Siga o OTD

Surfe

Melhor brasileiro cai nas quartas e australiano leva título mundial júnior de surfe

O australiano Ethan Ewing conquistou neste domingo na praia de Kiama em seu país o Mundial Júnior de Surfe ao derrotar na final o americano Griffin Colapinto. O melhor brasileiro na disputa foi o catarinense Matheus Herdy, que foi eliminado nas quartas-de-final pelo havaiano Cody Young, que perdeu na semifinal para o campeão.

Eliminado nas quartas-de-final, Matheus Herdy foi o melhor brasileiro no Mundial Júnior

Além de Matheus Herdy, Weslley Dantas, campeão sul-americano da categoria, entrou no último dia de disputa entre os 12 melhores e com chances de ser campeão, mas acabou caindo fora numa bateria de três surfistas em que os dois primeiros se classificavam para as quartas-de-final. O irmão de Wiggoly Dantas fez apenas 9,87 na soma de suas duas melhores ondas e acabou ficando para trás do australiano Reef Heazlewood (13,50) e de Griffin Colapinto (12,33).

Grande esperança de título para o Brasil, Weslley Dantas acabou em nono lugar no Mundial

Na mesma fase, Matheus Herdy venceu sua bateria com 15,26, a maior pontuação da quarta fase, derrotando o sul-africano Jordy Maree (13,17) e o francês Marco Mignot (12,47). Nas quartas-de-final, o catarinense fez um confronto duríssimo contra Cody Young e acabou derrotado por apenas 0,91 de diferença. O brasileiro fez 11,83 contra 12,74 do havaiano.

Kim Mateheus Marcondes foi eliminado pelo peruano Alonso Correa na segunda fase

Além de Matheus Herdy, que terminou em quinto lugar, e de Weslley Dantas, que foi o nono, Kim Matheus Marcondes também participou do Mundial Júnior de Surfe e foi eliminado na segunda fase pelo peruano Alonso Correa, ficando com a 25a. colocação.

O Brasil buscava seu oitavo título mundial júnior de surfe pela WSL (World Surf League). O primeiro foi conquistado pelo carioca Pedro Henrique no ano 2000. Depois, Adriano de Souza venceu a edição de 2003, o cearense Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007, Caio Ibelli ganhou o único circuito de três etapas em 2011, o campeão mundial Gabriel Medina faturou o título na única decisão disputada no Brasil em 2013 e o carioca Lucas Silveira levantou o caneco de 2015 em Portugal.

Mundial Júnior de Surfe feminino

Macy Callaghan levou também para a Austrália o título feminino do Mundial Júnior de Surfe

No feminino, o título ficou com a também australiana Macy Callaghan, que venceu a havaiana Mahina Maeda na decisão. A única brasileira a participar do Mundial Júnior de Surfe foi Tainá Hinckel, de apenas 13 anos, que foi eliminada na segunda fase pela americana Carolina Marks por apenas 0,27 de diferença, e acabou em 13o. lugar.

A brasileira Tainá Hinckel disputou seu primeiro Mundial Júnior de Surfe com apenas 13 anos

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe