Siga o OTD

Surfe

Cinco brasileiros avançam ao round três em Gold Coast

Reprodução/Twitter

Cinco brasileiros venceram seus duelos na repescagem e se uniram a Filipe Toledo e Ítalo Ferreira na terceira fase de Gold Coast do Mundial de Surfe.

Mais cinco brasileiros estão no round três de Gold Coast (AUS), primeira etapa do Circuito Mundial. Além de Ítalo Ferreira e Filipe Toledo, que se classificaram na primeira fase, Gabriel Medina, Adriano de Souza, Michael Rodrigues, Willian Cardoso e Tomas Hermes venceram seus duelos nesta segunda-feira, na repescagem, e seguem vivos na disputa pelo título. Já Ian Gouveia, Yago Dora, Caio Ibelli e Jessé Mendes se despediram com a 25ª colocação na etapa.

+ ASSISTA AO VIVO: ETAPA DE ABERTURA DO MUNDIAL DE SURFE

A competição precisou de uma hora extra de espera para ser iniciada. Ainda com séries espaçadas, o mar protagonizou grandes períodos de pausas durante as baterias. Com poucas boas oportunidades, a leitura das ondas foi crucial nesta segunda-feira. As ondas também oscilaram bastante, com baterias repletas de ação e outras com longas pausas. A previsão é que as ondulações aumentem nos próximos dias, com o encerramento da competição ocorrendo na quarta-feira (horário de Brasília).

Atual bicampeão mundial, John John Florence não encontrou boas ondas e acabou eliminado pelo local  Mikey Wright. Já Joel Parkinson (AUS) protagonizou os melhores momentos da repescagem, conseguindo a maior somatória do round (17,03) e a melhor nota (8,70).

A competição segue nesta terça-feira, a partir das 17h30 (horário de Brasília), com a realização da terceira fase. Vale lembrar que, a partir desta temporada, a competição masculina não conta com a segunda repescagem (round 5). No feminino, o Brasil não tem mais representantes, já que Silvana Lima se despediu da primeira competição do ano na terceira fase.

John John se despede da amarelinha

Com a competição iniciada após uma hora de espera,  o atual bicampeão mundial, John John Florence amargou uma eliminação precoce na primeira competição do ano. Contra o australiano convidado Mikey Wright, o havaiano não encontrou seu surfe e viu o adversário pegar duas ondas da série para assegurar a vitória por 15,10 a 10,76. Com a eliminação, John John perderá a camiseta amarela.

Em revanche, Gabriel Medina derruba Fioravanti

Após interferência na onda de estreia em Gold Coast, Gabriel Medina deu o troco no italiano Leonardo Fioravanti. Com um surfe agressivo, o brasileiro foi o primeiro a surfar na segunda bateria do dia. Administrando bem a vantagem no marcador e a prioridade, Medina começou bem o confronto, somando notas principalmente em ondas intermediárias. Do outro lado, Fioravanti tentava, sem sucesso, uma reação. Na última ondulação do confronto, Gabriel, com a prioridade,  bloqueia ação do italiano para fazer a melhor onda da bateria (7,00) e fechar o placar em 13,00 a 7,90. No round 3, também eliminatório, Medina terá pela frente o algoz de John John Florence, o australiano Mikey Wright na sexta bateria.

Em duelo equilibrado, Adriano de Souza bate Ian Gouveia

Primeiro confronto verde e amarelo da repescagem, o campeão mundial Adriano de Souza bateu Ian Gouveia por 11,40 a 10,44. Na bateria com o maior número de ondas surfada, Mineirinho sentiu-se em casa e, com ótima leitura de ondas, avançou a terceira fase da competição australiana. Em busca de ondas da série, Ian viu Adriano construir o placar explorando ondas menores e acabou eliminado. Mineirinho está na décima bateria da terceira fase e encara o local Wade Carmichael.

Show de Joel Parkinson

Passeou. Esta foi a atuação do australiano Joel Parkinson em Gold Coast. Com uma excelente leitura de ondas, o veterano construiu a melhor somatória da repescagem, com 17,03 pontos. Encontrando um lindo tudo, Joel conseguiu duas notas excelentes, acima dos oito pontos (8,70 e 8,33) e  para avançar tranquilamente sobre o americano Patrick Gudauskas.

Michael Rodrigues tem exibição de gala

Fazendo sua estreia na elite do surfe mundial, Michael Rodrigues empolgou na sexta bateria da repescagem. Após um início lendo, com direito a recomeço de bateria, o brasileiro mostrou um variado leque de manobras, indo do tubo até o aéreo, para vencer sua primeira bateria no WCT. Trocando notas com facilidade, o cearense foi trocando notas e não se intimidou perante o havaiano Sebastian Zietz. No placar final, 14,67 contra 10.80 para o novato da Tempestade Brasileira. Ao todo, Rodrigues surfou 14 ondas, superando Adriano de Souza, com 13. Na próxima fase, Michael encara o sul-africano Jordy Smith, na 12ª bateria.

Willian Cardoso avança com vitória no fim

No segundo duelo entre brasileiros, na nona bateria da repescagem, a vitória e a vaga na terceira rodada ficou com o estreante Willian Cardoso. Após um início lento, com poucas ondas, foi o paulista Caio Ibelli quem começou na frente na bateria. Nos minutos finais, uma linda série colocou os dois surfistas em ação simultaneamente. Já na frende no marcador, Panda conseguiu trocar a sua nota e assegurar a vitória por 12,90 a 10,83. No round 3, Willian terá Owen Wright, atual campeão da etapa, pela frente.

Tomas Hermes supera Joan Duru

 

Na 11ª bateria da repescagem, o brasileiro Tomas Hermes venceu o equilibrado duelo contra o francês Joan Duru. Com o mar mais desperto, proporcionando boas ondas, o brasileiro aproveitou a melhora nas águas australianas para, no somatório (14,93), conseguir a classificação. Mesmo com a segunda melhor nota da bateria (7,67), Duru não encontrou com segunda boa nota para aplicar a virada e avançar na competição. Tomas enfrenta, na terceira fase, Kolohe Andino (EUA).

Yago Dora  e Jessé Mendes se despedem de Gold Coast

Após uma exibição de gala na última edição do Rio Pro, Yago Dora não conseguiu avançar para a terceira fase. Arriscando aéreos, assim como manobras velozes, o brasileiro teve uma atuação mediana na repescagem. Com a maior nota da bateria (7,17), o americano Conner Coffin bateu o membro da tempestade brasileira por 12,20 a 10,60. O atleta verde e amarelo ainda arriscou um aéreo inédito, mas, para a tristeza da torcida presente, não conseguiu concluí-lo.

Com grandes expectativas em relação a sua estreia no WCT deste ano, Jessé Mendes teve dificuldades contra o australiano Wade Carmichael. Na última bateria da repescagem, o surfista brasileiro começou eletrizante, abrindo a sua somatória com um 7,00. Sem conseguir encontrar uma segunda boa onda, contudo, ele viu seu rival, no último minuto conseguir a virada. Jessé ainda buscou uma onda salvadora, mas não foi suficiente para colocar o brasileiro na terceira fase da competição.

A terceira fase da etapa de Gold Coast ainda conta com Filipe Toledo e Ítalo Ferreira, que avançam logo na estreia. Os surfistas se enfrentam na quarta bateria em round eliminatório.

Confira os resultados da repescagem:

