Siga o OTD

Skate

São Paulo recebe estrelas para Stu Qualifying Series

Divulgação

Etapa de Street do Stu Qualyfing Series, em São Paulo será disputada de 10 a 12/08 e Park entre os dias 17 e 19/08

O circuito brasileiro vai desembarcar em São Paulo com o melhor do skate nacional em duas etapas. A disputa na modalidade Street acontecerá de 10 a 12 de agosto, na Pista de Skate do Parque Municipal Chácara do Jockey, e a modalidade Park, de 17 a 19 agosto, no Vans Skatepark, localizado no Parque Estadual Cândido Portinari.

As duas competições fazem parte do calendário nacional de skate, que contará com um total de quatro etapas para cada modalidade (Street e Park) ao longo de 2018. Todas as disputas contam pontos para o ranking brasileiro. Após as quatro etapas de cada modalidade, os oito melhores skatistas no feminino e masculino estarão automaticamente classificados para o Oi STU Open, em novembro, no Rio de Janeiro, que contará com pontuação dobrada. Após as cinco etapas, os três atletas mais bem ranqueados, mais um selecionado por critérios técnicos, nas categorias feminino e masculino de Street e Park, formarão a seleção brasileira de skate em 2019.

São Paulo é o principal estado brasileiro para o universo do skate, bem como para todo o universo de cultura urbana. É o estado com maior número de praticantes, interessados e entusiastas, além de sediar uma gama importante de pistas em seu território, sendo fundamental para o desenvolvimento do esporte em território nacional e para a construção do movimento olímpico do skate.

No primeiro final de semana, grandes nomes da modalidade Street prometem participar da etapa que espera contar com 24 atletas no feminino e 96 no masculino. Os treinos oficiais começam na sexta-feira, dia 10 de agosto, para os dois naipes, já no sábado serão disputadas as eliminatórias e no domingo a semifinal e final masculina e a final feminina.

O formato de disputa será diferente para homens e mulheres. Nas eliminatórias masculinas serão dez tentativas para cada participante, classificando os dezesseis primeiros para as semifinais. Já durante as eliminatórias femininas e semifinais masculinas, o formato de disputa é igual; duas voltas de 45 segundos por skatista, valendo a melhor volta, classificando oito atletas de cada naipe para a grande final. Os finalistas terão também 02 voltas de 45 segundos mais cinco tentativas por competidor, valendo as quatro melhores notas.

A competição de Street será disputada no maior skatepark da modalidade na cidade de São Paulo. Com uma área de 965 m² com corrimãos, paredes inclinadas e escadarias, a pista de skate do Parque Municipal Chácara do Jockey é a terceira maior do Brasil, tendo aval para receber competições oficiais nacionais e internacionais.

Além das disputas esportivas, o evento também irá reunir o melhor do entretenimento e cultura urbana, com diversas opções de foodtrucks, cervejarias artesanais e uma programação de shows com bandas e artistas locais, para curtir junto com os amigos e familiares.

O STU Qualifying Series, que pontua para grande final o Oi STU Open,  marca a junção do Circuito Brasileiro de Skate com a plataforma Skate Total Urbe (STU), numa parceria da Rio de Negócios com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Assim como na etapa do Rio de Janeiro, o STU Qualifying Series tem a Oi como naming rights das duas etapas paulistas do circuito. O Oi STU QS – SP conta com o apoio da Vans, parceria da Layback Beer, Drop Dead, Thrasher Magazine, Off e co-produção da Vista S/A. Os eventos também possuem o apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e realização da Federação Paulista de Skate (FPS) junto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de SP, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Cronograma:

Sexta-feira:

09h às 18h – Treinos livres masculino (08 baterias de 12 skatistas conforme ordem de credenciamento)
18h às 20h – Treinos oficiais feminino (02 baterias de 12 skatistas conforme ordem de credenciamento)

 

Sábado:

09h às 17h30 – Eliminatórias masculino (11 baterias de 08 competidores) 15 min. aquec + 10 tentativas
17h30 às 18h – Treinos pré-classificados (1 bateria de 08 competidores)
18h às 20h – Eliminatórias feminino (03 baterias de 08 competidoras) 10 min. aquec + 10 tentativas

 

Domingo:

09h às 09h35 – Treinos Final Feminino (1 bateria de 08 competidoras)
09h35 às 12h – Treinos semifinal masculino (03 baterias de 08 competidores)
11h30 às 13h30 – Semifinal masculino (03 baterias de 08 competidores) 10 min. aquec + 02 voltas 01 min.
13h30 às 14h30 – Final Feminino (1 bateria de 08 competidoras) 10 min. aquec + 02 voltas 01 min.
14h30 às 15h30 – Final Masculino (1 bateria de 08 competidores) 10 min. aquec + 02 voltas 01 min.
15h30 às 16h – Cerimônia de premiação

Mais em Skate