Siga o OTD

Surfe

Tubo espetacular rende nota dez a Filipinho. Veja o vídeo!

Filipe Toledo foi o grande destaque do dia em Jeffreys Bay. Com um tubo incrível, ele garantiu a nota máxima

O brasileiro Filipe Toledo foi o principal nome do dia na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, pelo Circuito Mundial de Surfe. Na disputa da segunda fase, a repescagem, Filipinho disputou a bateria contra o americano Kanoa Igarashi e deu um verdadeiro show. Aproveitando as formações perfeitas das ondas sul-africanas, o surfista pegou um tubo espetacular e tirou o primeiro 10 da competição. Além da nota máxima, ele conseguiu outro 9,63 e fechou com 19,63 contra 12,83 do adversário. Assista no vídeo acima a onda que levou Filipinho à nota 10 e abaixo os melhores momentos da bateria.

“No round 1, eu consegui pegar uma ótima onda (9,5), só que faltou uma segunda nota boa pra somar, então guardei as energias e a vontade de surfar para o round 2”, disse Filipe Toledo, que não deu qualquer chance para o norte-americano Kanoa Igarashi. “Ontem (domingo), eu passei o dia descansando, nem surfei, fiquei só assistindo a galera fazendo o free-surf, então hoje eu fui com tudo pra bateria e deu tudo certo, graças a Deus. Acho que essa foi a primeira vez na minha vida que surfei ondas tão perfeitas assim, com altos tubos e ótimas para manobras também. Estou muito feliz por ter feito um dez e um nove e pouco, pois não tem sensação melhor do que isso”.

Com a vitória sobre Kanoa Igarashi, Filipinho enfrentaria na terceira fase o multicampeão Kelly Slater, mas o americano de 45 anos, que havia se classificado por antecipação por ter vencido sua bateria na primeira fase, sofreu uma lesão enquanto treinava nesta segunda-feira. O surfista fraturou o pé e terá de voltar para os Estados Unidos para se recuperar. Com isso, o brasileiro já está garantido na quarta fase, entre os 12 melhores da etapa de Jeffreys Bay.

“Você já dobrou todo o seu pé para trás? Se você tentar isso em algum momento, é assim que pode parecer. Eu surfei uma onda nesta manhã e, quando ela estourou, levou meu pé para trás, levando toda a pressão para o metatarso, meio que esmagando meu pé como uma grande martelada. Parece que estou dando à luz meu pé agora mesmo! Estou supondo que farei uma cirurgia, e férias de seis semanas estão chegando. Não estou muito ansioso para as 30 horas de voo até minha casa para a cirurgia. Ai! É uma droga, mas tantas pessoas lidam com coisas tão mais horríveis ao redor deste mundo todos os dias que um pé quebrado me parece algo pequeno. Às vezes, uma coisa ruim é uma coisa boa. Vou aproveitar ao máximo o meu tempo de folga”, lamentou Kelly Slater em suas redes sociais.

Além de Filipinho, Caio Ibelli e Jadson André também se deram bem na respescagem ao vencerem, respectivamante o australiano Stuart Kennedy por 16,43 a 14,80 e o americano Kolohe Andino por 15,80 a 13,20. Os três se juntam a Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e  Adriano de Souza, que conseguiram a classificação direta para a terceira fase ao terem vencido suas baterias na primeira fase. Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Ian Gouveia acabaram eliminados, respectivamente, por Connor O´Leary, da Austrália, Ezekiel Lau, do Havaí, e Frederico Morais, da Itália.

“Eu consegui fazer uma bateria boa e acho que estou no melhor nível do meu surfe atualmente, as pranchas estão animais, mas o primeiro dia foi bem difícil pra mim, pois quebrei minha melhor prancha e ainda fui parar no hospital para levar alguns pontos na cabeça”, contou Jadson André.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe