Siga o OTD

Skate

Yndiara Asp fala sobre ídolos, pista própria e cãozinho Hawk

Em live com o OTD, Yndiara Asp se mostrou ansiosa para participar da Olimpíada de Tóquio e explicou porque seu cachorro tem o nome de seu grande ídolo no skate

Yndiara Asp lista dos brasileiros classificados para os jogos olímpicos de tóquio
Skatista Yndiara Asp (Instagram/yndiaraasp)

“Recarregar as energias pra chegar com tanque cheio”. É assim que a manezinha da Ilha Yndiara Asp definiu o momento atual em que vive. Ansiosa para poder voltar a andar de skate assim que a pandemia der trégua, a catarinense não esconde o sonho de conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021 por conta do coronavírus.

“Atualmente, tenho sonhado muito em me classificar para as Olimpíadas e participar desse grande evento. Deve ser uma experiência incrível. Diversas culturas, cheio de ídolos… deve ser demais,” revelou a skatista em uma live para o Olimpíada Todo Dia, nessa sexta-feira (25).

Atualmente, Yndiara é a 12ª colocada do ranking mundial, mas deve representar o Brasil na estreia do skate no Japão. Mesmo assim, não vê a hora de voltar a treinar para carimbar de uma vez seu passaporte para os Jogos de Tóquio e “trocar figurinhas” com atletas de outras modalidades.

“A gente como atleta, tem muita coisa em comum [com os atletas de outras modalidades]; saber as motivações, pensamentos, dificuldades e conhecer mais do outro. Cada um vai aprendendo com o outro. É bem ‘daora’,” explicou

Inspirações

Para chegar lá, Yndiara Asp se inspira em grandes ícones da nova geração do skate. Ídolos que ela tem a sorte de chamar de amigos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Sou muito agradecida por andar de skate com meus ídolos. Pedro Barros… Dora Varela, Isadora Pacheco… são todas meus ídolos. Ter elas andando comigo lado a lado é muito bom. Espero muito estar nas Olimpíadas com minhas amigas,” disse Yndiara Asp.

Velha guarda das rodinhas

É claro que não só os amigos mais próximos e mais jovens que inspiraram a catarinense no skate. Yndiara não esconde o carinho que tem por Bob Burnquist, um dos precursores da modalidade no Brasil, e pelo americano Tony Hawk, considerado por muitos como o melhor skatista de todos os tempos.

” O Bob é um ícone do skate. E o Tony Hawk… eu nunca imaginei que um dia eu o conheceria, falaria e andaria de skate com ele. É um sonho realizado,” contou Yndiara Asp.

Cachorro e videogame

O fascínio pelo americano é tão grande que Yndiara resolveu batizar o fiel companheiro que ganhou de presente com seu nome.

“O meu cachorro se chama Hawk em homenagem ao Tony. Quando a minha vizinha veio trazê-lo [para dar de presente], eu e meu irmão estávamos jogando ‘Tony Hawk Pro Skater‘ no videogame. E aí ele chegou e subiu em cima do skate. Aí falamos: ‘Nossa, é Hawk’,” contou.

Ansiosa pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yndiara Asp falou ao OTD sobre seus sonhos, inspirações e do seu cão, chamado de Tony Hawk
Hawk participando da live do OTD (reprodução)

Pista própria

Para ajudar ainda mais na tão sonhada estreia olímpica, Yndiara conta com uma carta na manga que nem todos os skatistas pode ter. Com a ajuda da família, a catarinense construiu um bowl próprio.

Ansiosa pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yndiara Asp falou ao OTD sobre seus sonhos, inspirações no skate e do seu cachorro chamado Hawk
Yndiara e o bowl contruído em sua casa (Instagram/Yndiaraasp)

+ Renato Rezende realiza sonho e constrói pista em casa

“Construímos um mês antes de eu fazer 15 anos. Minha avó ajudou com a grana, meu pai com a mão de obra e minha mãe sempre junto. Sempre tive muito apoio. Isso foi essencial. O sonho agora é reformar, para poder aproveitar mais,” contou.

Mais em Skate