Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira é destaque de documentário especial da WSL

Toda a trajetória do campeão mundial, desde a infância humilde em Baía Formosa até a conquista do título, foram retratados no filme de 24 minutos

Campeão Mundial de surfe, Ítalo Ferreira ganha documentário especial da WSL Studios
WSL/Cestar

Momentos do surfista Ítalo Ferreira com a família, amigos e a namorada, Mari Azevedo, performance nas ondas e o grande ápice da carreira, quando se sagrou campeão mundial no ano passado, ao vencer o Circuito Mundial de Surfe (World Championship Tour) em 20 de dezembro. Tudo isso está no documentário especial sobre a vida do atleta, produzido pela WSL Studios.

A estreia será na quinta (16), com legendas em português, no site da World Surf League, no aplicativo da Liga para dispositivos mobile e também no Canal da WSL no Youtube.

O documentário é um episódio da Sound Waves, uma das séries produzidas e exibidas pela WSL nas suas plataformas, que retrata momentos vividos pelos melhores surfistas do mundo durante seu dia a dia, o que inclui vida pessoal, treinamentos e disputas de etapas do campeonato.

Da prancha de isopor a conquista do Havaí

O filme com Ítalo traz cenas comoventes, com o surfista contando sobre sua infância no esporte e a vida muito humilde até conseguir melhorar as condições de sua família, que até hoje reside e trabalha em Baía Formosa, no litoral do Rio Grande do Norte.

“Com oito anos de idade, como eu não tinha prancha, usava a tampa do isopor onde meu pai guardava os peixes que vendia nas praias. Mas como eu era muito magrinho conseguia ficar em pé nela”, contou Ítalo Ferreira, nascido e criado em Baía Formosa, a 90 quilômetros de Natal.

Ele ganhou a primeira prancha aos 11 anos e, a partir de então, não parou mais. Não só praticou o esporte como foi aperfeiçoando as suas manobras, tanto que na temporada do WCT de 2015 foi eleito ‘estreante do ano’, despontando-se na busca do título mundial daquela temporada (quando ficou em sétimo lugar).

Quatro anos depois, na temporada de 2019, conseguiu ganhar de Gabriel Medina na última e decisiva prova da disputa em Pipeline, no Havaí, conquistando o título da temporada.

Antes dele, apenas o próprio Gabriel Medina, em 2014 e 2018, e Adriano de Souza, o ‘Mineirinho’, em 2015, conquistaram o título para o Brasil. Vale destacar que Ítalo e Medina garantiram a vaga nas Olimpíadas de Tóquio, quando o esporte estreará nos Jogos Olímpicos.

Sound Waves

Cada episódio do Sound Waves mostra a jornada de um surfista. A série já exibiu filmas com o brasileiro Lucas Chumbo, o havaiano Kai Lenny, o californiano Conner Coffin e a costa-riquense Brisa Hennessy, entre outros.

“A WSL produz e exibe séries e documentários que retratam o universo do surfe e lançamos agora um episódio especial de ‘Sound Waves’, já que retrata o nosso mais novo campeão mundial Ítalo Ferreira. Os amantes do lifestyle do surfe, se ainda não acompanham a nossa programação, devem fazê-lo, pois com certeza vão gostar”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL para a América Latina.

Mais em Surfe