Siga o OTD

Skate

CBSk barra na Justiça eleição da Comissão de Atletas do COB

Maior entidade do skate brasileiro vê de maneira injusta a não participação de atletas da modalidade no pleito; COB se mostrou surpreso com a ação

Tiago Camilo reassume presidência da Comissão de Atletas do COB
Presidente da Comissão de Atletas, Tiago Camillo foi alvo da petição da CBSk à Justiça (divulgação/COB)

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) entrou na Justiça contra o COB (Comitê Olímpico do Brasil) tentando adiar a eleição que escolherá os membros da Comissão de Atletas do COB (CACOB) para 2021.

A eleição para a Comissão de Atletas do COB para o ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, será realizada do dia 24, às 12h, ao dia 28, às 17h. Serão 64 candidatos, 33 mulheres e 31 homens, entre eles 13 medalhistas olímpicos, de 25 modalidades diferentes. Podem votar todos os atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das últimas edições dos Jogos Olímpicos (Londres-2012, Sochi-2014, Rio-2016 e PyeongChang-2018).

O pedido na Justiça foi apresentado pela CBSk contra o COB e contra o presidente da CACOB, o ex-judoca Tiago Camilo. A ação pede “imediata suspensão” da votação. Confira a cópia da decisão abaixo.

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) entrou na Justiça contra o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tentando adiar a eleição que escolherá os membros da Comissão de Atletas do COB (CACOB)

Entenda o caso

No final de julho, a CBSk enviou uma carta aberta para a Comissão de Atletas do COB. Nela, a entidade colocou sua opinião e considerou que a eleição da comissão, marcada para acontecer em agosto, deveria ser adiada.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

De acordo com o documento, a CBSk informou que vê como contraditória à própria luta da comissão de atletas do COB a realização da eleição em 2020. Por conta do adiamento da Olimpíada de Tóquio, o ciclo olímpico só será encerrado no próximo ano. Com isso, alguns pontos defendidos pela comissão não serão respeitados.

Um deles é a participação. De acordo com o regulamento, só podem participar e votar nesta comissão do COB atletas que já tenham disputado uma edição de Jogos Olímpicos.

Sem representatividade

Com isso, representantes de quatro modalidades (caratê, escalada, skate e surfe) não podem ser incluídos. Sem levar em consideração os esportistas que são de modalidades que já faziam parte do programa olímpico e fariam sua estreia no Japão.

Após tomar conhecimento da carta aberta da CBSk, o COB emitiu uma nota oficial a respeito do caso:

O processo eleitoral da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil para o próximo ciclo olímpico foi deliberado e definido pela própria Comissão.

O COB respeita e defende a autonomia da Comissão de Atletas para tomar suas próprias decisões, assim como pela definição da manutenção da eleição em 2020.

O COB reforça o seu compromisso em dar voz aos atletas e abrir espaço para o diálogo com todos os envolvidos no Movimento Olímpico.

A nota da CBSk após ir à Justiça

Após a decisão da Justiça, a CBSk emitiu uma nota oficial justificando a ação. Confira-a na íntegra abaixo:

Em dezembro de 2017, o COB reconheceu a legitimidade da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) para representar o skate em âmbito olímpico. Nos orgulhamos muito dessa conquista e agradecemos todo suporte que sempre recebemos do Comitê Olímpico do Brasil.

Ao mesmo tempo que essa tarefa nos honra, sabemos o tamanho da sua responsabilidade. Por isso, sempre com todo respeito, continuaremos lutando pelo skate e para o skate.

Em defesa dos skatistas brasileiros e dos atletas que têm estreia nos Jogos Olímpicos programada para Tóquio, tentamos diálogo com a Comissão de Atletas do COB.

Porém, sem sucesso, decidimos ingressar com uma medida judicial nesta quarta-feira (19) pedindo a interrupção do processo eleitoral da Comissão de Atletas do COB. Na tarde dessa quinta-feira (20), o juiz Daniel Schiavoni Miller, da 7a vara do Foro Regional da Barra da Tijuca, deferiu o nosso pedido. Assim, no atual momento, a eleição está suspensa.

A CBSk está sendo representada pela Dra. Gisele Pazzini e pelo Dr. Luciano Moita, além do Dr. Alexandre A. Costa (Diretor Jurídico da CBSk). Nosso pleito continua sendo o mesmo divulgado em carta aberta e publicada em 29 de julho. Entendemos que o Brasil deve seguir o caminho adotado pelos Comitês Olímpico e Paralímpico internacionais, que estenderam o mandato de suas Comissões de Atleta e realizarão as eleições após os Jogos de Tóquio no ano que vem.

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) ratifica sua posição democrática e reitera que segue aberta e disponível para o diálogo com a CACOB e demais órgãos e entidades que tenham sempre a premissa de incentivar, estruturar e fortalecer não só o skate, como todo o esporte nacional.

Resposta do COB

O COB se mostrou surpreso com a decisão da CBSk e afirmou que uma ação na Justiça não parece o melhor caminho para o diálogo. Confira o posicionamento da entidade na nota abaixo:

Foi com surpresa e estranhamento que o COB recebeu a notícia de que a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) ingressou com ação perante o Judiciário com a intenção de suspender a realização das eleições para os novos integrantes da Comissão de Atletas do COB (CACOB).

O Comitê reafirma que a CACOB é um órgão com plena autonomia e tem liberdade para exercer suas atribuições através da participação direta dos atletas olímpicos que a integram. Confrontar e tentar impugnar na Justiça a decisão colegiada e soberana dos nossos ídolos olímpicos não nos parece o melhor caminho para a discussão das regras de escolha dos seus representantes.

Além disso a CBSK, através de seu presidente, aprovou o novo estatuto do COB, onde se compromete a submeter as disputas a um órgão arbitral, o que exclui a possibilidade de discussão do tema perante a Justiça.

O COB também refuta com veemência a afirmação contida na ação de que os processos eleitorais do comitê têm “desvios de finalidade”. Esta gestão, em particular, tem trabalhado desde o início para democratizar ainda mais o COB, aumentando a participação de atletas no colégio eleitoral de 1 para 12 e, a partir do próximo ano, de 12 para 19, eliminando as exigências para que qualquer pessoa possa se apresentar como candidato a um cargo no Movimento Olímpico. Não à toa, provavelmente neste ano teremos pela primeira vez desde 1989 uma eleição com mais de um candidato para a presidência da entidade. O COB espera que a manifestação da CBSk não represente o pensamento dos atletas da modalidade, que sempre foram apoiados e acolhidos com distinção, respeito e cordialidade.

Comissão de Atletas do COB terá eleições em agosto
Criada em 2009, CACOB atualmente com 19 atletas escolhidos em 2017 (Divulgação/COB)

Mais em Skate