Siga o OTD

Softbol

Comitê aprova mudanças nos torneios internacionais de softbol

divulgação WBSC

Mudança de nome, formato de disputa e revisão das idades foram aprovadas pelo Comitê Executivo da Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC)

A Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC – World Baseball Softball Confederation) anunciou mudanças no formato de disputa das suas competições internacionais. Após reunião de seu Comitê Executivo, o Campeonato Mundial vai sofrer mudanças significativas e mudará para Copa do Mundo de Softbol, atendendo as várias categorias. As mudanças entram em vigor apenas em 2020.

Foram necessários dois encontros dos líderes da WBSC para consolidar as mudanças. O 1º aconteceu em Roma, Itália, na sede do Comitê Olímpico Italiano (CONI) e o 2º foi realizado em Paris, França, na sede do Comitê Olímpico Francês (CNOSF).

“Eu espero que estas ótimas mudanças possam renovar o entusiasmo do nosso esporte, assim como aconteceu após o anúncio para Tóquio 2020. Sinto que as decisões que o Comitê Executivo tomou em Paris representa um salto para o Softbol, levando benefícios para as Federações e que garantam um bom futuro próspero para o esporte.” – declarou o Tommy Velázquez, presidente mundial de Softbol.

A competição acontecerá a cada dois anos, e para garantir participação na Copa do Mundo de Softbol as seleções deverão disputar classificatórias continentais.

Cada região do mundo contará com uma cota de participação.

  • Competições com 16 seleções:África (2), Américas (5), Ásia (3), Europa (3), Oceania (2) e uma vaga para a repescagem mundial (Wild Card);
  • Competições com 12 seleções:África (1), Américas (4), Ásia (2), Europa (2), Oceania (2) e uma vaga para a repescagem mundial (Wild Card).

A forma como a Copa do Mundo será disputada também sofreu alterações. A competição será mais longa e não contará mais com repescagens na fase final: A Copa do Mundo com participação de 16 seleções será em três fases. Na rodada de classificação, “Round Robin”, as seleções serão divididas em duas chaves de oito, onde as quatro melhores colocadas de cada grupo vai avançar para a próxima fase da competição “Super Round”. As seleções que não classificarem vão continuar jogando para disputarem entre a 9ª e a 16ª colocação, “Consolation Round’.

  1. Super Round:As duas melhores seleções de cada grupo avançam para a fase final. As classificações para próxima fase incluem os resultados desta rodada entre as seleções classificadas. Ou seja, vitórias e derrotas contra as equipes que não avançaram não irão contar, apenas o confronto entre aqueles que passaram;
  2. Consolation Round:Os resultados da fase de classificação serão mantidos; O 1º e 2º colocado da segunda fase da competição vão disputar o título, o 3º e 4º colocado disputarão a medalha de bronze.

A Copa do Mundo com participação de 12 seleções será em duas fases. Na rodada de classificação, “Round Robin”, serão duas chaves de seis equipes, que jogarão entre si. As três melhores colocadas avançam para a próxima fase da competição “Super Round”. As seleções que não classificarem vão continuar jogando para disputarem entre a 7ª e a 12ª colocação.

  1. Super Round:As três melhores seleções desta etapa vão disputar o título. Resultados da primeira fase da competição não irão influenciar na fase final, apenas no cruzamento de confrontos do Super Round;
  2. Consolation Round:segue o mesmo modelo acima.

Revisão das idades para competições internacionais

O comitê executivo revisou e implementou uma faixa etária que se alinha melhor ao formato geral das Copas do Mundo da WBSC, e que ajudará a reforçar e valorizar a marca em todas as competições. A categoria etária será a seguinte:

  • Under-23/Sub-23
  • Under-19/Sub-19 mudará para Under-18/Sub-18
    • Mulheres 2020
    • Homens 2021
  • Under-15/Sub-15 começará:
    • Mulheres 2021
    • Homens 2020
  • Under-12/Sub-12 misto começará:
    • 2020

Importante:

O lançamento da 1ª edição da Copa do Mundo Sub-23, masculino e feminino, ainda não foi estipulado. O Comitê Executivo ainda está analisando e buscando parceiros e sedes para a realização desta competição.

Mais em Softbol