Siga o OTD

Skate

Estrelas chegam a Floripa para 1ª etapa do Qualifying Series

Divulgação

Etapa de Florianópolis que reúne principais atletas da categoria faz parte do Circuito Brasileiro de Skate e será disputada de 18 a 20 de maio

O clima vai esquentar no SkatePark da Costeira, em Florianópolis, a partir do dia 18 (sexta-feira). Os principais nomes do país, na modalidade Park, entrarão em ação para a disputa da primeira etapa, de um total de quatro do STU QS, que contará pontos para o ranking brasileiro, que definirá a seleção brasileira de skate para 2019. O esporte fará parte dos Jogos Olímpicos de Tokyo, em 2020.

A etapa promete ser bastante acirrada, com nomes já consagrados e experientes, duelando com jovens da nova geração. No feminino, Karen Jonz, Yndiara Asp, Dora Varella, Camila Borges e Isadora Pacheco, são apenas alguns dos nomes confirmados. No masculino, Murilo Peres, Sandro Dias, Pedro Barros, Nilo Peçanha, Felipe Foguinho, Vi Kakinho, Caique Silva, Luizinho Francisco e Micael Passos, também são alguns skatistas que estarão em ação em Florianópolis.

Com 17 anos, Luizinho Francisco é um dos nomes da nova geração, ele que já faz parte da seleção brasileira, espera andar muito em Floripa, para se manter entre os selecionados.

“Eu pretendo brigar pela vitória. Estar no topo e entre os melhores, sempre será meu objetivo. Desde janeiro, eu estou treinando bastante, fazendo fisioterapia, funcional e andando muito. Então espero pontuar bem no ranking para me manter na seleção. É um privilégio estar nessa primeira convocação, é a primeira da história, então vou fazer de tudo para me manter lá. O Brasil tem muitos skatistas bons, então fico muito feliz”, disse Luizinho, que aposta que a nova geração está vindo para ficar na cena do skate nacional.

“A nova geração está vindo para brigar. É uma garotada boa, que não tem medo, que está vindo forte e isso é muito legal”, resumiu Luizinho, atual campeão brasileiro de Bowl e Park além de ser vice-campeão pan-americano.

A etapa de Park em Floripa é a primeira de um total de quatro que serão disputadas ao longo de 2018 e que pontuará para o ranking brasileiro. Após as quatro etapas, os oito melhores skatistas no feminino e masculino estarão automaticamente classificados para a disputa do Oi STU Open, em novembro, no Rio de Janeiro, que contará com pontuação dobrada. Após as cinco etapas, os três atletas melhor ranqueados, mais um selecionado pela CBSk, formarão a seleção brasileira de skate em 2019.

No masculino, a etapa de Florianópolis contará com 32 skatistas e no feminino, serão 16 competidoras. Tanto no feminino, quanto no masculino, será usado o mesmo formato de disputa com três voltas de até 45 segundos por atleta, valendo a melhor volta.

Cronograma de competição:

Sexta:

10h às 18h – Credenciamento

10h às 12h – Treinos livres Masculino e Feminino (sem baterias)

12h às 16h – Treinos oficiais Masculino (4 baterias de 8 competidores conforme ordem de credenciamento)

16h às 18h – Treinos oficiais Feminino (2 baterias de 8 competidoras conforme ordem de credenciamento)

Sábado:

09h às 18h – Credenciamento

09h às 11h – Treinos oficiais Feminino (2 baterias de 8 competidoras)

11h às 14h – Treinos oficiais Masculino (3 baterias de 8 competidores)

14h às 15h30 – Eliminatórias Feminino (2 baterias de 8 competidoras)

15h30 às 17h30 – Eliminatórias Masculino (3 baterias de 8 competidores)

17h30 às 18h00 – Treinos pré-classificados masculino (1 bateria com 08 competidores)

Domingo:

09h às 12h – Credenciamento

09h às 10h – Treinos Final Feminino (1 bateria de 8 competidoras)

10h às 12h – Treinos Semifinal Masculino (2 baterias de 8 competidores)

12h às 13h30 – Semifinal Masculino (2 baterias de 8 competidores)

13h30 às 14h30 – Final Feminino (1 bateria de 8 competidoras)

14h30 às 15h30 – Final Masculino (1 bateria de 8 competidores)

15h30 às 16h00 – Cerimônia de premiação

Alterações no calendário:

Após a definição do calendário internacional, as datas iniciais do STU Qualifying Series sofreram algumas alterações. Segue abaixo o calendário atualizado:

STREET: 16 a 18 de março – Rio de Janeiro/RJ (já realizada)

PARK: 18 a 20 de maio – Florianópolis/SC

STREET: 27 a 29 de julho – São Luís/MA

STREET: 10 a 12 de agosto – São Paulo/SP

PARK: 17 a 19 de agosto – São Paulo/SP

PARK: 21 A 23 de setembro – Brasília/DF

A CONFIRMAR: última etapa de Park e Street (local e data a confirmar)

OI STU OPEN: 14 a 18 de novembro – Rio de Janeiro

Mais em Skate