Siga o OTD

Surfe

Italo Ferreira elimina Medina e vence a etapa de Portugal

Italo Ferreira elimina Gabriel Medina, vence etapa de Portugal e manda decisão do título para o Havaí.

O sábado (20) foi épico na Praia de Supertubos, em Peniche, Portugal. Boas ondas, apesar de pequenas marcaram um dia que tinha tudo para sagrar Gabriel Medina bicampeão mundial. Isso porque o australiano Julian Wilson perdeu sua bateria para o francês Joan Duru, zebra do campeonato, e assim bastava Medina ganhar o evento para conseguir o título. No entanto, faltou avisar Italo Ferreira. O brasileiro, 4º colocado do ranking, tirou seu compatriota na semi e chegou à sua terceira vitória na temporada, mostrando que poderia estar na briga pelo caneco, se não fosse sua irregularidade. É a oitava vitória brasileira em 10 etapas no ano. O evento em Pipeline acontece entre os dias 8 e 20 de dezembro no Havaí e vai consagrar Gabriel Medina, Filipe Toledo ou Julian Wilson como campeão mundial.

+ CONFIRA O RANKING COMPLETO DO MUNDIAL DE SURFE 2018
Italo faz manobra absurda e manda o título para Pipe

O cenário era todo favorável para Gabriel Medina, mas Italo Ferreira não é um competidor qualquer e mostrou isso na semifinal da etapa de Portugal. A bateria estava muito equilibrada até os minutos finais, com grande troca de aéreos para os dois lados. Até que Italo extrapolou os limites e conseguiu um reverse 360º com rotação perfeita em uma onda da série. Então, os juízes deram 9.30 e o potiguar chegou eliminou Gabriel, mandou o título para Pipeline e foi para a final contra o francês Joan Duru. Lá, ganhou com sobras, aplicando seus aéreos.

Confira o 9.30 de Italo Ferreira:

Joan Duru, a surpresa da competição

A grande surpresa do evento em Portugal, indiscutivelmente, foi o francês Joan Duru. Se não bastasse eliminar o até então líder do ranking, Filipe Toledo, no round 3, hoje ele aprontou mais uma. Nas quartas de final, ele encarou o 3º colocado Julian Wilson, que poderia assumir a ponta da tabela se vencesse, e mandou o australiano para casa sem dó nem piedade. Com um power surf afinado, ele aproveitou as direitas. Só não venceu, pois pegou um Italo Ferreira, com grande repertório de manobras aéreas na final.

Como vai a disputa do título para Pipeline

Assim está o top-3 antes do Havaí:

Gabriel Medina (BRA) – 56190 (com um 9º pra descartar em Pipe) – 52490
Julian Wilson (AUS) – 51450 (com um 13º pra descartar em Pipe) – 49785
Filipe Toledo (BRA) – 51450 (com um 13º pra descartar em Pipe) – 49785

Para Gabriel Medina, a conta é simples. Apesar dele estar quase 5.000 pontos na frente de Julian Wilson e Filipe Toledo, vai descartar um 9º lugar, enquanto seus adversários descartarão um 13º. Isso significa que a virtual  vantagem de Medina é de 2.705 pontos. Sendo assim, para garantir o bicampeonato mundial sem depender de nenhum outro resultado, Gabriel precisa chegar na final.

Para Toledo e Julian, a conta também é simples. Se um deles ganhar o evento, sem que Medina esteja na final, se torna o campeão mundial de 2018. Se Gabriel Medina perder nos rounds 2 ou 3, Julian e Toledo também podem ser campeões com uma 2ª colocação.

Quartas de final – etapa de Portugal

1: Italo Ferreira (BRA) 16.10 x 5.20 Michel Bourez (PYF)
2: Gabriel Medina (BRA) 16.16 x 11.03 Matt Wilkinson (AUS)
3: Julian Wilson (AUS) 5.10 x 11.57 Joan Duru (FRA)
4: Owen Wright (AUS) 11.17 x 4.60 Kanoa Igarashi (JAP)

Semifinal – etapa de Portugal

1: Gabriel Medina (BRA) 14.73 x 16.47 Italo Ferreira (BRA)
2: Owen Wright (AUS) 12.00 x 13.60 Joan Duru (FRA)

Final – etapa de Portugal

Italo Ferreira (BRA) 15.93 x 10.77 Joan Duru (FRA)

Mais em Surfe