Siga o OTD

Surfe

Cinco brasileiros avançam ao round três em Gold Coast

Reprodução/Twitter

Cinco brasileiros venceram seus duelos na repescagem e se uniram a Filipe Toledo e Ítalo Ferreira na terceira fase de Gold Coast do Mundial de Surfe.

Mais cinco brasileiros estão no round três de Gold Coast (AUS), primeira etapa do Circuito Mundial. Além de Ítalo Ferreira e Filipe Toledo, que se classificaram na primeira fase, Gabriel Medina, Adriano de Souza, Michael Rodrigues, Willian Cardoso e Tomas Hermes venceram seus duelos nesta segunda-feira, na repescagem, e seguem vivos na disputa pelo título. Já Ian Gouveia, Yago Dora, Caio Ibelli e Jessé Mendes se despediram com a 25ª colocação na etapa.

+ ASSISTA AO VIVO: ETAPA DE ABERTURA DO MUNDIAL DE SURFE

A competição precisou de uma hora extra de espera para ser iniciada. Ainda com séries espaçadas, o mar protagonizou grandes períodos de pausas durante as baterias. Com poucas boas oportunidades, a leitura das ondas foi crucial nesta segunda-feira. As ondas também oscilaram bastante, com baterias repletas de ação e outras com longas pausas. A previsão é que as ondulações aumentem nos próximos dias, com o encerramento da competição ocorrendo na quarta-feira (horário de Brasília).

Atual bicampeão mundial, John John Florence não encontrou boas ondas e acabou eliminado pelo local  Mikey Wright. Já Joel Parkinson (AUS) protagonizou os melhores momentos da repescagem, conseguindo a maior somatória do round (17,03) e a melhor nota (8,70).

A competição segue nesta terça-feira, a partir das 17h30 (horário de Brasília), com a realização da terceira fase. Vale lembrar que, a partir desta temporada, a competição masculina não conta com a segunda repescagem (round 5). No feminino, o Brasil não tem mais representantes, já que Silvana Lima se despediu da primeira competição do ano na terceira fase.

John John se despede da amarelinha

Com a competição iniciada após uma hora de espera,  o atual bicampeão mundial, John John Florence amargou uma eliminação precoce na primeira competição do ano. Contra o australiano convidado Mikey Wright, o havaiano não encontrou seu surfe e viu o adversário pegar duas ondas da série para assegurar a vitória por 15,10 a 10,76. Com a eliminação, John John perderá a camiseta amarela.

Em revanche, Gabriel Medina derruba Fioravanti

Após interferência na onda de estreia em Gold Coast, Gabriel Medina deu o troco no italiano Leonardo Fioravanti. Com um surfe agressivo, o brasileiro foi o primeiro a surfar na segunda bateria do dia. Administrando bem a vantagem no marcador e a prioridade, Medina começou bem o confronto, somando notas principalmente em ondas intermediárias. Do outro lado, Fioravanti tentava, sem sucesso, uma reação. Na última ondulação do confronto, Gabriel, com a prioridade,  bloqueia ação do italiano para fazer a melhor onda da bateria (7,00) e fechar o placar em 13,00 a 7,90. No round 3, também eliminatório, Medina terá pela frente o algoz de John John Florence, o australiano Mikey Wright na sexta bateria.

Em duelo equilibrado, Adriano de Souza bate Ian Gouveia

Primeiro confronto verde e amarelo da repescagem, o campeão mundial Adriano de Souza bateu Ian Gouveia por 11,40 a 10,44. Na bateria com o maior número de ondas surfada, Mineirinho sentiu-se em casa e, com ótima leitura de ondas, avançou a terceira fase da competição australiana. Em busca de ondas da série, Ian viu Adriano construir o placar explorando ondas menores e acabou eliminado. Mineirinho está na décima bateria da terceira fase e encara o local Wade Carmichael.

Show de Joel Parkinson

Passeou. Esta foi a atuação do australiano Joel Parkinson em Gold Coast. Com uma excelente leitura de ondas, o veterano construiu a melhor somatória da repescagem, com 17,03 pontos. Encontrando um lindo tudo, Joel conseguiu duas notas excelentes, acima dos oito pontos (8,70 e 8,33) e  para avançar tranquilamente sobre o americano Patrick Gudauskas.

