Siga o OTD

Skate

“Não sabemos se já aconteceu”, diz CBSK sobre Mundiais em SP

Em menos de um semana, a cidade de São Paulo recebe dois mundiais da modalidade e movimentam o esporte

Pâmela Rosa - skate street feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Divulgação

Começou nesta quinta-feira (19), o World Skate Street League Skateboarding World Championship, que está sendo disputado em São Paulo. No primeiro dia de disputas, os atletas disputam o Wild Card, que conta com a presença de 19 brasileiros, buscando uma das vagas nas quartas de final do torneio, que acontecem nesta sexta-feira (20).

Um pouco antes da disputas desta quinta-feira, o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Eduardo Musa, conversou com a reportagem do Olimpíada Todo Dia e comentou o fato da cidade de São Paulo receber o segundo evento de grande porte da modalidade em menos de uma semana.

“Eu não tenho conhecimento disso ter acontecido com alguma cidade anteriormente. Em menos de uma semana a cidade de São Paulo teve o Mundial de Skate Park e o World Skate Street League. É importante para mostrar o quanto o Brasil gosta de Skate e os atletas, até mesmo os que moram fora, adoram poder voltar e competir no país”, comentou Musa.

O World Skate Street League Skateboarding World Championship era para acontecer no México mas, por questões que não foram divulgadas pelas World Skate, a organização que cuida da modalidade ao redor do mundo questionou se o Brasil aceitava ser sede da competição.

Atualmente o Brasil está muito bem no Skate Street. No feminino, Pamela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni ocupam as três primeiras colocações, respectivamente, e no masculino Kelvin Hoefler é o quarto. Visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Eduardo Musa espera que o país vá com o máximo de representantes.

“Esperamos ir para Tóquio com os 12 representantes, que é o número máximo que um país pode levar, e esperamos brigar pelo máximo de medalha de der. Sabemos que o Brasil é respeitado pelo que faz no Skate em todo o mundo e vamos dar o máximo lá”, comentou o presidente.

Liderando o ranking e vivendo grande momento em 2019, Pamela Rosa vê a disputa da competição em São Paulo como importante para os brasileiros. “É a maior competição da temporada, que vale mais pontos e já vale pontos para Tóquio. Poder disputar em casa isso tudo é muito bom para nós, um diferencial”, disse a atleta.

Classificados para as quartas de final

Nesta sexta-feira (20), acontecem as quartas de final do Mundial de Skate. Estão classificados para a disputa de uma das 16 vagas para a final Keet Oldenbeuving, Roos Zwetloost, Wenhui Zeng, Samarria Brevard, Marina Gabriela, Meagan Guy, Kaya Isa, Andrea Benitez, Charlotte Hym, Silveria Ariadne, Julia Brueckler, Karen Feitosa, Mar Barreira, Kotone Nishimura, Isabelle Menezes, Haylie Lyn Powell, Una Farrar, Annie Guglia, Tonje Pedersen, Asia Lanzi e Vianez Morales.

Já no masculino estarão presentes Jhancarlos Gonzalez, Jamie Foy, Zion Wright, Yukito Aoki, Sean Malto, Angelo Caro, Micky Papa, Brayan Coria, Daisuke Ikeda, Joseph Garbaccio, Axel Cruysberghs, Kostya Kabanov, Douwe Macaré, Patrick Praman, Zach Saraceno, TJ Rogers, Alex Decunha, Shay Sandiford, Torey Pudwill, Lucas Rabelo e Richard Tury,

Brasil nos Jogos de Tóquio 2020

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 22 de setembro de 2019 – data de encerramento do WS SLS World Championship – e o segundo ciclo acontece de 23 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

Mais em Skate