Siga o OTD

Surfe

AO VIVO: Etapa de Jeffreys Bay

Embalado por resultado no Rio de Janeiro, Filipe Toledo chega como favorito para a etapa de J-Bay do Mundial de surfe

AO VIVO: ASSISTA A ETAPA DE JEFFREYS BAY DO MUNDIAL DE SURFE

A Etapa de Jeffreys Bay, a 6ª do Mundial de Surfe, promete grandes emoções para a competição. Isso porque, com a lesão de John John Florence, muitos candidatos ao título vão em busca de uma boa colocação na África do Sul para, ou sair de lá com a lycra amarela, ou ficar mais perto dela. Um dos grandes favoritos é Filipe Toledo, que vai em busca do tricampeonato, mas Kolohe Andino e Jordy Smith prometem tornar a missão do brasileiro muito difícil. A chamada está prevista para 2h da manhã, dia 9 de julho, horário de Brasília. Assista ao vivo a Etapa de J-Bay aqui no OTD.

A janela da Etapa de Jeffreys Bay vai do dia 9 de julho até o dia 22 de julho.

Filipe Toledo em busca do tri

Filipe Toledo venceu em J-Bay em 2017 e 2018 (Foto: Divulgação / WSL)

Embalado pelo tricampeonato no Rio de Janeiro, Filipe Toledo agora vai em busca do tri da Etapa de Jeffreys Bay. E se os adversários vacilarem, ele sairá de lá tricampeão e com a lycra amarela no Mundial de Surfe.

O brasileiro é o grande favorito para vencer a competição, surfa como um verdadeiro local, mostrando muita conexão com as ondas, esbanjando um power surf de respeito e aéreos insanos.

E sem a presença de John John Florence (HAV), lesionado, Filipe tem como grandes rivais para sair de J-Bay com a lycra amarela Kolohe Andino (EUA) e Jordy Smith (AFS). Assista ao vivo a Etapa de Jeffreys Bay aqui no OTD em tempo real!

John John Florence fora do Mundial de Surfe

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por John john Florence (@john_john_florence) em

E mais uma vez, por lesão, John John Florence está fora do Mundial de Surfe.

Ele sofreu uma lesão durante as oitavas de final da Etapa de Saquarema e, recentemente, confirmou que está não apenas fora da Etapa de Jeffreys Bay, mas de todo o resto do ano.

O havaiano estava muito bem na competição, com dois títulos em 5 etapas, mas a lesão no mesmo joelho que ele machucou veio a acontecer novamente. Ele rompeu o LCA (Ligamento Cruzado Anterior) e já passou por cirurgia. Agora, ele retorna em 2020.

A lesão do havaiano abre caminho para vários surfistas brigarem pelo título, inclusive Gabriel Medina.

Vitória inédita em J-Bay?

Gabriel Medina nunca passou das quartas de final na Etapa de Jeffreys Bay. Claro, só de chegar nas quartas é um baita resultado, mas quando se fala do bicampeão do Mundial de Surfe, parece pouco.

Só que é uma etapa difícil para o brasileiro, muito por conta dele ser goofy e ter que surfar de backside – de costas para a onda -.

O último surfista goofy a vencer em J-Bay foi o australiano Mark Occhilupo em 1984.

Gabriel Medina costuma render mais quando chega o 2º semestre. Será que o brasileiro começa uma arrancada agora, e com título inédito do Mundial de Surfe? A ver…

Assista AO VIVO a Etapa de J-Bay aqui no OTD!

Mulheres mais uma vez em J-Bay

Stephanie Gilmore venceu em J-Bay, em 2018 (Foto: Dilvugação / WSL)

Depois de 18 anos sem surfar na Etapa de Jeffreys Bay, agora as mulheres competem, novamente, na África do Sul.

Ano passado, a vencedora a ex-líder do Mundial de Surfe Stephanie Gilmore, ela acabou caindo para o 3º lugar após a Etapa de Saquarema. Carissa Moore é a vice-colocada e vem com sede de vitória para conquistar o 1º título no ano.

A líder do Mundial de Surfe Sally Fitzgibbons vem embalada após o título da Etapa de Saquarema e vai dificultar a vida de suas adversárias na África do Sul.

A brasileira Tatiana Weston-Webb, 7ª colocada no ranking do Mundial de Surfe, vem de bons resultados em Margaret River e Saquarema.

Agora, na Etapa de Jeffreys Bay, ela pode conquistar o título, subir algumas posições e entrar na briga pelo título do Mundial de Surfe.

Silvana Lima, que atualmente está fora da zona de requalificação, tenta um bom resultado para não ter que precisar de wildcard. Assista ao vivo a Etapa de Jeffreys Bay aqui no OTD!

Vagas Olímpicas: situação de momento

De acordo com os critérios de classificação do surfe para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o CT 2019 irá distribuir 10 vagas para a categoria masculina e 8 para a feminina, com limite de 2 surfistas por país em cada.

Vale lembrar que o Comitê Olímpico Internacional não diferencia atletas havaianos de estado-unidenses.

Portanto, John John Florence e Malia Manuel, por exemplo, representariam a bandeira dos Estados Unidos.

Porém, com a lesão recente de John John, provavelmente ele ficará fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Pode ser que Kelly Slater pegue a sua vaga.

Mas, se o mundial de surfe acabasse hoje, estes seriam os classificados:

MASCULINO: John John Florence (EUA), Kolohe Andino (EUA), Filipe Toledo (BRA), Jordy Smith (AFS), Kanoa Igarashi (JAP), Italo Ferreira (BRA), Kelly Slater (EUA)*, Julian Wilson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Michel Bourez (FRA) e Jeremy Flores (FRA)

FEMININO: Sally Fiztgibbons (AUS), Carissa Moore (EUA), Stephanie Gilmore (AUS), Courtney Conlogue (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Brisa Hennessy (CRI), Johanne Defay (FRA) e Silvana Lima (BRA).

Assista ao vivo a Etapa de Jeffreys Bay!

Favoritos para a Etapa de Jeffreys Bay

Para a 6ª etapa do Mundial de Surfe, o grande favorito é Filipe Toledo, sem dúvidas. Ele é o atual bicampeão do evento e vem embalado e com muito favoritismo para o tricampeonato.

Porém, o local Jordy Smith não deve jamais ser descartado, uma vez que ele já venceu em J-Bay. Além disso, nos últimos 3 anos, esteve, pelo menos, nas quartas de final da Etapa de Jeffreys Bay.

Julian Wilson, que busca uma colocação melhor no Mundial de Surfe, também esteve entre os finalistas nos últimos 3 anos.

Gabriel Medina é sempre favorito e já esteve entre os finalistas nos últimos anos, além disso, vem em busca de um título inédito em sua carreira.

O português Frederico Morais e o australiano Wade Carmichael também devem estar na lista, pois foram os vice-campeões nos últimos dois anos.

Do lado feminino, Stephanie Gilmore, a 3ª colocada no Mundial de Surfe, é a favorita para vencer a Etapa de Jeffreys Bay. Ou melhor, favorita ao bicampeonato, pois ela é a atual campeã.

Além dela, Lakey Peterson, vice-campeã mundial ano passado, foi a vice-campeã da Etapa de J-Bay ano passado. A brasileira Tatiana Weston-Webb, que fez quartas de final ano passado, também deve ser colocada entre as favoritas.

Além disso, J-Bay foi onde Silvana Lima se machucou ano passado, prejudicando o restante da temporada da brasileira. De volta após 1 ano, o que o destino reserva? Assista ao vivo a Etapa de Jeffreys Bay no OTD! 

 

Mais em Surfe