Siga o OTD

Surfe

Tainá Hinckel conquista bicampeonato sul-americano

Tainá conseguiu seu primeiro título sul-americano em 2016, com apenas 13 anos.

Tainá Hinckel
(Foto: WSL / Daniel Smorigo)

Neste sábado, Tainá Hinckel conquistou o bicampeonato sul-americano Pro Junior. O título veio ainda na segunda bateria do penúltimo dia de competições do Oi Pro Junior Series e do Oi Longboard Pro em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Tainá fez uma bateria impecável, batendo todos os recordes femininos do Oi Pro Junior Series em Maresias, somando duas notas 7,75 na vitória por 15,50 pontos. Quando saiu do mar, Tainá foi logo abraçada pelo seu pai, Carlos Kxot, que sempre está junto com ela nas competições.

“Estou bem feliz por já ter ganho o título e tenho treinado muito para isso. Eu fiz de tudo pra isso acontecer e graças a Deus aconteceu. Com certeza, isso é consequência do trabalho que venho fazendo. Agora, minha meta é ganhar esse campeonato e ser campeã mundial Pro Junior. Mas, como sempre falo, só quero me divertir, que é o mais importante, principalmente quando você ama o esporte e eu amo o que faço, então acho que isso é maior do que qualquer coisa. Eu nunca fui pra Taiwan e isso tava engasgado, então vou com tudo pra lá tentar o título mundial. É a grande meta do ano”, comemorou.

Tainá conseguiu seu primeiro título sul-americano em 2016, com apenas 13 anos. Agora, iguala o bicampeonato da peruana Sol Aguirre em 2017 e 2018, que têm a mesma idade da brasileira. Sol já tinha vencido a primeira bateria do dia e tirou o segundo lugar no ranking da carioca Julia Duarte com a passagem para as semifinais.

Na briga pela última vaga nas semifinais, a carioca Maju Freitas superou a argentina Coco Cianciarulo e a irmã do bicampeão mundial, Sophia Medina.

O título do Longboard feminino será decidido neste domingo. As meninas não competiram no sábado e a carioca Chloé Calmon, que lidera o ranking mundial da World Surf League, é a grande favorita para conquistar seu primeiro troféu de campeã sul-americana.

Ela vai enfrentar Jasmim Avelino na primeira semifinal. Na outra, está sua principal concorrente, a peruana Maria Fernanda Reyes, vice-líder do ranking, que vai disputar a segunda vaga na grande final com outra brasileira, Ayllar Cinti.

Lucas Vicente é vice-líder do ranking (Foto:WSL / Daniel Smorigo)

PRO JUNIOR – Já o título sul-americano Pro Junior só será decidido na sétima e última etapa do Circuito da WSL Latin America para surfistas com até 18 anos de idade. Eles disputaram três fases no sábado, para definir os semifinalistas do Oi Pro Junior Series. A batalha pelas duas primeiras vagas para o domingo, reuniu quatro concorrentes ao título e o líder do ranking, Daniel Templar, acabou eliminado pelo vice-líder, Lucas Vicente, no confronto vencido pelo ex-número 8, Eduardo Motta, que já subiu para o quinto lugar na classificação atualizada com os resultados do sábado na Praia de Maresias.

Pela manhã, o florianopolitano Lucas Vicente estabeleceu novos recordes. Ele conseguiu notas 8,50 e 7,50 dos juízes em suas melhores ondas, para totalizar 16,00 pontos, ultrapassando os 15,50 do paulista Caio Costa na sexta-feira. O também catarinense Heitor Mueller passou junto com ele nessa, mas ficou em último na que valeu as duas primeiras vagas nas semifinais. Lucas pode tirar a liderança do ranking de Daniel Templar, se chegar na final no domingo. Mas, terá um novo confronto direto com Eduardo Motta, que também está na briga do título.

Mais em Surfe