Michael Rodrigues tem exibição de gala

Fazendo sua estreia na elite do surfe mundial, Michael Rodrigues empolgou na sexta bateria da repescagem. Após um início lendo, com direito a recomeço de bateria, o brasileiro mostrou um variado leque de manobras, indo do tubo até o aéreo, para vencer sua primeira bateria no WCT. Trocando notas com facilidade, o cearense foi trocando notas e não se intimidou perante o havaiano Sebastian Zietz. No placar final, 14,67 contra 10.80 para o novato da Tempestade Brasileira. Ao todo, Rodrigues surfou 14 ondas, superando Adriano de Souza, com 13. Na próxima fase, Michael encara o sul-africano Jordy Smith, na 12ª bateria.

Willian Cardoso avança com vitória no fim

No segundo duelo entre brasileiros, na nona bateria da repescagem, a vitória e a vaga na terceira rodada ficou com o estreante Willian Cardoso. Após um início lento, com poucas ondas, foi o paulista Caio Ibelli quem começou na frente na bateria. Nos minutos finais, uma linda série colocou os dois surfistas em ação simultaneamente. Já na frende no marcador, Panda conseguiu trocar a sua nota e assegurar a vitória por 12,90 a 10,83. No round 3, Willian terá Owen Wright, atual campeão da etapa, pela frente.

Tomas Hermes supera Joan Duru

 

Na 11ª bateria da repescagem, o brasileiro Tomas Hermes venceu o equilibrado duelo contra o francês Joan Duru. Com o mar mais desperto, proporcionando boas ondas, o brasileiro aproveitou a melhora nas águas australianas para, no somatório (14,93), conseguir a classificação. Mesmo com a segunda melhor nota da bateria (7,67), Duru não encontrou com segunda boa nota para aplicar a virada e avançar na competição. Tomas enfrenta, na terceira fase, Kolohe Andino (EUA).

Yago Dora  e Jessé Mendes se despedem de Gold Coast

Após uma exibição de gala na última edição do Rio Pro, Yago Dora não conseguiu avançar para a terceira fase. Arriscando aéreos, assim como manobras velozes, o brasileiro teve uma atuação mediana na repescagem. Com a maior nota da bateria (7,17), o americano Conner Coffin bateu o membro da tempestade brasileira por 12,20 a 10,60. O atleta verde e amarelo ainda arriscou um aéreo inédito, mas, para a tristeza da torcida presente, não conseguiu concluí-lo.

Com grandes expectativas em relação a sua estreia no WCT deste ano, Jessé Mendes teve dificuldades contra o australiano Wade Carmichael. Na última bateria da repescagem, o surfista brasileiro começou eletrizante, abrindo a sua somatória com um 7,00. Sem conseguir encontrar uma segunda boa onda, contudo, ele viu seu rival, no último minuto conseguir a virada. Jessé ainda buscou uma onda salvadora, mas não foi suficiente para colocar o brasileiro na terceira fase da competição.

A terceira fase da etapa de Gold Coast ainda conta com Filipe Toledo e Ítalo Ferreira, que avançam logo na estreia. Os surfistas se enfrentam na quarta bateria em round eliminatório.

Confira os resultados da repescagem:

