Siga o OTD

Surfe

Brasil disputa na França a primeira competição do ciclo olímpico do surfe

A parte feminina da delegação brasileira que vai defender o país no ISA World Surfing Games, em Biarritz, na França, começa a embarcar nesta quinta-feira para a competição que abre o ciclo olímpico do esporte, de 20 a 28 de maio. O Brasil será representado por uma equipe que mescla experiência e juventude. No masculino, estão Wigolly Dantas e Ian Gouveia, integrantes do CT, além dos jovens Wesley Dantas, irmão de Wigolly, e Elivélton Santos. No feminino, a equipe contará com Jacqueline Silva, Suelen Naraísa, irmã de Wigolly e Wesley, e a novata Carol Bonelli, de 15 anos.  Após o nono lugar no CT de Saquarema, Wigolly revelou que está com dores no joelho e será avaliado, mas a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) acredita na participação do surfista de Ubatuba.

A multicampeã Andrea Lopes aceitou o desafio de ser a diretora técnica do núcleo feminino da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e acredita que a experiência da equipe brasileira possa ajudar levar o Brasil no pódio.

“É uma função nova na minha vida e aceitei este desafio por paixão e por acreditar que é possível fazer um bom trabalho com o surfe feminino até Tóquio. Vou ser a técnica das meninas, mas o principal nesta primeira competição do ciclo olímpico é estudar as outras equipes, ver os que estão fazendo e até mesmo descobrir algumas fraquezas delas”, disse Andrea.

Com a participação de 39 países, o ISA Games é o primeiro evento oficial da entidade reconhecida pelo COI no novo ciclo olímpico.  Um acordo entre a ISA e a  World Surf League, que comanda o surfe profissional, permite que os melhores surfistas do mundo participem de competições “olímpicas”. Todos estarão de olho em Biarritz, inclusive o Olympic Channel, plataforma de TV do COI, que transmitirá o Mundial em livestreaming.

“Será uma competição de aprendizado para todos, até para os observadores do COI que estarão presentes em Biarritz”, disse Adalvo Argolo, presidente da CBSurf

Apesar de a data apertada no calendário, com competições importantes acontecendo ao mesmo tempo ou muito próximas, alguns nomes fortes confirmaram presença no Mundial. A França, por exemplo, contará com Jeremy Flores e Joan Duru e Johanne Defay e Pauline Ado no feminino.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe