Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira estraga festa de Fanning e fatura Bells Beach

WSL /Kelly Cestari

Com um show de surfe, Ítalo Ferreira conquista seu primeiro título no Circuito em Bells Beach e estraga despedida de Mick Fanning do surfe profissional.

Ítalo Ferreira é o segundo brasileiro a badalar o sino de Bells Beach. Em final contra Mick Fanning (AUS), que se despede do surfe profissional, o potiguar calou a torcida australiana. Com uma apresentação de gala desde a vitória sobre Filipe Toledo, na terceira fase, Ítalo mostrou um surfe muito veloz e consistente para conquistar seu primeiro título na elite do surfe mundial.

Além disso, o brasileiro ainda empatou na liderança do ranking mundial com o australiano Julian Wilson, campeão em Gold Coast. Os dois atletas estarão com a camiseta amarela na terceira e última parada da perna australiana, Margaret River.

Mesmo com o vice-campeonato, Fanning também foi carregado pela torcida. Este foi a sétima final do australiano, e seu terceiro vice-campeonato. Mick é tricampeão mundial, soma 22 títulos no WCT e se despede do surfe profissional aos 37 anos. Durante todo o evento, o público vibrou com cada manobra do veterano, proporcionando uma despedida de gala. Fanning conquistou seu primeiro título no Circuito Mundial justamente em Bells Beach, como convidado, em 2001. O veterano deixa o Tour com a terceira colocação no ranking mundial.


Anteriormente, Ítalo venceu, nas quartas de final, o havaiano Ezekiel Lau e, nas semifinais, superou o compatriota Gabriel Medina, que conquistou seu melhor resultado na segunda parada da perna australiana. Nas quartas, Medina conseguiu sua primeira vitória para cima do português Frederico Morais e assumiu a sétima colocação no ranking mundial. Além do sino de Bells, Ítalo ainda ficou com a maior somatória do evento, assim como a maior nota.

No feminino, o título ficou com a seis vezes campeã mundial, Stephanie Gilmore. Depois de acabar com o show na jovem de 16 anos Caroline Marks (EUA) nas semifinais, a australiana superou, de forma emocionante a havaiana Tatiana Weston-Webb. Após consolidar o placar de 14,17 na final, Gilmore viu Tatiana encontrar uma onda debaixo de sua prioridade. A havaiana, no entanto, bateu na trave, conseguindo 6,57 (precisava de 6,80), e o título ficou com Stephanie, que assume a liderança do ranking mundial.

Chegando ao último dia de competição, a brasileira Silvana Lima não se encontrou na bateria contra Tatiana, válida pelas semifinais, e se despediu da competição com a terceira colocação e assumiu a sétima no ranking mundial. A cearense já badalou o sino de Bells uma vez, em 2009, quando bateu Gilmore na decisão.

O evento ainda premiou a melhor manobra aérea da competição, que ficou com Griffin Colapinto (EUA). O brasileiro Michael Rodrigues também estava na disputa.

Show de Ítalo Ferreira em Bells Beach


Ítalo Ferreira seguiu brincando de surfar em Bells Beach. Contra o havaiano Ezekiel Lau, nas quartas de final, o potiguar trocou, mais uma vez, a nota mais alta do evento, ao conseguir 9,03 na terceira bateria. Além disso, Ítalo ainda conseguiu mais um 8,83 para somar 17,86, a melhor do evento para se classificar para as semifinais. Com a prancha no pé, além de uma excelente leitura de ondas, Ferreira deixou seu adversário na combinação na metade da bateria. Nos 15 minutos finais, o brasileiro administrou o resultado que o colocou frente a frente, pela terceira vez nesta etapa, com o campeão mundial Gabriel Medina.


Conectado com as ondas de Bells, Ítalo não se intimidou perante o compatriota. Após sofrer a virada com onda pega por Gabriel Medina debaixo de sua prioridade, Ítalo encontrou uma linda direita que rendeu, uma vez mais, a nota mais alta do evento para o potiguar. Ferreira anotou 9,17 e praticamente liquidou as chances de uma final entre Mick Fanning e Medina.

O natural de Maresias ainda buscou uma última onda, mas não conseguiu completar o aéreo e terminou com 14,10 pontos contra 16,00 de Ítalo. Mesmo sem o caneco, Gabriel consegue seu melhor resultado em Bells Beach (3º), superando o quinto lugar em 2015.

Na grande decisão, o público pode acompanhar mais uma atuação de gala de ambos os surfistas. Após um início mais lento, as séries começaram a entrar, possibilitando os atletas mostrarem seu melhor surfe. Mick liderou boa parte da bateria, com 8,10 e 4,73. Ítalo, no entanto, encontrou a melhor onda da bateria debaixo da prioridade do australiano da conseguir 8,33 e, somando com o 7,33, conquistou o título de Bells Beach. Na contagem regressiva, os surfistas se abraçaram dentro d’água. A festa brasileira seguiu na areia, com o potiguar muito emocionado com a vitória. Ítalo Ferreira empata na primeira colocação com o australiano Julian Wilson.

Nas quartas, Medina dá o troco em Frederico Morais

Eliminado pelo português Frederico Morais na terceira fase da última edição de Bells Beach, Gabriel Medina deu o troco no luso nas quartas de final. Amargando três derrotas contra Morais, o campeão mundial encontrou uma das melhores ondas da quarta bateria para conseguir 8,83 e encaminhar a vitória. Quem começou na frente da bateria foi Frederico. Abrindo a bateria com 6,17, o português não demorou muito para pegar uma onda sob a prioridade de Medina para fazer 7,00 e colocar o brasileiro, com apenas uma onda surfada (1,93), na combinação. Contudo, Gabriel respondeu com 8,83 e 6,90 e conseguiu a virada. Kikas ainda encontrou uma boa oportunidade no final, que lhe rendeu 8,00, mas não a liderança da bateria. Esta foi a primeira vitória de Gabriel Medina contra o português.

Silvana Lima termina na terceira colocação

Apresentando um bom surfe durante toda a competição, Silvana Lima não se encontrou em Bells nesta quarta-feira. Contra a havaiana Tatiana Weston-Webb, a cearense não se conectou com o mar e acabou derrotada por 13,00 a 5,10. Silvana é a detentora da maior soma da competição feminina, com 15,67, obtida ainda na primeira fase. A cearense badalou o sino de Bells Beach em 2009, vencendo Stephanie Gilmore (AUS), na grande final.

A categoria feminina assistiu um show de surfe da jovem de 16 anos, Caroline Marks (EUA). Com um surfe consistente e progressivo a novata chegou às semifinais da competição, quando acabou superada pela seis vezes campeã mundial Stephanie Gilmore (AUS). A australiana encarou a havaiana Tatiana Weston-Webb na grande final e, após final definida na areia, ficou com o seu quarto sino de Bells Beach e, de quebra, com a liderança do ranking mundial.

Confira os resultados desta quarta-feira:

 

Masculino

Quartas de Final

1. Patrick Gudauskas (EUA) 11,67 X 11,44 Michel Bourez (TAH)

2. Mick Fanning (AUS) 13,77 X 9,33 Owen Wright (AUS)

Ítalo Ferreira (BRA) 17,86 X 11,50 Ezekiel Lau (HAV)

4. Gabriel Medina (BRA)15,73 X 15,00 Frederico Morais (POR)

Semifinais

1. Mick Fanning (AUS) 16,50 X 9,67 Patrick Gudauskas (EUA)

2. Ítalo Ferreira (BRA) 16,00 X 14,10 Gabriel Medina (BRA)

Final

1. Ítalo Ferreira (BRA) 15,66 X 12,83 Mick Fanning (AUS)

 

Feminino

Semifinais

1. Tatiana Weston-Webb (HAV) 13,00 X 5,10 Silvana Lima (BRA)

2. Stephanie Gilmore (AUS) 17,00 X 15,44 Caroline Marks (EUA)

Final

1. Stephanie Gilmore (AUS) 14,17 X 13,94 Tatiana Weston-Webb (HAV)

Mais em Surfe