1. Mikey Wright (AUS) 15,10 X John John Florence (HAV) 10,76

2. Gabriel Medina (BRA) 13,00 X 7,90 Leonardo Fioravanti (ITA)

3. Michael February (AFS) 11,03 X 8,97 Matt Wilkinson (AUS)

4. Adriano de Souza (BRA) 11,40 X 11,07 Ian Gouveia (BRA)

5. Joel Parkinson (AUS) 17,03 X 9,67 Patrick Gudauskas (EUA)

6. Michael Rodrigues (BRA) 14,67 X 10,80 Sebastian Zietz (HAV)

7. Frederico Morais (POR) 12,16 X 9,90 Ezekiel Lau (HAV)

8. Kanoa Igarashi (JAP) 10,60 x 8,86 Keanu Asing (HAV)

9. Willian Cardoso (BRA) 12,90 X 10,83 Caio Ibelli (BRA)

10. Conner Coffin (EUA) 12,20 X 10,60 Yago Dora (BRA)

11.  Tomas Hermes (BRA) 14,93 X 12,17 Joan Duru (FRA)

12. Wade Carmichael (AUS) 11,74 X 11,13 Jessé Mendes (BRA)

AGENDA DO DIA

out 18 04:00 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Bruna Alexandre (BRA) 3 Chunxiao Hou (CHN) 2 out 18 04:15 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Israel Stroh (BRA) 0 Mykhaylo Popov (UCR) 3 out 18 06:15 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Guilherme Costa (BRA) 0 Fabien Lamirault (FRA) 3 out 18 07:00 ITF de Santa Margherita Di Pula Thaisa Pedretti (BRA)/Daniela Lopez (CHI) 2 Anastasia Grymalska (ITA)/Chiara Scholl (EUA) 0 out 18 07:00 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Cátia Oliveira (BRA) 1 Su Yeon Seo (COR) 3 out 18 07:00 ITF de Santa Margherita Di Pula Gabriela Cé (BRA) 0 Stephanie Wagner (ALE) 2 out 18 09:15 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Lucas Carvalho (BRA) 0 Yi Qing Zhao (CHN) 3 out 18 10:00 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Cláudio Massad (BRA) 3 Mateo Boheas (FRA) 1 out 18 10:00 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Diego Moreira (BRA) 1 Filip Radovic (MNE) 3 out 18 10:45 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Danielle Rauen (BRA) 0 Neslihan Kavas (TUR) 3 out 18 11:00 ITF de Santa Margherita Di Pula Gabriela Cé (BRA)/Eduarda Piai (BRA) 0 Fernanda Brito (CHI)/Sofia Luini (ARG) 2 out 18 11:00 Mundial Sub-21 de Judô Larissa Pimenta, Maria Taba, Ketelyn Nascimento, Michael Marcelino, Wilian Lima, Jeferson dos Santos Junior out 18 11:20 ITF de Santa Margherita Di Pula Carolina Meligeni (BRA)/Vanda Lukacs (HUN) Anita Husaric (BOS)/Sandra Samir (EGI) out 18 11:30 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Jennyfer Parinos (BRA) 1 Giuyan Xiong (CHN) 3 out 18 12:15 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Iranildo Espíndola (BRA) 1 Jiri Suchanek (TCH) 3 out 18 12:15 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Guilherme Costa (BRA) Victor Turcio (MEX) out 18 12:30 ITF de Florence Kayla Day (EUA) Paula Gonçalves (BRA) out 18 13:00 Etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de vôlei de praia Ricardo/Álvaro Filho Grimalt/Grimalt out 18 13:00 Jogos Olímpicos da Juventude - Futsal Brasil Rússia out 18 13:00 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Israel Stroh (BRA) Ben Despineux (BEL) out 18 13:00 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Paulo Salmin (BRA) Kevin Dourbecker (FRA) out 18 13:45 Mundial Paralímpico de tênis de mesa Cátia Oliveira (BRA) Florence Sireau (FRA) out 18 14:40 Etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de vôlei de praia Guto/Saymon Patterson/Slick out 18 14:40 Etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de vôlei de praia Pedro Solberg/Bruno Schmidt Bergman/Harms out 18 15:00 Campeonato Sul-Americano Sub-20 de vôlei feminino - Grupo A Uruguai Equador out 18 15:00 Copa do Brasil Sub-17 - Oitavas Coritiba Botafogo out 18 15:00 Copa do Brasil Sub-17 - Oitavas Avaí Santos out 18 15:00 Copa do Brasil Sub-17 - Oitavas Fluminense Cruzeiro out 18 16:20 Etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de vôlei de praia Maria Elisa/Carol Solberg Tainá/Victoria out 18 16:20 Etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de vôlei de praia Kolosinska/Kociolek Josi/Lili out 18 17:00 Campeonato Sul-Americano Sub-20 de vôlei feminino - Grupo B Argentina Bolívia out 18 17:00 Mundial Sub-21 de Judô Brasil out 18 18:00 Etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de vôlei de praia Sponcil/Claes Maria Clara/Elize Maia out 18 19:00 Campeonato Sul-Americano Sub-20 de vôlei feminino - Grupo B Brasil Colômbia out 18 19:00 Copa do Brasil Sub-17 - Oitavas Vitória Vasco out 18 19:30 Liga Nacional de polo aquático masculino - primeira fase Pinheiros Paineiras out 18 20:00 Liga Nacional de polo aquático masculino - primeira fase Fluminense Flamengo out 18 20:00 Liga Nacional de Handebol Feminino - Conferência Sul-Sudeste Cascavel Concórdia out 18 20:00 Liga Nacional de Handebol Feminino - Conferência Sul-Sudeste Maringá Blumenau out 18 20:00 Campeonato Carioca de vôlei feminino Botafogo Flamengo out 18 20:30 Liga Sul-Americana de Basquete masculino - Grupo C Quimsa (ARG) Minas Tênis Clube out 18 20:45 NBB Mogi das Cruzes Pinheiros out 18 21:00 Campeonato Sul-Americano Sub-20 de vôlei feminino - Grupo A Peru Chile out 18 21:00 NBA Philadelphia 76ers Chicago Bulls out 18 21:30 Brasileiro Sub-20 de futebol - Final Vitória Palmeiras out 18 22:45 Liga Sul-Americana de Basquete masculino - Grupo C Fastbreak (COL) Bauru

Mais em Surfe