Siga o OTD

Sports Network

Seminário em Curitiba debate gestão e políticas para o esporte | por Gabriel Liberati

Na edição 2019, os principais temas do Seminário foram governança e administração do esporte nacional.

Foi realizado entre os dias 8 e 10 de maio, em Curitiba (PR), o IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte. O evento faz parte do Projeto Inteligência Esportiva, parceria entre a Secretaria Especial do Esporte e a Universidade Federal do Paraná, e teve como objetivo disseminar conhecimento e expandir a discussão sobre gestão esportiva e políticas públicas para o esporte.

Rafael Azevedo (D) representou a Secretaria Especial do Esporte. Foto: João Victor Moretti/ Inteligência Esportiva

Na edição 2019, os principais temas do Seminário foram governança e administração do esporte nacional. O diretor do Departamento de Esporte de Base e Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Rafael Azevedo, participou da mesa Gestão Pública do Esporte, juntamente com representantes das esferas estadual – Thiago Souza Santana (Secretaria de Estado de Esportes – SEESP/MG) – e municipal – Humberto Panzetti (ABSMEL) – além de Lindberg Aziz Cury Júnior, representante da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

“Nesses dias conseguimos valorizar o debate, valorizar as ideias. É este debate que traz o crescimento e o conhecimento. São essas discussões que podem trazer uma mudança efetiva”, afirmou Rafael Azevedo. “Tivemos várias mesas e vários palestrantes colocando a visão dos gestores, das entidades e da academia e é esse o objetivo desse tipo de evento. A política pública deve ser feita de forma interativa e com integração”, completou.

Foto: João Victor Moretti/ Inteligência Esportiva

As confederações esportivas também foram tema de debate, com a participação de Ricardo Trade, da Confederação Brasileira de Basquete (CBB); Geraldo Campestrini, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); e Marco Aurélio de Sá Ribeiro, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Os três falaram sobre seus desafios e conquistas recentes e expuseram a realidade das gestões de entidades de administração do esporte de alto rendimento no país.

Outro destaque do seminário foi a participação de Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, com a palestra sobre os temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas. Paula apontou a importância da união entre os profissionais de várias áreas do esporte e defendeu maior participação das mulheres na gestão e mais incentivos para a qualificação para que possam, de fato, transformar o segmento.

Paula Gonçalves. Foto: João Victor Moretti/ Inteligência Esportiva

Também houve espaço no evento para apresentação de trabalhos acadêmicos, que servem de subsídios para a melhora no entendimento do esporte nacional. Os anais do evento podem ser acessados no site da Universidade Federal do Paraná e as palestras estão disponíveis no canal do Youtube da Inteligência Esportiva.

O Seminário deixa a sensação de que mais um passo foi dado para o desenvolvimento da indústria do esporte. Governo, entidades e stakeholders estão cada vez mais unidos para encontrarem soluções para os problemas e definirem as políticas que sejam realmente benéficas para a sociedade. Cabe a cada um fazer sua parte para que, cada vez mais, o esporte prospere no país.

Quando é o próximo hein?

 

Matéria produzida por Gabriel Liberati em parceria com o projeto Inteligência Esportiva

Gabriel é formado em Comunicação pela ESPM, com Pós-Graduação em Marketing e Gestão de Vendas. Foi estagiário de marketing no Corinthians, passou pelo mercado publicitário, trabalhou com entretenimento, cinema e também com soluções digitais. Se especializou em eventos esportivos após ter trabalhado no Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA em 2014, no Brasil. Realizou ainda projetos esportivos para a Danone, Nestlé, Allianz Parque, Palmeiras, ATP e CBRu. Atualmente, está a frente das operações da Sports Network.

 

Mais em Sports Network