Siga o OTD

Surfe

Brasil segue 100% em Keramas e terá 13 surfistas na 3ª fase

Brasileiros sobrevivem à repescagem e terceira fase na Indonésia terá 13 representantes do país.

WSL/Ed Sloane

O fã de surfe brasileiro que ficou acordado na madrugada desta terça-feira (14) recebeu a recompensa. O segundo dia de competição na terceira etapa do mundial de surfe 2019, em Keramas, na Indonésia, teve as repescagens masculina e feminina na água. Ao todo, quatro brasileiros competiram. Jesse Mendes, Willian Cardoso, Deivid Silva e Silvana Lima. Todos venceram e, com isso, o Brasil segue 100% para a terceira fase do evento. O país terá 13 surfistas na disputa e dois confrontos 100% verde e amarelos. A próxima chamada em Keramas será às 19h20 desta quarta-feira (14). Acompanhe a chamada e assista ao vivo aqui.

Na categoria masculina, os três brasileiros, que competiram na repescagem, passaram de fase na segunda colocação. Tanto Willian Cardoso, quanto Jesse Mendes e Deivid Silva conseguiram viradas em suas últimas ondas. Uma demonstração de que as condições igualaram as disputas e aproximaram as notas dos atletas. O destaque do dia ficou por conta do japonês Kanoa Igarashi, que havia somado 1.77 no round 1 e fez a melhor somatória do round 2, 14.60. No feminino, a melhor exibição foi da brasileira Silvana Lima, com 13.53 no somatório e manobras fortes e plásticas. Agora, o evento deve parar pelos próximos dois dias, já que as condições previstas são fracas e uma nova ondulação deve chegar à Indonésia a partir de quinta-feira.

Jesse Mendes passa no limite

Jesse Mendes em ação na etapa de Keramas, Bali, Indonésia. Foto: WSL/Ed Sloane

O paulista Jesse Mendes viu a eliminação de perto. Na bateria mais equilibrada do dia, que contava também com o havaiano Sebastian Zietz e o australiano Ryan Callinan, o brasileiro foi o que mais demorou para se encaixar e pegar uma onda relevante. Para se ter noção, a melhor onda da bateria foi de Ryan Callinan e só saiu nos minutos finais, um 5.83.

Depois disso, uma trocação de ondas em que cada um surfou duas, fez com que Jesse ficasse apenas 0.03 a frente do havaiano Sebastian Zietz e, assim, consolidasse sua classificação. No round 3, ele encara o 3º colocado do ranking atual, Jordy Smith. É de suma importância que Jesse vença, já que ele se encontra na 30ª colocação.

Willian Cardoso vira na última onda

Melhor brasileiro ranqueado na repescagem, Willian Cardoso teve dificuldades em sua bateria. Diante do italiano Leonardo Fioravanti e do havaiano Ezekiel Lau, o “Panda” viu o europeu surpreender e ficar com a primeira colocação. Somente nos minutos finais, o catarinense conseguiu fazer uma onda boa, 5.93, e superar Lau, que segue fazendo um péssimo início de ano.

Deivid Silva vence e se coloca no caminho de John John

O paulista Deivid Silva, o “DVD”, talvez tenha enfrentado a bateria mais cascuda da repescagem, com o australiano Jacob Wilcox e o japonês Kanoa Igarashi. O asiático acabou sobrando na bateria, fazendo inclusive a maior somatória de todo o round, 14.60. Com 7.33 e 7.27 no somatório, Kanoa deixou a briga pela vaga na terceira fase ser protagonizada entre o brasileiro e o australiano. Nos minutos finais, Deivid fez um 5.50 que sacramentou sua classificação. Na próxima fase, o brasileiro encara o Wade Carmichael e, se vencer, pode ser o adversário de John John Florence nas oitavas.

Silvana Lima surfa muito e avança

Silvana Lima vence no round 2 e avança em Keramas 2019. Foto: WSL/Dunbar

Se algum brasileiro precisava vencer, tanto para elevar a moral quanto para subir na classificação era Silvana Lima. Ainda mais depois da bateria da neozelandesa Paige Hareb, sua concorrente direta por vaga em Tóquio. Por isso, a cearense entrou ligada desde o primeiro minuto. Logo de cara, já emplacou uma nota 7.00. Depois disso, foi construindo seu somatório com calma e bateu a campeã da etapa de Bells Beach, Courtney Conlogue, por boa margem. A eliminada na bateria foi a australiana Macy Callaghan. Na próxima fase, Silvana terá missão complicada. Ela vai enfrentar a líder do ranking mundial, Caroline Marks, dos Estados Unidos.