1. Mikey Wright (AUS) 15,10 X John John Florence (HAV) 10,76

2. Gabriel Medina (BRA) 13,00 X 7,90 Leonardo Fioravanti (ITA)

3. Michael February (AFS) 11,03 X 8,97 Matt Wilkinson (AUS)

4. Adriano de Souza (BRA) 11,40 X 11,07 Ian Gouveia (BRA)

5. Joel Parkinson (AUS) 17,03 X 9,67 Patrick Gudauskas (EUA)

6. Michael Rodrigues (BRA) 14,67 X 10,80 Sebastian Zietz (HAV)

7. Frederico Morais (POR) 12,16 X 9,90 Ezekiel Lau (HAV)

8. Kanoa Igarashi (JAP) 10,60 x 8,86 Keanu Asing (HAV)

9. Willian Cardoso (BRA) 12,90 X 10,83 Caio Ibelli (BRA)

10. Conner Coffin (EUA) 12,20 X 10,60 Yago Dora (BRA)

11.  Tomas Hermes (BRA) 14,93 X 12,17 Joan Duru (FRA)

12. Wade Carmichael (AUS) 11,74 X 11,13 Jessé Mendes (BRA)

AGENDA DO DIA

maio 28 06:00 Challenger de Vicenza Guilherme Clezar (BRA) Gianluca Mager (ITA) maio 28 07:30 Roland Garros Rogério Dutra Silva (BRA) Novak Djokovic (SER) maio 28 08:30 ITF de Grado Maria Osorio Serrano (COL)/Elena Rybakina (RUS) Georgia Brescia (ITA)/Gabriela Cé (BRA) maio 28 10:00 Jogos Sul-Americanos Judô Gabriella Moraes (63kg), Tiago Pinho (81kg), David Lima (73kg) maio 28 10:30 Jogos Sul-Americanos Natação – 800m livre Gabrielle Roncatto, Beatriz Dizotti, Rafaela Raurich maio 28 11:00 Jogos Sul-Americanos Natação – 200m borboleta masculino Matheus Gonche, Kauê Carvalho maio 28 11:00 Jogos Sul-Americanos - Badminton Brasil Peru maio 28 11:07 Jogos Sul-Americanos Natação – 200m costas feminino Fernanda De Goeij maio 28 11:14 Jogos Sul-Americanos Natação – 400m livre masculino Guilherme Costa, Fernando Scheffer maio 28 11:25 Jogos Sul-Americanos Natação – 100m livre feminino Clarissa Rodrigues, Camila Lins Mello maio 28 11:30 ITF de Grado Carolina Meligeni (BRA)/Thaisa Pedretti (BRA) Louisa Chirico (EUA)/Francisca Di Lorenzo (EUA) maio 28 11:30 Jogos Sul-Americanos Remo – Double Skiff Feminino Peso Leve (LW2x) Caroline Corado e Vanessa Cozzi maio 28 11:30 Jogos Sul-Americanos - rugby feminino Brasil Uruguai maio 28 11:36 Jogos Sul-Americanos Natação – 100m costas masculino Gabriel Fantoni maio 28 12:00 Jogos Sul-Americanos Ginástica Artística – Classificatórias por aparelhos, individual geral e por equipe Anna Júlia Reis, Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Luiza Domingues e Thaís Fidelis maio 28 12:15 Jogos Sul-Americanos - rugby masculino Brasil Paraguai maio 28 13:00 Jogos Sul-Americanos Remo – Dois Sem Masculino (M2-) Evaldo Becker e Aílson Eráclito maio 28 13:00 Jogos Sul-Americanos Vela – Classe Snipe Juliana Duque e Rafael Rizzat (BRA) maio 28 13:45 Jogos Sul-Americanos Natação – 400m medley feminino Bruna Leme, Fernanda De Goeij maio 28 14:15 Jogos Sul-Americanos Natação – 4x200m livre masculino André Luiz Souza, Breno Corrêa, Fernando Scheffer, Guilherme Costa maio 28 15:00 Jogos Sul-Americanos Caratê – Kumitê Gabrielle Sepe (68kg), Kaíque Rodrigues (84kg) maio 28 15:00 Jogos Sul-Americanos Boliche – Individual Masculino Marcelo Suartz e Renan Zoghaib maio 28 15:00 Jogos Sul-Americanos Levantamento de Peso – 48kg feminino Emily Rosa, Luana Madeira maio 28 15:15 Jogos Sul-Americanos - rugby masculino Brasil Colômbia maio 28 16:00 Jogos Sul-Americanos Ciclismo BMX Anderson Ezequiel maio 28 16:30 Jogos Sul-Americanos - rugby feminino Brasil Peru maio 28 16:30 Jogos Sul-Americanos Ciclismo BMX Júlia Alves maio 28 17:00 Jogos Sul-Americanos Caratê – Kumitê Erica Santos (61kg), Hernani Veríssimo (75kg)

Receba novidades do OTD

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!

Mais em Surfe