes das duas ondas somadas. Na matemática final, Taina anotou 9,25 pontos, enquanto a local de Saquarema totalizou 9,05 pontos.

Hora da finalíssima do Feminino Pro. De um lado, a maior promessa do surf nacional. Do outro, a grande favorita do evento. A brasileira Taina Hickel somou suas duas maiores notas logo em suas duas primeiras ondas: 5,25 e 4 pontos. Enquanto isso, a equatoriana investia em ondas fechadas, e tudo parecia indicar um desfecho verde e amarelo na Praia da Tiririca. No entanto, com dificuldades para trocar seus 4 pontos, Taina surfou cinco outras ondas, mas não passou da casa dos 3,6. Enquanto isso, Dominic se achou na vala e, somando 6,5 e 5,05, administrou o resultado até o fim e saiu de Itacaré com o troféu de campeã do Neutrox Weekend.

Mais em Surfe