Siga o OTD

Skate

Pedro Barros e Murilo Peres manobram por obras de Niemeyer

Astros brasileiros são protagonistas de documentário sobre a modalidade e o arquiteto que, entre outras coisas, projetou Brasília

https://www.instagram.com/p/CBDiSIfARS9/
Dupla teve a chance de andar de skate em obras de quatro estados brasileiros (Marcelo Maragni)

Estreia nesta quinta-feira (10) “Sonhos Concretos: O Skate Encontra Niemeyer”, que coloca em tela o sonho de diversos skatistas brasileiros. Estrelado por dos destaques da modalidade no país como Pedro Barros e Murilo Peres, a obra mostra os atletas realizando manobras em algumas construções feitas por Oscar Niemeyer.

A ideia do projeto surgiu justamente por conta da imaginação de um skatista. Com família residente em Brasília, Pedro Barros cresceu vendo muitas obras de Niemeyer e imaginando como seria andar de skate sobre elas. Assim como muitos outros skatistas brasileiros que um dia tiveram contato com essa arquitetura.

+ Douglas Brose e Vinícius Figueira treinam juntos pensando em Tóquio

“Uma das coisas mais memoráveis, para mim, é essa coisa lúdica, de que parece que estou vivendo um sonho. Esses lugares só eram imagináveis para o skate nos sonhos mais profundos”, afirma Pedro Barros.

“Não é algo que acontece no dia a dia, é muito inovador. Viver isso tudo é mágico. Olhar para as pessoas que trabalham nesses locais sorrindo enquanto andávamos de skate é muito especial, porque, de certa forma, acredito que foi para isso que Niemeyer projetou essas obras – para a interação das pessoas. Poder reinterpretar as obras de Niemeyer com o skate é memorável”, acrescenta o seis vezes campeão em X Games.

https://www.instagram.com/p/CBDiSIfARS9/

“Posso dizer que realizei um sonho ao andar nas obras de Oscar Niemeyer. Nunca imaginei que isso seria possível, e é incrível o quanto ele contribuiu para o skate mesmo sem saber disso. Cada momento foi inesquecível”, revela Murilo Peres.

Entre linhas e curvas

Amigos desde os nove anos de idade, por conta da prancha com rodinhas, Pedro Barros e Murilo Peres protagonizaram cenas dignas de um “rolê dos sonhos”, com manobras a dezenas de metros de altura e até um tail drop do telhado para uma pedra irregular, na Casa das Canoas, local em que o arquiteto residiu por dez anos.

“Se eu fosse um arquiteto e pudesse desenhar obras, faria apenas tudo que fosse ‘skatável’, para conseguir andar em tudo. De certa forma, Niemeyer fez isso há muitos anos. São tantas linhas, tantas curvas… parece que ele andava de skate e não sabia”, diz Pedro Barros.

Curiosamente, algumas das obras foram construídas de concreto armado, uma das principais marcas da arquitetura de Niemeyer, e mesma técnica utilizada, atualmente, para construção de pistas de skate.

Pedro Barros e Murilo Peres andam de skate em obra de Oscar Niemeyer. Sonhos Concretos: O Skate Encontra Niemeyer
Dupla pôde realizar (Marcelo Maragni)

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Irreverência, liberdade

Gravado entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, o documentário passa pelas principais obras do arquiteto em quatro estados brasileiros. A obra começou a ganhar forma quando a Fundação Oscar Niemeyer autorizou os skatistas a darem um rolê por museus e edifícios do arquiteto – algo até então inédito.

“A proposta de interação entre os skatistas brasileiros e a obra de Oscar Niemeyer desde o início nos pareceu uma ideia incrível. Antes de tudo, existe uma forte identidade entre o universo deste esporte e a arquitetura de Oscar Niemeyer e seus valores. A irreverência, a liberdade, a busca por desafios, a criatividade em cada movimento, tudo isso está na essência do skate, assim como na obra de Niemeyer”, afirma Carlos Ricardo Niemeyer, Superintendente Executivo da Fundação.

Vale lembrar que todas as obras passaram por um processo de reparo após a filmagem do longa. Com direção feita por Hugo Haddad, “Sonhos Concretos: O Skate Encontra Niemeyer” está disponível de maneira gratuita pela internet através deste link.

Mais em Skate