Siga o OTD

Surfe

Cinco brasileiros avançam para a 3ª fase em Bells Beach

WSL/Ed Sloane

Em dia longo de competições, cinco brasileiros vencem na repescagem e se unem a Gabriel Medina na terceira fase de Bells Beach no Mundial de Surfe. Ítalo Ferreira consegue melhor nota do dia no masculino.

A Sexta-Feira Santa trouxe bons momentos para os amantes do surfe. Após uma abertura com ondas menores e competição realizada em Winkipop, a segunda etapa da perna australiana, Bells Beach, voltou para seu local original, com maiores ondulações, apesar de espaçadas, apontado a chegada do swell. Apenas a competição masculina foi para a água hoje. A próxima chamada para a competição será às 17h10 (horário de Brasília) deste sábado.

Paralisada ao final da oitava bateira da primeira fase por causa dos fortes ventos, a competição foi retomada na tarde desta sexta. Apesar da mudança do dia, os brasileiros Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Jessé Mendes mantiveram o aproveitamento verde e amarelo do dia anterior, e foram para a repescagem. Apenas Gabriel Medina venceu na estreia e encara, no round três, Willian Cardoso, na 12ª bateria.

Na última bateria do primeiro round, Mick Fanning iniciou a sua trajetória rumo a aposentadoria. Embalado pela torcida, que vibrava a cada onda do australiano, o tricampeão mundial mostrou conhecimento das direitas de Bells, onde venceu quatro vezes e disputou seis finais, e avançou direto para a terceira fase. Fanning superou Jessé e Sebastian Zietz (HAV).

+ACOMPANHE AO VIVO A SEGUNDA ETAPA DA PERNA AUSTRALIANA

Na repescagem, no entanto, os brasileiros começaram bem. Abrindo o round, Filipinho Toledo superou o australiano Carl Wright. Na sequência, Adriano de Souza, campeão da etapa em 2013, também se classificou para a terceira fase. Outros membros da Tempestade a avançarem foram Willian Cardoso, Ítalo Ferreira e Jessé Mendes. Já Ian Gouveia, Yago Dora, Caio Ibelli, Michael Rodrigues e Tomas Hermes se despediram da competição na 25ª colocação.

Presente na Austrália para a despedida de Fanning, Kelly Slater, que não compete devido a uma fratura no pé ainda da etapa de J-Bay da última temporada, anunciou, durante a transmissão da WSL, que não participará da terceira etapa do Circuito, última da perna australiana, Margaret River.

A repescagem feminina também foi para a água nesta sexta. No entanto, a brasileira Silvana Lima, como venceu na primeira fase, não entrou na água. A surfista terá pela frente Tyler Wright (AUS) e Tatiana Weston-Webb na terceira fase. Já nas primeiras horas deste sábado, a australiana Stephanie Gilmore conseguiu a maior nota do evento. Na quarta bateria da repescagem, contra Paige Hareb (AUS), ela abriu a competição com 8,60 e avançou para o terceiro round.

Filipe Toledo supera local


Primeiro a entrar na água pela repescagem, Filipe Toledo não teve dificuldade para vencer o australiano Carl Wright por 9,50 a 8,33. Em bateria com poucas ondas, o natural de Ubatuba mostrou um surfe progressivo e veloz. Com a melhor onda da disputa (5,83), Filipinho garantiu seu lugar na terceira fase da competição. O natural de Ubatuba está na décima bateria do round 3, contra o compatriota ítalo Ferreira. Na Gold Coast, Toledo terminou na quinta colocação.

Adriano de Souza segue vivo na luta pelo bicampeonato


Único brasileiro a badalar o sino de Bells Beach, Adriano de Souza deu uma aula ao jovem de 16 anos, Mikey McDonagh (AUS). Com uma boa leitura de ondas, Mineirinho não teve dificuldades para abrir a bateria com uma boa nota (5,17) enquanto o australiano, que ontem surfou em Winkipop, se adaptada às ondas de Bells. Liderando a segunda bateria do dia com apenas uma nota, Adriano teve frieza para esperar novas oportunidades para aumentar seu somatório. No final, 11,57 para o capitão da Tempestade Brasileira contra 8,87 de Mikey. Na terceira fase, o campeão mundial terá pela frente Conner Coffin (EUA), na nona bateria.

Willian Cardoso vence vice-campeão Caio Ibelli

No primeiro duelo totalmente brasileiro da repescagem, Willian Cardoso aprontou para cima do compatriota e vice-campeão de Bells Beach Caio Ibelli. A nona bateira começou eletrizante, com os dois atletas alcançando notas na casa dos sete pontos. No decorrer da disputa, Panda optou por esperar uma boa oportunidade, enquanto Caio, sem a prioridade, não teve sorte com as ondas escolhidas. Na reta final, Willian encontrou uma ondulação pequena, mas o suficiente para lhe render 6,33 e a liderança da bateria.


Anteriormente, abrindo do dia, na nona bateria da primeira fase, Cardoso liderou grande parte da bateria, mas, na reta final, viu o americano Kolohe Andino conseguir a melhor onda da bateria (6,83), assumir a liderança e garantir a vaga na terceira fase.

Ítalo Ferreira faz melhor nota do dia

Em duelo de nordestinos, melhor para o potiguar Ítalo Ferreira. Na décima bateria da repescagem, Ítalo Ferreira encontrou uma boa onda que lhe rendeu 8,33, a melhor nota do dia na categoria masculina, para mandar o estreante Michael Rodrigues para casa. A disputa, no entanto, começou parelha, com os brasileiros somando a mesma nota (5,50). A pontuação excelente do potiguar, contudo foi crucial para assegurar seu nome na terceira fase da competição.

