Siga o OTD

Surfe

Com três brasileiros, reta final de Bells Beach é adiada

WSL/Kelly Cestari

Com Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Silvana Lima ainda na briga pelo título, etapa de Bells Beach do Mundial de Surfe é adiada. Competição deve terminar nesta quarta.

Após cinco dias de ação, a etapa de Bells Beach, segunda da perna australiana, foi paralisada nesta terça-feira. Em chamada realizada às 17h30 (horário de Brasília), o mar estava com séries mais espaçadas e ondas menos potentes em relação à última segunda-feira. A previsão é que a competição se encerre nesta quarta-feira. A chamada está programada para às 17h15 (horário de Brasília). O naipe feminino está paralisado nas semifinais e o masculino, nas quartas. O Brasil conta com três representantes, Silvana Lima, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina. 

+ACOMPANHE AO VIVO A SEGUNDA PARADA DA PERNA AUSTRALIANA

Única brasileira a badalar o sino de Bells Beach, em 2009, Silvana iniciou a sua trajetória na competição “on fire”. Na terceira bateria da primeira fase, a cearense somou 15,67, a maior média do evento até agora. Ela avançou direto a terceira fase ao bater Kobie Enright (AUS) e Sally Fitzgibbons (AUS). No round três, Silvana superou a atual bicampeã mundial, Tyler Wright (AUS) para assegurar a segunda colocação da segunda bateria e se classificar para as quartas de final.

Nas primeiras horas desta terça, Silvana protagonizou uma emocionante bateria contra a tricampeã do mundo, Carissa Moore (HAV). Pegando uma onda nos últimos segundos da primeira bateria das quartas, a brasileira conseguiu a melhor nota da bateria (7,27) para, já na praia, celebrar a classificação. A cearense está na primeira disputa das semifinais e terá pela frente a havaiana Tatiana Weston-Webb. A segunda finalista sairá da bateria entre Caroline Marks (EUA) e Stephanie Gilmore (AUS).

No masculino, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina estrearam em Bells na quarta bateria da primeira fase, que ainda contou com Ian Gouveia. No duelo totalmente verde e amarelo, melhor para o campeão mundial, que avançou direto para a terceira  fase. Na repescagem, o potiguar conseguiu uma das melhores ondas do evento (8,33) para vencer o compatriota Michael Rodrigues.

Na terceira fase, Gabriel e Ítalo encararam, uma vez mais, membros da Tempestade Brasileira. Na décima bateria, o potiguar protagonizou um dos melhores duelos do evento contra Filipe Toledo. Ferreira conseguiu a melhor somatória do evento (16,60) e melhor nota (8,50). Já Filipinho somou 15,40.

Já Medina, na última bateria da terceira fase, teve uma atuação cirúrgica contra Willian Cardoso, que corre o Circuito Mundial pela primeira vez. Na quarta fase, Gabriel e Ítalo se reencontraram na quarta bateria, que ainda contou com o francês Jeremy Flores. Com um surfe consistente, apesar do mar difícil, os brasileiros asseguraram as duas vagas para as quartas de final. O campeão mundial teve o maior somatório (13,33) e o potiguar fez 12,17.

Nas quartas de final, Ítalo Ferreira encara o havaiano Ezekiel Lau, na terceira bateria. Gabriel Medina está no último confronto contra o português Frederico Morais. Além dos brasileiros, a competição ainda conta com o australiano Mick Fanning, que, em sua última competição como atleta profissional, busca seu quinto sino da competição australiana. Mick está na segunda bateria das quartas e terá pela frente Owen Wright (AUS).

Confira as baterias das quartas de final e semifinal de Bells Beach:

Quartas de final – masculina

1. Michel Bourez (TAH) X Patrick Gudauskas (EUA)

2. Mick Fanning (AUS) X Owen Wright (AUS)

3. Ezekiel Lau (HAV) X Ítalo Ferreira (BRA)

4. Gabriel Medina (BRA) X Frederico Morais (POR)

Semifinais – feminina

1. Silvana Lima (BRA) X Tatiana Weston-Webb (HAV)

2. Caroline Marks (EUA) X Stephanie Gilmore (AUS)

Mais em Surfe