Repescagem masculina

1) Kanoa Igarashi (JAP) 14.60 x Deivid Silva (BRA) 10.67 x Jacob Wilcox (AUS) 10.10
2) Willian Cardoso (BRA) 10.66 x 10.07 x Ezekiel Lau (HAV) x Leo Fioravanti (ITA) 10.90
3) Seth Moniz (HAV) 12.50 x Adrian Buchan (AUS) 14.00 x Soli Bailey (AUS) 11.40
4) Ryan Callinan (AUS) 10.50 x Sebastian Zietz (HAV) 8.40 x Jesse Mendes (BRA) 8.43

Repescagem feminina

1) Carissa Moore (HAV) 10.67 x Paige Hareb (NZL) 8.33 x Kailani Johnson (IND) 2.33
2) Courtney Conlogue (EUA) 12.57 x Macy Callaghan (AUS) 10.80 x Silvana Lima (BRA) 13.53

Round 3 masculino

1) Julian Wilson (AUS) x Jadson André (BRA)
2) Yago Dora (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
3) John John Florence (HAV) x Joan Duru (FRA)
4) Wade Carmichael (AUS) x Deivid Silva (BRA)
5) Ítalo Ferreira (BRA) x  Jack Freestone (AUS)
6) Willian Cardoso (BRA) x Jeremy Flores (FRA)
7) Conner Coffin (EUA) x Griffin Colapinto (EUA)
8) Kolohe Andino (EUA) x Ricardo Christie (NZL)
9) Filipe Toledo (BRA) x Caio Ibelli (BRA)
10) Seth Moniz (HAV) x Ryan Callinan (AUS)
11) Owen Wright (AUS) x Kelly Slater (EUA)
12) Michel Bourez (FRA) x Rio Waida (IND)
13) Gabriel Medina (BRA) x Leo Fioravanti (ITA)
14) Mikey Wright (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
15) Kanoa Igarashi (JAP) x Peterson Crisanto (BRA)
16) Jordy Smith (AFS) x Jesse Mendes (BRA)

Round 3 feminino

1) Carissa Moore (HAV) x Paige Hareb (NZL)
2) Johanne Defay (FRA) x Brisa Hennessy (CRC)
3) Caroline Marks (EUA) x Silvana Lima (BRA)
4) Sally Fitzgibbons (AUS) x Coco Ho (HAV)
5) Stephanie Gilmore (AUS) x Keely Andrew (AUS)
6) Malia Manuel (HAV) x Courtney Conlogue (EUA)
7) Lakey Peterson (EUA) x Bronte Macaulay (AUS)
8) Tatiana Weston-Webb (BRA) x Nikki Van Dijk (AUS)

AGENDA DO DIA

maio 27 03:30 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de 25m feminina – Estágio de Tiro Rápido Tatiana Cruz maio 27 03:30 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de 25m feminina – Estágio de Tiro Rápido Thais Moura maio 27 03:30 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de 25m feminina – Estágio de Tiro Rápido Rachel Silveira maio 27 03:30 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de 25m feminina – Estágio de Tiro Rápido Ana Luiza Lima maio 27 03:45 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de Ar 10m masculina Philipe Severo maio 27 03:45 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de Ar 10m masculina Felipe Wu maio 27 03:45 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições masculina – Dia 2 Luiz Guilherme Veloso maio 27 03:45 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições masculina – Dia 2 Leonardo Moreira maio 27 03:45 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições masculina – Dia 2 Eduardo Sampaio Gonçalves maio 27 03:45 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições masculina – Dia 2 Cassio Rippel maio 27 05:00 ITF de Essen Michele Erkens (ALE) Nathaly Kurata (BRA) maio 27 07:30 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições masculina – Final maio 27 08:15 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina de Ar 10m masculina – Final maio 27 09:15 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de Ar 10m masculina – Final maio 27 10:45 Etapa de Munique da Copa do Mundo de tiro esportivo Pistola de 25m feminina – Final maio 27 13:30 Convocação da Seleção Brasileira de judô para os Jogos Pan-Americanos

Mais em Surfe