Siga o OTD

Surfe

Em Saquarema, surfistas celebram parceria com o COB

Ação com Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima e Tainá Hinckel visa a classificação de duas atletas para Tóquio 2020

Tati Weston-Webb em Bells Beach
Divulgação/COB

O sonho de qualquer surfista é disputar o Circuito Mundial com uma estrutura de ponta e receber um apoio financeiro para custear suas viagens. Desde 2018, é isso que o Comitê Olímpico do Brasil (COB), projetando a classificação de duas atletas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, oferece às três principais surfistas do país na atualidade: Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima e Tainá Hinckel.

Nesta quarta-feira, 19 de junho, a um dia do início da quinta etapa do Circuito Mundial de Surfe, em Saquarema (RJ), entre um treino e outro na praia de Itaúna, tanto Tatiana quanto Silvana comentaram o sucesso dessa parceria.

“Essa parceria é muito importante para mim porque o COB me ajuda com as passagens aéreas, as hospedagens e, principalmente, com o trabalho do dia a dia, permitindo que eu melhore o meu surfe e os meus resultados”, explica Tatiana, atualmente na nona colocação no ranking da WSL (World Surf League).

“É o nosso segundo ano juntos e está sendo perfeito para mim. Pude realizar uma série de testes no CT Time Brasil, utilizar a estrutura de fisioterapia e acompanhar a evolução do meu joelho”, complementa Silvana, que passou por uma cirurgia no joelho direito no segundo semestre de 2018.

O acordo com COB prevê os seguintes benefícios às duas surfistas: auxílio financeiro para a participação em seis etapas do Circuito Mundial, quatro do WQS 6000 e uma viagem para treinamento em El Salvador, além da utilização da estrutura física e dos profissionais do Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.

“Acho que essa ajuda me deixou mais tranquila para os eventos. Graças a esse suporte financeiro, posso alugar um hotel perto do local de competição, por exemplo. Antigamente, eu não tinha como fazer isso e precisava ficar na casa dos meus amigos”, explica Silvana.

No caso de Tainá Hinckel, o planejamento é um pouco diferente. A surfista de 16 anos receberá uma ajuda de custo em quatro etapas do WQS 6000, uma do WQS 1500 e uma do WQS 1000, além de um campeonato Pro-júnior e de um treinamento no Havaí.

Brasileiras se enfrentam em Saquarema

O sorteio das baterias reservou um confronto logo na primeira fase entre Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, que disputarão um lugar nas oitavas de final com a australiana Sally Fitzgibbons. Na edição do ano passado, as duas se enfrentaram nas quartas de final, com vitória de Tatiana.

O evento em Saquarema possui janela de oito dias, e as baterias da primeira fase estão programadas para esta quinta-feira, 20 de junho. Na chave masculina, 13 surfistas brasileiros estão confirmados na chave principal do evento, incluindo os últimos dois campeões do evento, Adriano de Souza, o Mineirinho (2017), e Filipe Toledo (2018). Esse número pode ser ainda maior, dependendo dos resultados da fase classificatória, que acontecem nesta quarta.

Mais em Surfe