Siga o OTD

Surfe

Ítalo e Medina avançam para o round 6; Toledo na repescagem

Em dia intenso e repleto de rodadas, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina prosseguiram nos Jogos Mundiais. Filipe Toledo foi terceiro no último desafio e disputará a repescagem

Teahupo'o, no Taiti, é escolhida como sede para Paris-2024
(Matt Dunbar/WSL via Getty Images)

Em dia agitado, o Brasil segue bem representado nos Jogos Mundiais de Surfe, que acontecem em Myiazaki, no Japão. Com atuações convincentes, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina avançaram para o round 6 sem maiores problemas. Enquanto isso, Filipe Toledo fechou o dia na terceira colocação de sua bateria e está na repescagem. Confira como foi.

Round 3

Primeiro, o trio brasileiro participou do round 3 da competição e assegurou a liderança em seus respectivos compromissos. Iniciando os trabalhos, Filipinho anotou 10.00 pontos, deixando para trás os rivais. O australiano Ryan Callinan foi o segundo (9.77), seguido pelo tailandês Edito Alcala Jr. (6.90) e o chileno Roberto Araki (3.60).

Logo em seguida, Ítalo Ferreira também garantiu ótimo desempenho nas águas japonesas e confirmou a liderança da bateria, alcançando a nota de 10.77. Peter Devries, do Canadá, somou 9.37 para ficar com o segundo lugar. O peruano Lucca Mesinas (7.60) e o mexicano Alan Cleland Jr. (7.00) completaram a classificação.

Gabriel Medina foi o último surfista do país a entrar em cena. Com manobras bem executadas, conseguiu ótimo resultado e não deixou escapar a primeira posição: 12.5 pontos. Rio Waida, da Indonésia, veio na sequência com 10.00. O português Miguel Blanco e o panamenho Kelvin González terminaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Round 4

No rodada seguinte, no entanto, os resultados foram diferentes. Agora, os atletas do Brasil finalizaram a disputa com o segundo melhor posto. Filipe Toledo fez 12.90, mas acabou superado pelo Japonês Kanoa Igarashi, que acertou um belo aéreo na bateria e levou a melhor com 13.73. Desta forma, Peter Devries foi o terceiro, anotando 8.17.

Ítalo Ferreira se apresentou após o compatriota. Apesar do bom rendimento, totalizou 11.86 contra os 13.00 pontos do marroquino Ramzi Boukhiam. O australiano Ryan Callinan (10.20) complementou a lista.

Por sua vez, Gabriel Medina manteve o alto padrão na prova. Ainda assim, sofreu com pequenos erros mesmo com a marca de 12.67, perdendo apenas para o atleta americano Kolohe Andino (13.00). Israel Barona, do Equador, ficou na terceira colocação com 10.46.

Round 5

Ítalo Ferreira foi o primeiro entrar no mar. Ao todo, somou 13.70 e fechou com a vice-liderança. O português Frederico Morais, que totalizou 13.83, foi o melhor na bateria. Carlos Muñoz (12.73), da Costa Rica, e Kanoa Igarashi (7.53), do Japão, estão na repescagem.

Pouco tempo depois, Filipe Toledo também caiu na água. O desempenho não foi o que gostaria. Ramzi Boukhiam e Kolohe Andino tiveram participações brilhantes e mandaram o brasileiro para a briga da repescagem, assim como o alemão Leon Glatzer.

A bateria 3 contou com a presença de Gabriel Medina, que avançou na segunda colocação com 13.94. Onze vezes campeão mundial, o americano Kelly Slater anotou 15.00 para vencer a prova. O indonésio Rio Waida (12.50) e italiano Angelo Bonomelli (10.06) caíram para a repescagem.

Mais em Surfe