Siga o OTD

Surfe

Chloé Calmon vence mais uma no circuito mundial de longboard

Brasileira campeã dos Jogos Pan-Americanos ficou com o título da Galícia Longboard Classic batendo a campeã mundial Honolua Blomfield

Chloé Calmon
Alexandre Loureiro/COB/arquivo

A brasileira Chloé Calmon, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima, segue invicta na busca pelo inédito título do circuito mundial de Longboard da World Surf League. Neste sábado (30), ela venceu o Galícia Longboard Classic, na Espanha, batendo havaiana campeã do mundo Honolua Blomfield na final.

Chloé Calmon já havia derrotado Honolua Blomfield na final da etapa anterior, a primeira do circuito mundial de longboard. Foi em Queensland, na Austrália. São quatro no total e as próximas paradas serão em Nova Iorque, de 6 a 12 de setembro, e Taiwan, entre 1 e 7 de dezembro.

Com as duas vitórias, Chloé Calmon soma 12 mil de aproveitamento já que nas três primeiras etapas a vitória vale 6 mil pontos cada. Honolua tem 9 mil. Em Taiwan a vitória valerá 10 mil pontos.

Chloé Calmon já foi vice-campeã mundial duas vezes e a última, em 2017, ela perdeu para Honolua Blomfield depois de igualmente vencer a primeira das duas etapas daquele ano.

Chloé Calmon

(Laurent Masurel/WSL via Getty Images)

“É sempre uma batalha boa contra a Honolua e ela sempre me força dar o meu melhor para vencê-la”, disse Chloé Calmon. “É muito bom podermos ter um circuito com mais etapas este ano. Tem sido uma benção, poder surfar em lugares diferentes e isso realmente permite que os atletas possam mostrar seu repertório em diferentes tipos de onda. Essa aqui é superdivertida e Pantín é um lugar incrível para um evento de longboard. Foi uma semana ótima e com muita gente na praia torcendo por nós. Eu acordei esta manhã me sentindo bem e minha primeira onda do dia foi 9,17, então estou muito feliz que tenha terminado assim”.

+ A ‘velha’ e a ‘doida’ que surfaram a própria onda e brilharam em Lima

A carioca dominou as duas adversárias que enfrentou no sábado decisivo do Galícia Longboard Classic. A primeira onda que Chloé Calmon surfou na Playa Pantín na semifinal com a francesa Justine Dupont recebeu a maior nota das meninas na Espanha.

Ela conseguiu fazer uma combinação quase perfeita das manobras clássicas do longboard, como hang ten e o hang five no bico do pranchão, para ganhar 9,17 dos juízes. A carioca não deu qualquer chance para a francesa na fácil vitória por 14,17 a 7,90 pontos.

Na decisão do título, as ondas estavam mais escassas e difíceis de achar as boas, porém, mesmo assim, a brasileira sempre esteve a frente do placar, até sacramentar sua segunda vitória no World Surf League Longboard World Tour 2019 por 12,40 a 10,03 pontos.

Chloé Calmon somou as notas 6,23 e 6,17 das últimas ondas que surfou, contra 5,50 e 4,53 de Honolua Blomfield, que amargou outra derrota para a grande esperança de um primeiro título mundial feminino de longboard para o Brasil.

“Minha meta mesmo era chegar na final deste evento e consegui isso, então estou feliz pelo resultado atingido”, disse Honolua Blomfield. “É sempre difícil perder, mas a Chloé (Calmon) é uma surfista incrível. Eu gostei bastante daqui, tivemos ótimas ondas durante todo o evento e estou empolgada para o restante do circuito. Foi superespecial ter um evento de longboard aqui na Galícia este ano e agora vamos para a etapa de Nova Iorque. Apesar de ser americana, eu nunca surfei lá, por isso estou ansiosa para conhecer e vou chegar alguns dias antes, para já ir se acostumando com as ondas”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Surfe