Siga o OTD

Surfe

Federações vão pedir afastamento do presidente da CBSurf

Segundo reportagem do Estadão, Confederação enfrenta disputa política entre dirigentes. Assembleia geral extraordinária está convocada para sexta (8).

Federações estuduais de surfe se uniram para pedir o afastamento do presidente da Confederação, Adalvo Argolo. O objetivo, segundo reportagem do Estadão, é propor uma nova eleição na entidade. Para isso uma assembleia geral extraordinária foi convocada para sexta-feira, no Rio de Janeiro. Lá, participarão representantes de cada Estado filiado e com CNPJ ativo.

“O que estamos alegando é falta de capacidade administrativa e falta de transparência”, disse Geraldo Cavalcanti, ex-presidente da CBSurf e ligado à federação de Pernambuco, ao jornal paulista.

Ainda segundo a publicação, Argolo, por sua vez, teria ressaltado que tudo não passa de articulação de seu vice-presidente, Guilherme Pollastri Gomes, para chegar ao poder. Em 4 de fevereiro, o presidente defendeu, em nota, que foi democraticamente eleito e ressaltou que a assembleia marcada para sexta, no Rio, não vai ocorrer.

“O surfe brasileiro precisa se unir. A expectativa da comunidade é muito grande e a CBSurf conta com a contribuição de todos que desejam ajudar. O cargo de presidente demanda muitas responsabilidades e eu aprendi bastante durante os últimos meses. Eu não tenho a intenção de centralizar o poder. Nem de me perpetuar na presidência. Mas vou defender o direito de cumprir o mandato para o qual fui eleito”, explicou Argolo, em comunicado enviado a dirigentes e atletas.

“Não é algo pessoal, é de instituições. Todo mundo está triste com isso. O primeiro passo foi reunir as federações e alguns atletas, e o consenso era esse: o clima não está favorável para a permanência da atual diretoria”, comentou Geraldinho, que garante não querer ser presidente, mas pode ajudar a compor uma futura diretoria.

A assembleia extraordinária desta sexta-feira contará com as federações estaduais. “O estatuto prevê o afastamento provisório do presidente até que responda as acusações contra ele, que são gravíssimas, de não apresentação das contas e gestão temerária. Aí ele tem 15 dias para se defender. Depois disso chamamos nova assembleia para analisar as respostas e, caso necessário, será convocada nova eleição”, explicou Pollastri ao Estadão.

Filipe Toledo apoia

“Acho que os responsáveis deveriam ter mais respeito com o surfe brasileiro, uma vez que hoje somos os melhores do mundo. O que vem ocorrendo com a CBSurf é uma pouca vergonha, e isso só vai atrapalhar a base, fazendo com que nossos atletas não consigam viajar, se aprimorar e melhorar o desempenho em outros tipos de ondas”, lamentou o surfista Filipe Toledo, ao Estadão.

“Enfim, creio que o melhor caminho é abrir novas eleições, com pessoas interessadas em fazer o surfe brasileiro crescer, dando assim melhores condições ao surfe amador do País. Toda vez eu me pergunto: o que vai acontecer com as próximas gerações se os responsáveis só têm outro tipo de interesse que não é ver o esporte crescer?”

Mais em Surfe