Siga o OTD

Surfe

Lucas Vicente é campeão mundial júnior com vitória na última onda

Lucas Vicente conquista o título mundial Junior deste ano virando a bateria final na última onda. Assista!

Lucas Vicente, campeão mundial pró júnior de surfe
(Matt Dunbar / WSL via Getty Images)

O brasileiro Lucas Vicente é o novo campeão mundial Pro Junior de surfe. A vitória, no Taiwan Open of Surfing, foi emocionante, de virada, na última onda que surfou na final com Kade Matson, dos Estados Unidos.

O brasileiro completou um aéreo incrível que valeu 8,93, para vencer o Pró Júnior por 17,56 a 17,40 pontos.

“Isso era um sonho meu e nem acredito que consegui realizar ainda”, disse o campeão. “Toda bateria foi uma batalha para mim, inclusive a final. Isso mostra que você não pode desistir nunca. Mesmo que precise de duas notas muito altas, tem que tentar até o fim”, acrescentou.

Foi o nono título mundial do Brasil em 21 anos de história desta competição de surfe, com atletas de até 18 anos de idade. No ano passado foi Mateus Herdy quem levou, catarinense como Lucas Vicente.

“Estou muito feliz, porque é incrível conseguir o título mundial pro Brasil, no ano seguinte ao do Mateus (Herdy). Nós dois surfamos juntos desde que éramos crianças e vou poder brincar com ele, que agora eu sou o número 1. Estou muito orgulhoso pelo título e por ter conseguido isso em um lugar tão bonito. Taiwan é um paraíso e vai ficar marcado na minha vida”.

Dia de onda

Os títulos mundiais de 2019 foram decididos na sexta-feira de boas ondas de 6-8 pés em Jinzun Harbour. Lucas Vicente enfrentou quatro adversários no último dia. A primeira vítima foi o japonês Arashi Murata, depois despachou Jett Schilling, dos EUA.

Nas semifinais começou a mostrar o seu surfe moderno, fazendo grandes manobras progressivas de borda e acertando os aéreos para derrotar outro japonês, Joh Azuchi, por 16,13 a 15,10, com as notas 7,80 e 8,33 que recebeu nas últimas ondas que surfou.

Lucas Vicente, campeão mundial pró júnior de surfe
(Matt Dunbar / WSL via Getty Images)

Na grande final, Kade Matson largou na frente, começando com surfe forte numa onda que valeu 8,33. Lucas Vicente falhou nas primeiras tentativas, mas entrou na briga com notas 6,33 e 8,63 em duas seguidas.

Só que o californiano arrebentou outra onda muito boa que arrancou nota 9,07 dos juízes. Lucas não desistiu e passou a arriscar os aéreos para conseguir a vitória. Errou numa onda, em outra e em mais uma. O tempo já chegava ao fim, mas ele ainda achou uma direita para acertar o aéreo reverse de backside dessa vez e ainda atacar a junção com uma grande manobra para receber 8,93 e virar o placar para 17,56 a 17,40.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Chloé Calom no pranchão

Além do Pró Júnior, e de etapa do QS 3000, o Taiwan Open of Surfing decide o título mundial do circuito de longboard de surfe a partir de segunda-feira.

Chloé Calmon na etapa de NYC do Circuito Mundial de longboard
(divulgação)

A brasileira campeã pan-americana Chloé Calmon, do Rio de Janeiro, lidera o ranking feminino com duas vitórias nas três etapas já disputadas até agora e é a esperança de um primeiro título mundial feminino do Brasil na modalidade. Ela disputa ponto a ponto com a havaiana Honolua Blomfield.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Surfe