Siga o OTD

Surfe

Brasileira bate duas campeãs mundiais na estreia em Trestles

Silvana Lima foi o grande destaque do primeiro dia da etapa de Trestles do Mundial de Surfe. Como o swell perdeu força, o início da competição masculina foi adiado e apenas a primeira fase feminina foi disputada nesta quarta-feira. E a brasileira brilhou ao vencer a bateria contra a australiana Stephanie Gilmore, seis vezes campeã mundial, e a havaiana Carissa Moore, que conquistou o título três vezes. Com o resultado, a cearense avançou direto para a terceira fase em Trestles, enquanto as duas adversárias terão de disputar a repescagem. Apenas as meninas competiram no primeiro dia do prazo da etapa norte-americana do World Surf League Championship Tour. Devido às ondas pequenas de 2-3 pés na quarta-feira, o início do masculino foi adiado para a quinta-feira.

Silvana fez a sua melhor bateria no CT esse ano, contra a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore e a tricampeã Carissa Moore. A brasileira avançou direto para a terceira fase, mas a australiana e a havaiana ainda têm outra chance de classificação nos duelos eliminatórios da repescagem.

“Oh meu Deus, nem posso acreditar que ganhei essa bateria conta a Carissa (Moore) e a Steph (Gilmore)”, disse Silvana Lima, que pela primeira vez estreou com vitória nas etapas do CT esse ano. “Foi a primeira vez que eu ganhei uma bateria delas esse ano. Quem poderia acreditar nisso? Nem eu. Eu tenho conseguido bons resultados no QS (lidera o ranking) e cheguei aqui em Trestles com mais confiança. Eu precisava acreditar mais em mim mesma e sabia que só tinha que surfar o meu melhor lá fora. A Carissa é uma ótima surfista e a Steph tem muita força e estilo no seu surfe, então tive que fazer meu máximo e estou feliz por ter dado tudo certo dessa vez”.

A bateria foi excitante, com boas ondas entrando para as três competidoras, que se revezaram na liderança. A havaiana Carissa Moore largou na frente com nota 7,00, mas Silvana botou pressão na tricampeã mundial com um 7,33. A batalha prosseguiu na busca pela segunda melhor onda computada no resultado e Carissa assumiu a ponta de novo com 6,87. O tempo foi passando e só no final a brasileira achou outra onda boa e não desperdiçou sua última chance, botando força nas manobras para ganhar 6,97 e vencer por 14,30 a 13,87 pontos. A hexacampeã Stephanie Gilmore não acompanhou o ritmo e ficou em último com 11,97.

Carissa agora vai abrir a segunda fase num duelo havaiano com Malia Manuel e Stephanie disputa a quarta eliminatória numa bateria australiana com Bronte Macaulay. Quem também acabou caindo para a repescagem foi a atual campeã mundial e defensora do título do Swatch Pro Trestles, Tyler Wright. A australiana foi batida pela compatriota Keely Andrew por uma pequena diferença de 13,17 a 12,83 pontos. Ela agora vai tentar aproveitar a segunda chance de classificação contra a convidada desta etapa e também australiana, Macy Callaghan.

Caso sofra outra derrota, Tyler Wright será eliminada em último lugar e já perde a lycra amarela do Jeep WSL Leader para a australiana Sally Fitzgibbons, vice-líder do ranking que estreou com vitória na disputa seguinte à da estreia da atual campeã mundial. Quem também brilhou no primeiro dia foi a número 3 do ranking, Courtney Conlogue. A norte-americana usou os aéreos para fazer os recordes do dia na quarta-feira, totalizando 16,67 pontos com a nota 8,67 da sua melhor onda. Era preciso, pois a também californiana Lakey Peterson surfou muito bem e ficou em segundo lugar com 16,00 pontos. As duas não deram qualquer chance para a australiana Laura Enever, que ficou em último no confronto.

“Foi definitivamente uma ótima bateria e a Lakey (Peterson) tem surfado muito bem aqui, pois já tinha visto isso nas sessões de treinamento”, destacou Courtney Conlogue. “Eu tentei não desperdiçar as chances que tive para surfar e busquei fazer manobras mais explosivas. Venho treinando bastante e fazendo muita ioga esse ano, o que é ótimo porque me dá mais estrutura e disciplina para a minha rotina”.