Na décima bateria da primeira fase, Michael terminou na terceira colocação em disputa comandada por Adrian Buchan. O brasileiro não encontrou boas ondas e somou apenas 7,53 contra 12,00 do australiano. Connor O’Leary, também sem grande atuação, ficou com o segundo lugar (8,40).

Jessé Mendes fecha repescagem com vitória

Na última bateria da repescagem, Jessé Mendes já garantiu seu melhor resultado nesta temporada. Após a 25ª colocação na Gold Coast, o estreante teve uma boa apresentação e bateu, de forma consistente o francês Joan Duru. Com a melhor onda da bateria, Jessé deixou o europeu precisando de 7,63 pra avançar na competição. O placar final foi 14,26 contra 12,80. No round 3, Jessé encara o australiano Owen Wright.

Na última bateria da primeira fase, Jessé Mendes foi o décimo brasileiro a ser mandado para a repescagem. Apesar de mostrar um bom surfe, o atleta não conseguiu superar Mick Fanning. Com toda a torcida ao seu lado, o australiano encontrou as duas melhores ondas da bateria, totalizando 13,03 pontos e avançou para a terceira fase.

Sebastian Zietz dá show e elimina Ian Gouveia

Com o mar melhor, Sebastian Zietz aprontou para cima do brasileiro Ian Gouveia. Com a maior somatória do dia (15,17), assim como a segunda maior nota (8,17), o havaiano ditou o ritmo da terceira bateira da repescagem em Bells Beach. Com uma desvantagem de quase 10 pontos no placar, Ian passou grande parte da disputa tentando reduzir a vantagem imprimida por Zietz, infelizmente sem sucesso, (somou 9,43). Gouveia amarga a sua segunda eliminação no round 2, sem conseguir vencer uma bateria na temporada.

Yago é superado por 0,11


Fazendo sua estreia na elite do surfe, Yago Dora também de despediu de forma emocionante de Bells Beach. Pegando sua primeira onda perto dos 15 minutos finais, o brasileiro encarou o americano Conner Coffin. Com direito a uma bela troca de notas, com vantagem para Coffin, Yago precisava, nos últimos minutos, de uma onda no valor de 7,18. Nos segundos finais, uma série deu a chance para o novato. Com uma manobra forte e um aéreo, Dora aguardou, já na areia, a avaliação dos jurados que lhe deram 7,07 (0,11 a menos do que precisava). Dessa forma, ele se despede na 25ª colocação. Placar final da oitava bateria da repescagem foi Conner Coffin 13,74 e 13,64 Yago Dora.

Tomas Hermes se despede de Bells


Detentor do melhor resultado do Brasil na Gold Coast, Tomas Hermes não conseguiu repetir o feito em Bells Beach. Contra o australiano Wade Carmichael, na 11ª bateria da repescagem, o novato teve dificuldades e precisou buscar o resultado. Com alguma séries entrando, Wade começou bem a bateria, com 6,50 contra 5,33 do brasileiro. Buscando o resultado, Tomas viu o rival encontrar um 7,50 e complicar suas chances de virada. Hermes ainda conseguiu diminuir a vantagem, mas o placar final foi de 14,00 a 11,70 para o australiano.

 

Confira os resultados desta sexta em Bells Beach:

Masculino

Primeira Fase

9: Kolohe Andino (EUA) 11,63 X Willian Cardoso (BRA) 11,53 X Frederico Morais (POR) 10,26

10: Adrian Buchan (AUS) 12,00 X Connor O´Leary (AUS) 8,40 X Michael Rodrigues (BRA) 7,53

11: Joel Parkinson (AUS) 12,33 X Wade Carmichael (AUS) 9,90 X Kanoa Igarashi (EUA) 8,50

12: Mick Fanning (AUS) 13,03 X Jessé Mendes (BRA) 11,27 X Sebastian Zietz (HAV) 10,70

Repescagem

1. Filipe Toledo (BRA) 9,50 X 8,33 Carl Wright (AUS)

2. Adriano de Souza (BRA) 11,57 X 8,87 Mikey McDonagh (AUS)

3. Sebastian Zietz (HAV) 15,17 X 9,43 Ian Gouveia (BRA)

4. Patrick Gudauskas (EUA) 14,33 X 11,03 Kanoa Igarashi (JAP)

5. Ezekiel Lau (HAV) 11,43 X 10,00 Connor O’Leary (AUS)

6. Frederico Morais (POR) 7,73 X 6,33 Michael February (AFS)

7. Jeremy Flores (FRA) 11,60 X 9,84 Keanu Asing (HAV)

8. Conner Coffin (EUA) 13,74 X 13,64 Yago Dora (BRA)

9. Willian Cardoso (BRA) 13,36 X 11,33 Caio Ibelli (BRA)

10. Ítalo Ferreira (BRA) 13,83 X 9,73 Michael Rodrigues (BRA)

11. Wade Carmichael (AUS) 14,00 X 11,70 Tomas Hermes (BRA)

12. Jessé Mendes (BRA) 14,26 X 12,80 Joan Duru (FRA)

Feminino

Repescagem

1. Carolina Marks (EUA) 13,66 X 8,50 Keely Andrew (AUS)

2. Sage Erickson (EUA) 14,14 X 10,93 Bronte Macaulay (AUS)

3. Kobie Enright (AUS) 11,60 X 11,34 Sally Fitzgibbons (AUS)

4. Stephanie Gilmore (AUS) 15,03 X 12,36 Paige Hareb (NZL)

5. Nikki Van Dijik (AUS) 13,83 X 10,50  Macy Callaghan (AUS)

6. Tatiana Weston-Webb (HAV) 14,93 X 123,93 Malia Manuel (HAV)

Mais em Surfe