Siga o OTD

Surfe

Com direito a onda nota 10, brasileiro vence QS6000 de Newcastle e lidera o circuito

O brasileiro Yago Dora, de apenas 20 anos, mostrou neste domingo porque é considerado um dos mais talentosos surfistas da nova geração. Numa final contra o compatriota Jesse Mendes, ele venceu o QS 6000 de Newcastle, na Austrália, e assumiu a liderança do circuito de acesso à World Surf League, a elite do surfe mundial.

Na decisão contra Jesse Mendes, Yago Dora arrasou. Com um incrível aéreo 360 graus executado de forma perfeita, ele garantiu a nota dez. À onda perfeita, ele adicionou uma nota 8,83, que lhe garantiu a vitória por 18,83 a 9,27 do adversário, que teve 3,67 e 5,60 como suas melhores pontuações. Isso tudo sem contar com o fato de Yago Dora ter descartado três ondas boas, que lhe renderam 8,00, 8,27 e 6,33 porque só valem as duas melhores para efeito de classificação.

A etapa de Newcastle foi a mais valiosa das nove disputadas até agora na temporada 2017 do QS (Qualifyig Series). Com os 6000 pontos acumulados, Yago Dora assumiu a liderança do ranking com 6785 pontos. Vice-campeão neste domingo, Jesse Mendes é o segundo colocado na classificação com 4980 pontos, 4500 dos quais somados graças ao desempenho nesta última etapa.

Os surfistas brasileiros tiveram ótimo desempenho em Newcastle. cinco deles chegaram entre os 16 melhores nas oitavas-de-final. Nesta etapa, apenas Michael Rodrigues, que perdeu para Jesse Mendes foi eliminado. Ou seja, o país avançou com quatro para as quartas-de-final.

Com metade dos oito classificados, a chance de título do Brasil em Newcastle era grande. No único confronto brasileiro pelas quartas-de-final, Yago Dora deixou Alejo Muniz para trás. Já William Cardoso foi eliminado pelo americano Ian Crane, mas Jesse Mendes seguiu em frente ao vencer o francês Jorgann Couzinet.

Para que fosse possível a final brasileira, Yago Dora venceu uma disputa apertada contra o australiano Mitch Coleborn por 12,94 a 12,27. Já Jesse Mendes sobrou contra Ian Crane: 14,67 a 11,76.

A próxima etapa de 6000 pontos do QS será disputada em Manly Beach, também na Austrália, e a janela da competição começa nesta segunda-feira e vai até o dia 5 de março. O Brasil participará do evento com Alan Donato, Marco Fernandez, William Cardoso, Marcos Correa, David do Carmo, Lucas Silveira, Thiago Guimarães, Samuel Pupo, Robson Santos, Flávio Nagagima, Luel Felipe, Jean da Silva, Rafael Teixeira e Yuri Gonçalves. Serão 14 surfistas do país entre os 96 participantes.

A temporada 2017 da Liga Mundial de Surfe, que reúne a elite da modalidade, começa com a etapa de Gold Coast, que tem janela de competição entre os dias 14 e 25 de março. O Brasil terá na disputa Gabriel Medina, Filipe Toledo, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira, Caio Ibelli, Wigolly Dantas, Miguel Pupo, Jadson André e Ian Gouveia.

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe