Siga o OTD

Sports Network

Mundial de Tênis de Mesa e toda a sua atmosfera | por Pedro Zangrando

O evento foi sediado em Budapeste, na Hungria, e contou com participação histórica do Brasil. Foram 7 atletas na chave principal do torneio. No evento, diversos meetings são organizados pela própria ITTF, alguns com temática pré-definida e outros mais gerais que buscam dar um panorama da área e expor alguns casos de sucesso

Remy Gros/ITTF

No último domingo, 28 de Abril de 2019, aconteceu um dos maiores torneios do tênis de mesa mundial. O evento foi sediado em Budapeste, na Hungria, e contou com participação histórica do Brasil. Foram 7 atletas na chave principal do torneio. Destaque para Hugo Calderano, que chegou entre os 16 melhores do mundo na competição e igualou a marca de Biriba e Claudio Kano. Calderano também foi um dos atletas que mais conseguiu tirar sets do atual campeão mundial Ma Long (CHI). O chinês faturou seu terceiro título mundial consecutivo e entrou para um hall seleto no tênis de mesa internacional de atletas que conquistaram 3 títulos consecutivamente.

Esportivamente, podemos falar de importantes fatos que cercaram esse mundial, tal como a performance do Sueco Mattias Falck que, jogando um tênis de mesa de alta qualidade, deixou para trás diversos favoritos e chegou à final, relembrando os tempos áureos da Suécia com o lendário Jan-Ove Waldner, campeão em 1997 em Manchester. Podemos falar também da já esperada soberania Chinesa, que faturou os 5 títulos em disputa (Simples Feminina e Masculina, Duplas Feminina, Masculina e Mista), e também aplaudir as medalhas inéditas para Espanha e Portugal, que subiram juntas ao pódio nas duplas masculinas.

Porém, o esporte de alto rendimento é muito mais que isso e nós da Sports Network não podíamos deixar de falar do planejamento e da organização do evento. O campeonato mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) é mais do que um evento para os atletas, reúne também gestores de todos os níveis, países e continentes para discutirem assuntos de interesse da comunidade do tênis de mesa. No evento, diversos meetings são organizados pela própria ITTF, alguns com temática pré-definida e outros mais gerais que buscam dar um panorama da área e expor alguns casos de sucesso. Há também meetings focados em federações continentais, nos quais cada uma expõe o trabalho realizado em sua região e o planejamento das ações voltadas ao tênis de mesa regional.

Não obstante, a ITTF organizou nos dias que antecederam o campeonato, o 16º Congresso de Ciência do Esporte, onde estudiosos do tênis de mesa puderam apresentar seus trabalhos e discutirem sobre artigos e temas que envolviam desde a organização e história do esporte, até a fisiologia do exercício e a biomecânica.

Esse movimento da Federação Internacional de Tênis de Mesa é muito importante, pois aproxima o esporte da academia, unindo o maior evento do esporte anual com o próprio congresso acadêmico do tema.

Devíamos ter mais eventos desse tipo aqui no Brasil, tal qual fez o COB no Congresso Olímpico Brasileiro, que foi realizado no dia 13 de Abril em São Paulo, que uniu esporte de alto rendimento e estudos acadêmicos.

Texto escrito por Pedro Zangrando

Pedro é colaborador da Sports Network, formado em Administração pela UNESP e pesquisador do esporte. Conduziu a tocha olímpica na cidade de Jaboticabal, pelo seu trabalho com o Tênis de Mesa na cidade. Foi gestor de campeonatos universitários e trabalhou diretamente com a delegação da Malásia nas Olimpíadas do Rio.

Mais em Sports Network