Siga o OTD

Sports Network

Veja como foi o 1º Congresso Olímpico Brasileiro

Congresso Olímpico Brasileiro: Novas ideias para uma nova era!

No último sábado, 13 de abril, tivemos um marco na história do esporte nacional. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por meio de seu braço educacional, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), decidiu tomar as rédeas do esporte e assumir de vez o protagonismo como maior entidade esportiva do país. Com o tema: Gestão de Alto Impacto – Estratégias para Resultados Efetivos, o 1º Congresso Olímpico Brasileiro foi nada menos que épico! Veja:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=10D4HhiwT1Y[/embedyt]

 

O evento, comemorativo em razão dos 10 anos do IOB, ocorreu no WTC Events Center em São Paulo e reuniu muitos incentivadores do cenário esportivo nacional e internacional. Foram mais de 1.200 pessoas interessadas e conectadas pelo desejo comum de acompanhar a evolução da indústria esportiva do país.

Como todo evento oficial, o protocolo foi cumprido com os discursos de abertura do General Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, de Marco Aurélio Vieira, Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e também de Paulo Wanderley, Presidente do COB. Nos discursos, destacamos as menções referentes ao potencial do nosso esporte de alto rendimento, ao desenvolvimento da base e sobre a importância da Lei Agnelo-Piva, que vêm possibilitando que Confederações se estruturem para desempenhar melhor suas funções e desenvolver cada modalidade.

O que mais chamou a atenção de todos foi o formato inovador dos painéis. O palco, montado em formato circular, permitiu que o público degustasse uma experiência 360º com muito conteúdo. A organização do evento (impecável, diga-se de passagem) proporcionou fones de ouvido a todos, com estações distintas, dando autonomia para que cada pessoa ouvisse aquilo que era mais relevante para si. Entre as opções, haviam os painéis focados para Gestores, para Treinadores e para Cientistas do Esporte.

Os convidados (de altíssimo nível) se dispuseram a compartilhar suas experiências e também aprender com uma plateia igualmente qualificada, formada por atletas, ex-atletas, gestores, empresários, pesquisadores, educadores físicos e demais profissionais do esporte, que aproveitaram a oportunidade para adquirir maior conhecimento e fazer o famoso networking. Clique aqui e veja quem foram os palestrantes.

No pavilhão reservado ao evento, o que se pôde ver foram muitas ativações de patrocinadores e marcas parceiras do COB, exposições das memórias olímpicas em linha cronológica, demonstrações das tecnologias utilizadas no laboratório olímpico, além de muita vivência esportiva. Algumas Confederações levaram suas modalidades para experimentação, pensando no público que queria suar a camisa e mostrar suas habilidades esportivas. Tivemos a oportunidade de praticar esportes como o Curling, o Tênis de Mesa, a Escalada e o Badminton, cada um com suas devidas adaptações que cativaram desde gestores até atletas de outras modalidades.

No espaço central, foram apresentados estudos acadêmicos relacionados ao tema central do congresso, aproximando cada vez mais a academia e o esporte, algo importantíssimo nos tempos atuais em que gestão e conhecimento precisam andar lado a lado, com cooperação e objetivos bem definidos.

O evento também possibilitou a reunião de muitas iniciativas que trabalham pelo desenvolvimento do esporte. Além da Sports Network, estiveram presentes a ABRAGESP, a Sou do Esporte, a Inteligência Esportiva e muitas outras. Haviam também membros da Comissão de Atletas, Atletas Pelo Brasil e Pacto Pelo Esporte, que desde sempre buscam, cada uma na sua área, elevar o nível da gestão esportiva no país.

Por fim, o 1º Congresso Olímpico Brasileiro foi uma troca de experiências incrível! Uma oportunidade ímpar de aproximar todos que se interessam ou atuam na indústria esportiva, para refletirmos juntos sobre o que há de bom e propor mudanças no que não está indo tão bem. Ao abrir suas portas, o COB deu um passo importante e a comunidade mostrou as diferentes formas que pode contribuir para o esporte. Mais que potencial, o esporte brasileiro tem boas pessoas e está aprendendo as boas práticas. Após um evento como esse, o importante é manter a chama acessa e continuarmos todos unidos para que, assim, construamos um mercado mais próspero para futuros cidadãos. A única dúvida que fica é: quando vai ser o segundo, hein?

 

 

Produção pelos colaboradores:

Carolina Schenten

Gabriel Liberati

Giovana Pinheiro

Gustavo Forapani

Lucas Borelli

Pedro Zangrando

 

Siga-nos!

instagram.com/sportsnetworkbr

facebook.com/sportsnetworkbr

Mais em Sports Network