Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina sofre virada no fim e é vice-campeão no Taiti

Gabriel Medina esteve muito perto do título da etapa do Taiti do Circuito Mundial, mas levou a virada no final e perdeu para Julian Wilson

Faltou muito pouco para Gabriel Medina comemorar seu primeiro título nesta temporada. O brasileiro chegou até a final da etapa do Taiti do Circuito Mundial de surfe, em Teahupo’o, chegou a abrir grande vantagem sobre Julian Wilson, mas o australiano conseguiu a virada nos minutos finais da bateria e foi campeão por apenas 1,09 de vantagem.

O último dia de disputas em Teahupo’o começou com a disputa do Round 4 e muito mal para Gabriel Medina. Numa bateria contra Kolohe Andino, dos Estados Unidos, e Matt Wilkinson, da Austrália, o brasileiro cometeu uma interferência, ficou com apenas 6,00 contra 13,37 do americano, que se classificou direto para as quartas-de-final e 12,50 do então líder da temporada.

A derrota fez com que Medina tivesse que passar pelo Round 5 antes de ir para as quartas-de-final. Ele enfrentou o australiano Connor O’Leary e, com duas ondas médias em que tirou 7,10 e 7,27, conseguiu vencer por 14,37 a 11,66.

Nas quartas-de-final, Gabriel Medina teve mais um australiano pela frente: Owen Wright. Mas o brasileiro mostrou a que veio logo na primeira onda e conseguiu uma nota 10 com um tubo espetacular. Foi a única pontuação máxima de toda a etapa do Taiti.

O australiano tentou reagir conseguindo 7,17 e depois 6,77, mas, com um 8,23, Gabriel Medina chegou à vitória por 18,23 a 13,94 para garantir presença na semifinal, onde teve pela frente o americano Kolohe Andino.

Na briga por uma vaga na decisão, o surfista dos Estados Unidos conseguiu a melhor nota da bateria: 8,90. Mas faltou a ele regularidade. Com mais um 5,00, ele ficou com apenas 13,90, enquanto Gabriel Medina garantiu a vitória e a classificação para a final com um 7,33 e um 7,83, somando 15,16.

A final foi espetacular. Depois de um início com pequenas ondas, que renderam pontuações não muito altas para os dois surfistas, Gabriel Medina conseguiu duas grandes notas na sequência. Um 8,67, seguido de um 9,20.

Faltavam 15 minutos para o fim da bateria e a situação de Julian Wilson ficou complicada. O australiano precisaria somar 17,88 para conquistar o título no Taiti. Não era fácil. Mas ele foi buscar. Primeiro, pegou a melhor onda da decisão para somar 9,23.

Faltavam cinco minutos para o fim e ele precisava de 8,64 para assumir a liderança. Veio então uma onda com ótima formação e Julian Wilson conseguiu pegar um tubo espetacular, que lhe rendeu 9,73, virando a bateria final.

Gabriel Medina ficou, então, precisando de 9,76 para ser campeão, mas o brasileiro não conseguiu no pouco tempo que restava pegar uma onda que lhe desse condições de atingir tal pontuação e teve que se contentar com o vice-campeonato.

Outros brasileiros no Taiti

Além de Gabriel Medina, outro brasileiro que teve ótimo desempenho no Taiti foi Wiggolly Dantas, que foi eliminado nas quartas-de-final pelo americano Kolohe Andino. Ian Gouveia, Adriano de Souza e Ítalo Ferreira caíram no Round 3, enquanto Filipe Toledo, Jadson André, Miguel Pupo e Caio Ibelli não passaram do 2.

Mundial tem novo líder

Com os resultados da etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe, a temporada tem um novo primeiro colocado. Eliminado na semifinal por Julian Wilson, o sul-africano Jordy Smith assumiu a liderança com 37.850 pontos, seguido por John John Florence, que caiu nas quartas-de-final. O antigo líder, Matt Wilkinson, que não passou do Round 5, caiu para a terceira colocação. Vencedor no Taiti, Julian Wilson é o quinto colocado.

O melhor brasileiro é Adriano de Souza, que está na sexta colocação com 29.650 pontos. Gabriel Medina subiu duas posições no ranking mundial com a campanha no Taiti e agora é o sétimo colocado com 29.000. Filipe Toledo caiu duas posições e é o nono, enquanto Wiggolly Dantas subiu seis lugares e agora é o 19º.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe