Siga o OTD

Surfe

Elivelton Santos é o grande destaque no 1º dia em Ipojuca

O “índio voador” Elivelton Santos roubou a cena na abertura do CBSurf  Pro Tour em Ipojuca, na praia do Cupe

Campeão entre 2010 e 2014 de todas as quatro divisões de base da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e autor de notas 8,83 e 8,07 e média 16,9 pontos nesta sexta-feira (6), o paraibano Elivelton Santos, da reserva potiguara da Baía da Traição, Paraíba, foi o grande destaque no dia inaugural em Praia do Cupe, Ipojuca, Pernambuco.

O III Rota do Mar Surf and Music, com o inédito CBSurf  Pro  Tour,  circuito profissional da Confederação (CBSurf), premiará, com iguais 40 mil reais, atletas da categoria masculina e feminina, que estreará apenas nesse sábado.

Com sua melhor nota sendo a primeira que surfou no vigésimo terceiro e penúltimo confronto, o “índio voador” Elivelton Santos já começou a disputa igualando a maior nota do dia, o 8,83 pontos que o baiano Bernardo Bino Lopes alcançara anteriormente na bateria 14, quanto então finalizou com 16 pontos, o que só seria superado na última apresentação de Elivelton.

O “índio voador” alcançou 8,03 de nota e totalizou 16,9 do 20 pontos possíveis para garantir a ponta da competição e vencer com o alagoano Amando Tenório, avançando em segundo lugar para a segunda fase, que no masculino terá 48 atletas abrindo o sábado, quando a aguardada estreia do surfe feminino será realizada.

Além dos pontos válidos para o título nacional, homologado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes, os melhores da etapa também receberão uma premiação de R$ 80 mil. A novidade é que o valor destinado às categorias masculino e feminino será exatamente a mesma (R$ 40 mil).

O CBSurf Pro Tour dará índice para bolsa atleta e pode ser classificatório para torneios da International Surfing Association (ISA). Ambos são alternativas para vagas nas Olimpíadas 2020.

Do chamado “quarteto fantástico” de Ipojuca, Alan Donato e  Júnior Lagosta avançaram em dobradinha que eliminou o cearense, ícone do surf, Fábio Silva (campeão mundial 2000 da ISA Games), enquanto Luel Felipe venceu e César Aguiar foi a baixa, e Thiago Silva avançou com vitória. Logo depois. Ivan Silva foi o primeiro a se classificar pelo estado com segundo lugar que seria repetido por Douglas Silva e João Vitor Ramos, pernambucanos de uma ainda mais nova geração que garantiu a fase dois, com Dodô avançando na mesma quarta bateria que Tiago venceu.

A terceira edição o Rota do Mar Surf and Music conta com a realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), da Federação Pernambucana de Surf e da Prefeitura de Ipojuca, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Esportes, além do patrocínio da Rota do Mar, e do apoio das Pranchas Real Magia e Blocos Teccel.

Mais em Surfe