Siga o OTD

Softbol

Brasil ganha apertado do México e é campeão sul-americano sub-18 de softbol

O Brasil derrotou o México por 4 a 3 na final do Campeonato Sul-Americano Sub-18 de softbol e conquistou o título do torneio, disputado em Cartagena, na Colômbia, de forma invicta, vencendo todos os sete jogos que disputou.

Na decisão, o Brasil saiu na frente e vencia a primeira entrada por 1 a 0 quando uma tempestade interrompeu a partida por cerca de três horas. Na volta, a equipe conseguiu anotar três corridas na segunda entrada, enquanto as mexicanas reagiram com duas também na segunda e mais uma na quinta. Mas a reação parou por aí e as brasileiras levantaram o troféu ao vencer por 4 a 3.

Além da conquista, o Brasil recebeu três prêmios individuais. Tammy Shiroma foi eleita a melhor jogadora, Valeria Sayuri ganhou como melhor arremessadora e Amanda Ferreira ficou com o troféu de melhor rebatedora. 

Para chegar até o título, a equipe arrasou o México por 11 a 1 na primeira rodada. Depois, venceu apertado o clássico contra a Argentina por 5 a 4. No terceiro jogo, bateu o Peru por 4 a 1. Na quarta partida, aplicou 11 a 1 na Colômbia. E na última rodada da fase inicial, bateu Aruba por 7 a 0. Na semifinal, derrotou a Argentina por 2 a 1 para garantir um lugar na final contra as mexicanas.

O softbol é um esporte muito parecido com o beisebol, tendo praticamente as mesmas regras. As principais diferenças são as dimensões da bola, que é maior e mais leve do que a do beisebol, o campo, que é um pouco menor também, e a duração da partida, que acontece em sete entradas ao invés de nove. A maneira como se lança a bola também é diferente. Na Olimpíada de 2020, o softbol será disputado apenas entre mulheres, como aconteceu entre 1992 e 2008, quando o esporte fez parte do programa dos Jogos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Softbol