Courtney Conlogue é uma das quatro surfistas com chances matemáticas de tirar a liderança do ranking de Tyler Wright no Swatch Pro Trestles. Ela é a única que venceu duas etapas esse ano, em Bells Beach na Austrália e nas ilhas Fiji. No momento está em terceiro lugar e bem próxima da disputa fase a fase entre Tyler e a vice-líder, Sally Fitzgibbons. Já as possibilidades da francesa Johanne Defay e de Stephanie Gilmore são mais remotas, pois precisam vencer a etapa norte-americana e as três que estão à sua frente não podem passar da terceira fase.

HURLEY PRO TRESTLES – É quase a mesma situação dos brasileiros Adriano de Souza e Gabriel Medina na briga pela lycra amarela do Jeep WSL Leader, que será vestida por Jordy Smith no Hurley Pro Trestles. O sul-africano defende o título da etapa norte-americana e sua posição é ameaçada por seis surfistas. A disputa com o atual campeão mundial, John John Florence, é fase a fase. Além do havaiano e dos brasileiros, três australianos também têm chances matemáticas, Matt Wilkinson em terceiro lugar no ranking, Owen Wright em quarto e Julian Wilson em quinto.
Mineirinho é o sexto colocado e vai estrear na primeira bateria do Hurley Pro Trestles, que será 100% brasileira, contra os também paulistas Wiggolly Dantas e Miguel Pupo. Na segunda, entram mais dois, o paulista Caio Ibelli e o potiguar Jadson André, para enfrentar o vencedor da etapa passada no CT, Julian Wilson. O título no Billabong Pro Tahiti foi conquistado na terceira final de Gabriel Medina nos tubos de Teahupoo. Medina está escalado na sétima bateria, com o australiano Adrian Buchan e o norte-americano Nat Young, logo após a estreia de Jordy Smith contra o brasileiro Ian Gouveia e o convidado desta etapa, Evan Geiselman.

PRIMEIRA FASE DO SWATCH PRO TRESTLES – 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Segunda Fase:
01: 1-Johanne Defay (FRA)=11.50, 2-Tatiana Weston-Webb (HAV)=10.50, 3-Pauline Ado (FRA)=9.00
02: 1-Silvana Lima (BRA)=14.30, 2-Carissa Moore (HAV)=13.87, 3-Stephanie Gilmore (AUS)=11.97
03: 1-Keely Andrew (AUS)=13.17, 2-Tyler Wright (AUS)=12.83, 3-Macy Callaghan (AUS)=7.86
04: 1-Sally Fitzgibbons (AUS)=14.53, 2-Bronte Macaulay (AUS)=13.07, 3-Coco Ho (HAV)=11.27
05: 1-Courtney Conlogue (EUA)=16.67, 2-Lakey Peterson (EUA)=16.00, 3-Laura Enever (AUS)=11.83
06: 1-Sage Erickson (EUA)=13.43, 2-Nikki Van Dijk (AUS)=11.43, 3-Malia Manuel (HAV)=6.47
SEGUNDA FASE – Vitória=Terceira Fase e Derrota=13.o lugar com 1.750 pontos e US$ 10.000:
1.a: Carissa Moore (HAV) x Malia Manuel (HAV)
2.a: Tatiana Weston-Webb (HAV) x Pauline Ado (FRA)
3.a: Tyler Wright (AUS) x Macy Callaghan (AUS)
4.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
5.a: Nikki Van Dijk (AUS) x Laura Enever (AUS)
6.a: Lakey Peterson (EUA) x Coco Ho (HAV)
PRIMEIRA FASE DO HURLEY PRO TRESTLES – 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Segunda Fase:
01: Adriano de Souza (BRA), Wiggolly Dantas (BRA), Miguel Pupo (BRA)
02: Julian Wilson (AUS), Caio Ibelli (BRA), Jadson André (BRA)
03: Owen Wright (AUS), Jeremy Flores (FRA), Josh Kerr (AUS)
04: Matt Wilkinson (AUS), Bede Durbidge (AUS), Ethan Ewing (AUS)
05: John John Florence (HAV), Italo Ferreira (BRA), Hiroto Ohhara (JPN)
06: Jordy Smith (AFR), Ian Gouveia (BRA), Evan Geiselman (EUA)
07: Gabriel Medina (BRA), Adrian Buchan (AUS), Nat Young (EUA)
08: Joel Parkinson (AUS), Conner Coffin (EUA), Stu Kennedy (AUS)
09: Filipe Toledo (BRA), Joan Duru (FRA), Leonardo Fioravanti (ITA)
10: Connor O´Leary (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Kanoa Igarashi (EUA)
11: Kolohe Andino (EUA), Frederico Morais (PRT), Jack Freestone (AUS)
12: Mick Fanning (AUS), Michel Bourez (TAH), Ezekiel Lau (HAV)

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe